3. Hidraulica

3 Circuitos Hidráulicos Colhedoras de Cana A7000 / A7700 CAPÍTULO 3 Circuitos Hidráulicos Índice Sistemas Hidrául

Views 103 Downloads 2 File size 4MB

Report DMCA / Copyright

DOWNLOAD FILE

Recommend stories

Citation preview

3

Circuitos Hidráulicos

Colhedoras de Cana A7000 / A7700

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Índice Sistemas Hidráulicos Gerais .................................................................................................3 Controle de Pressão do Sistema Hidráulico ........................................................................4 Óleo Hidráulico .......................................................................................................................4 Divisor de Fluxo (Cortador de pontas padrão).....................................................................5 Divisor de Fluxo (Triturador de Pontas) ...............................................................................6 Divisor de Fluxo (Disco de Corte Lateral) ............................................................................9 Circuito do Cortador de Base ..............................................................................................14 Circuito picador, rolos alimentadores, rolo tombador e 1º/2º rolos flutuantes ..............20 Circuito do Extrator Primário...............................................................................................25 Circuito do Resfriador de Óleo (Motores M11)...................................................................28 Circuito do Elevador.............................................................................................................30 Circuito do Extrator Secundário..........................................................................................35 Circuito da Direção (A7000) .................................................................................................36 Circuito Auxiliar ....................................................................................................................37 Cilindro de Ajuste da Esteira (A7700) .................................................................................42 Contrabalanço (A7700).........................................................................................................44 Freio .......................................................................................................................................45 Acumuladores .......................................................................................................................46 Transmissão ..........................................................................................................................49 Anotações..............................................................................................................................54

2

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Sistemas Hidráulicos Gerais Se forem adequadamente projetados e mantidos, os sistemas hidráulicos funcionarão por muitos anos sem problemas. Existe entretanto, certas precauções que precisam ser tomadas, que incluem:

Fornecimento de óleo Nenhum sistema hidráulico funcionará sem óleo. É importante assegurar que haja fornecimento de óleo bom e limpo à bomba. Mantenha o reservatório de óleo cheio até o nível correto e assegure-se de que não exista alguma restrição entre o reservatório e a bomba. Filtros bloqueados na admissão podem restringir o fornecimento de óleo provocando cavitação na bomba. Isto provoca danos permanentes na bomba.

Entrada de ar Confirme se todas as mangueiras na sucção estão apertadas para evitar possibilidade de entrada de ar no sistema, pois isto provocará espuma no reservatório e poderá causar sérios danos nos componentes hidráulicos. O ar pode entrar também através de vedações com vazamento.

Válvulas de Alívio As válvulas de alívio são dispositivos limitadores de pressão projetados para proteger os componentes de danos causados por pressão muito elevada. Confirme que estejam corretamente reguladas. Regulagens muito baixas permitirão que o óleo seja desviado provocando super aquecimento e perda de torque, ao passo que um ajuste muito elevado poderá provocar sérios danos devido a sobreaquecimento. ATENÇÃO: nunca tente regular uma válvula de alívio a menos que um medidor de pressão esteja conectado no sistema.

Contaminação A contaminação é a grande causa isolada de desgastes e problemas associados em sistemas hidráulicos. É imperativo que todos os óleos e recipientes sejam mantidos limpos e que todas as mangueiras ou linhas que forem desconectadas sejam tampadas para evitar que qualquer contaminação entre no sistema.

Filtragem Os filtros são uma parte importante no sistema hidráulico e, pela remoção de partículas que causam desgaste, podem aumentar consideravelmente a vida dos componentes hidráulicos. A tabela de manutenção, indicando a substituição dos filtros deve ser seguida rigorosamente.

3

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Óleo Hidráulico A especificação a seguir é de um óleo hidráulico a base de petróleo, contendo aditivos para melhorar as caracteristicas anti-corrosivas, anti-oxidante, anti-desgaste, anti-espuma e o índice de viscosidade.

Ponto de Anilina °C (IP 2) Mínimo de 100.

Se o óleo atender as especificações a seguir, ele será adequado para uso no sistema hidráulico das Colhedoras Case IH Austoft.

Emulsibilidade (ISO Grau 100- ASTM D1401) 40/37/3 (30) a 82°C.

Óleo inicial de fábrica - Akcela AW Hydraulic 100

Propriedades físicas Aparência Limpo e brilhante. Densidade a 15°C (IP160) 0,880 - 0,890 (típico 0,882).

Emulsibilidade (ISO Grau 68 - ASTM D1401) 40/37/3 (30) a 54°C.

Filtrabilidade (TP-02100) Aprovado. Proteção contra corrosão (ASTM D665) Aprovado - Água destilada. Estabilidade a oxidação Aprovado - Água salgada sintética. 2500 Horas no mínimo a 2,0 Mg KOH/gm. ASTM D943.

Viscosidade a 40°C cSt (IP71) 66 - 100.

Ponto de fluidez °C (IP 15) Máximo de - 35.

Viscosidade a 100°C cSt (IP71) Mínimo de 11.

Ponto de fulgor °C (IP 35) 218 copo fechado (IP34)°C.

Viscosidade a Temp. máxima de trabalho Mínimo de 13.

226 Abertura mínima (IP35)°C.

Índice de viscosidade (IP 226) Mínimo de 150. % de massa de Zinco Alkídico 0,04.

Ponto de ignição °C (IP 35) Mínimo de 246. Liberação de ar (IP 313) Máximo de 660 segundos. Viscosidade após 1000 horas - K a 100°C Mínimo de 10,5 cSt.

Controle de Pressão do Sistema Hidráulico Todas os ajustes de pressão, com excessão das bombas de transmissão Eaton e dos motores, devem ser regulados entre +/- 100 psi com a rotação do motor a 1200 RPM. Todos os testes devem ser realizados com a temperatura do óleo a 40°C. NOTA: não acelere o motor na rotação máxima com o óleo frio. Deixe o motor funcionar com uma rotação média até que o óleo comece a esquentar. Todas as regulagens estão indicadas na Seção de Especificações.

4

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Divisor de Fluxo (Cortador de pontas padrão) O divisor de fluxo FD 30 Commercial de 3 seções (1” x 1” x 1 3/4”) recebe 45 gpm da bomba hidráulica. O divisor de fluxo distribui 12 GPM para o disco de corte lateral (opcional) e, em seguida, para o cortador de pontas, 12 GPM para a direção (somente 7000) e funções dos cilindros e 21 GPM retornam para o tanque.

3-1 Direção (A7000) e funções dos cilindros - 12GPM Frente Disco de corte lateral Cortador de pontas - 12GPM Tanque - 21GPM

5

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Divisor de Fluxo (Triturador de Pontas) O divisor de fluxo de 3 seções (1” x 1” x 1 3/4”) recebe 45 gpm da bomba hidráulica. O divisor de fluxo distribui 12 GPM ao disco de corte lateral (opcional), que se combinam com mais 21 GPM da seção de 1 3/4” do divisor, num total de 33 GPM que fluem em seguida para o triturador. A terceira seção do divisor distribui 12 GPM para a direção (somente A7000) e para as funções dos cilindros.

3-1

Direção (A7000) e funções dos cilindros - 12GPM Frente Disco de corte lateral Triturador de pontas - 12GPM Triturador de Pontas - 21GPM

6

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

3-2

7

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

3-3

8

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Divisor de Fluxo (Disco de Corte Lateral) O óleo é fornecido ao circuito do disco de corte lateral (opcional) de uma seção de 1” do divisor de fluxo (12 GPM) para a 2ª seção do comando de controle. As duas seções de controle são equipadas com carretéis série que mantém o fluxo na válvula composta do cortador de pontas. O circuito é protegido por uma válvula de alívio para cada circuito. Ajuste da válvula de alívio do corte lateral: 2850 psi.

Comando Disco Corte Lateral Reservatório T2 P2 - Div. Fluxo Triturador de pontas (Mangueira 3/4”) Alívio LD P1 - entrada intermediária do div. fluxo (Mangueira 1/2”)

Ponto de verificação da pressão do cortador de pontas

Alívio LE 3-4 Pressão LD Retorno LD

Pressão LE Retorno LE Saída do manômetro

9

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Verificação do alívio principal do corte lateral lado direito e o alívio do corte lateral lado esquerdo Alívio do corte lateral lado direito: Conecte um manômetro de 5000 psi no ponto de teste do bloco do corte lateral. Eleve a válvula de alívio do corte lateral do lado esquerdo. (Aprox. 1/2 volta) Pare o corte lateral direito e ajuste a válvula de alívio do lado direito para 2850 psi. Libere o corte lateral do lado direito.

3-5

10

Alívio Principal / Lado esquerdo: Pare o corte lateral esquerdo e ajuste o alívio principal / lado esquerdo para 2850 psi. Libere o corte lateral do lado esquerdo e remova o manômetro. Ajuste da Válvula de Alívio: 2850 psi

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do cortador de pontas padrão

Inspeção da válvula de alívio do cortador de pontas

O cortador de pontas padrão recebe 12 GPM de óleo da porta de alimentação localizada atrás da ligação de controle do disco de corte lateral com o manifold do cortador de pontas. Os motores dos discos reunidores estão conectados em série no cortador de pontas.

Tampe a mangueira de avanço e ré do bloco do cortador de pontas ao motor do tambor/discos de corte. Conecte um manômetro de 5.000 psi no ponto de teste do bloco do cortador de pontas. Acione o cortador de pontas e ajuste a válvula de alívio para 2.650 psi. Reconecte a mangueira do motor dos discos de corte do tambor ao bloco da válvula e remova o manômetro.

Circuito do triturador de pontas A válvula composta do triturador recebe um fluxo combinado de 33 GPM do comando do disco corte lateral e da seção de 1 3/4” do divisor de fluxo. O bloco para o triturador do cortador de pontas é equipado com um divisor de fluxo e os motores dos discos de corte são conectados em paralelo.

NOTA: se a pressão correta não for obtida, os alívios principais e os alívios dos pontos de trabalho na seção de controle fornecendo óleo ao bloco do cortador de pontas deverão ser verificados. Ajuste da válvula de alívio: 2650 psi.

3-6

11

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Operação da válvula do cortador de pontas

Circuito do Cortador de Pontas

O Cortador de Pontas padrão recebe 12 GPM de fluxo de óleo da seção de 1” da válvula divisora de fluxo [corte lateral 12 GPM]. O triturador recebe 33 GPM, que é o fluxo combinado de 12 GPM do divisor de linha [corte lateral 12 GPM] e 21 GPM da seção de 1 1/4” do divisor de fluxo. Em neutro, as válvulas [7 e 8] (1) estão abertas centradas o que permite fluxo para o tanque. O giclê (5) está localizado nesta linha e restringe o fluxo criando uma perda de carga. Isto permite que a válvula de descarga (4) se abra e desvie todo o fluxo para o tanque. Para operar, as válvulas solenóides do cortador de pontas (7 e 8) são ativadas. Isso fornece pressão piloto para a válvula (10) que direciona o óleo para os discos de corte (esquerdo e direito) e para os discos reunidores. Nos cortadores de ponta padrão os discos reunidores são conectados em série. Nos trituradores de ponta um divisor de fluxo (1) é montado no bloco e os discos reunidores são conectados em paralelo . A válvula de alívio (4) é montada no bloco e proporciona proteção para o circuito. A válvula de retenção (2) permite o acúmulo de pressão entre os acessos dos discos de corte e dos discos reunidores para a válvula de alívio (4). A válvula de retenção (3) permite que os discos reunidores operem ou girem depois que o circuito é colocado em neutro, para evitar cavitação.

12

3-7

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Bloco de Válvulas do Cortador de Pontas 1

Divisor de Fluxo (triturador de pontas)

2

Cartucho

3

Cartucho

4

Válvula de Alívio

5

Giclê

6

Tampa (cortador de pontas padrão)

7

Cetop (cortador de pontas padrão)

8

Porta do manômetro

9

Válvula principal

10

Bloco composto

1

3

6

8

3-8

10

7 2 5

9

4

13

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Cortador de Base O bloco do cortador de base recebe 85 GPM da bomba hidráulica Vickers e 82 GPM da bomba hidráulica Commercial. A linha de saída do bloco é conectada na entrada do motor do cortador de base. O motor do cortador de base é um motor de 3 seções (1” x 1” x 2 1/2”) No motor do cortador de base, uma seção de 1” fornece óleo para o motor do rolo levantador. A outra seção de 1” fornece óleo para os divisores de linha. A seção de 2 1/2” retorna para o tanque via uma válvula de retenção. Todo o fluxo de retorno do bloco retorna então para o reservatório através do refrigerador de óleo. A válvula de retenção é montada para prevenir escape de óleo através do motor do cortador de base durante a operação a ré e mantém um fluxo positivo para o primeiro rolo fixo inferior. O pistão da válvula de retenção é furado para permitir a lubrificação da seção de 2 1/2” do motor do cortador de base na reversão. O sistema é protegido por uma válvula de alívio integral montada no bloco de comando. Uma válvula de alívio remota conectada entre o motor dos rolos alimentadores e o motor do cortador de base através de válvulas de retenção montadas internamente no motor do cortador de base alivia a sobrecarga de pressão gerada entre cortador de base e os motores que estão a jusante do cortador de base.

Operação do bloco de controle do cortador de base Em neutro: na posição neutra o óleo entra no bloco pelas aberturas P1 e P2 e volta para o tanque pela abertura T. Todos os elementos lógicos/ cartuchos 1.1, 1.2,2.1, 2.2 e 3 abrem e permitem um fluxo livre para o tanque. A válvula de retenção 4.1 é fornecida para abrir a seção piloto do elemento lógico/cartucho 3 para o tanque para garantir que ele está aberto na posição neutra.

14

Direção a frente: quando

o circuito do cortador de base está ativado para avançar com a colhedora, pressão piloto da válvula Cetop 5 irá fechar os elementos lógicos 2.1 e 2.2. O fluxo de óleo irá abrir o elemento lógico 1.1 e irá fluir para fora do bloco via aberturas A1 e A2 para o motor do cortador de base e para o rolo levantador, para o rolo inferior e para os divisores de linha e retorna via as aberturas B1, B2 e B3 do bloco. O elemento lógico 1.2 está aberto e irá permitir que o fluxo de óleo retorne para o tanque.

Em reversão (ré): quando

o circuito do cortador de base está ativado em ré, a pressão piloto da válvula Cetop 5 irá fechar os elementos lógicos 1.1 e 1.2. O fluxo de óleo irá abrir o elemento lógico 2.2 e irá fluir para fora do bloco via aberturas B2 e B3 para os divisores de linha, para o rolo levantador e o rolo inferior, e para o motor do cortador de base pelas aberturas A1, e A2. O elemento lógico 2.1 está aberto e irá permitir que o fluxo de óleo retorne para o tanque. A válvula de retenção 6 e a restrição de fluxo 12 estrangulam o fluxo para a abertura B1 quando em ré, para fornecer fluxo para inverter o circuito. O elemento lógico 3 fornece proteção para o circuito. A válvula de retenção 8 e a restrição de fluxo 9 são montadas para impedir a saturação da seção da válvula de alívio do elemento lógico 3. A válvula seletora 4.2 direciona a maior pressão do sistema do circuito do cortador de base ou dos picadores para a Cetop 5.

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Bloco de Va´vlulas do Corte de Base

1

Válvula de retenção

2

Válvula 1.1

3

Válvula 1.2

4

Cartucho 2.1

5

Válvula seletora

6

Cetop 3

7

Válvula de retenção

8

Cartucho 2.2

9

Válvula de alívio

3

6 4

1

2

5

3-9

7

8

9

15

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Corte de Base (Bomba Commercial) Bomba Commercial (2100 rpm) Div. Fluxo Cort. Base

3-10

Bloco de válvulas do Corte de Base

Motor M51 Cort. Base

Frente Linha piloto

Válvula BA 66 2500 PSI

Reversão

Rolo levantador Divisores de Linha 1º rolo fixo após rolo levantador

16

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Corte de Base (Bomba Vickers)

Cort. Base Ext. Prim. Elevador

Bomba Vickers (2100 rpm)

3-11

Bloco de válvulas do Corte de Base

Motor M51 Cort. Base

Frente Linha piloto

Válvula BA 66 2500 PSI

Reversão Rolo levantador Divisores de Linha 1º rolo fixo após rolo levantador

17

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Para verificar a válvula de alívio principal do cortador de base Conecte um manômetro de 5.000 psi no ponto de teste localizado no bloco do cortador de base. Bloqueie os discos do cortador de base e acione o circuito do cortador de base para avançar a frente. Ajuste a válvula de alívio principal em 2.500 psi. Válvula de alívio principal fixada em: 2.500 psi.

3-12

Válvula de Alívio Principal

Válvula de Alívio Principal

Ponto de teste

Ponto de teste

18

CAPÍTULO

Verificação das válvulas de alívio do rolo alimentador, do cortador de pontas, do divisor de linhas, rolos alimentadores, picador e 1º rolo flutuante

3

Circuitos Hidráulicos

NOTA: a válvula de alívio principal do cortador de base, a válvula de alívio na abertura de trabalho e a válvula de alívio do rolo alimentador podem ser ajustadas em conjunto, usando o procedimento abaixo.

Conecte um manômetro de 5.000 psi ao ponto de teste localizado na válvula de alívio montada na lateral direita da colhedora. Eleve a válvula de alívio do controle do cortador de base em 1/ 4 de volta. Bloqueie o cortador de base em reversão. Coloque o circuito da colhedora em ré. Ajuste a válvula remota de alívio de pressão em 2.500 psi. Libere o cortador de base e coloque o circuito no sentido de colheita. Reajuste a válvula de alívio principal em 2.500 psi. Libere o cortador de base e remova o manomêtro. Ajuste da válvula de alívio em 2.500 psi.

Válvula de alívio BA66K Ajuste

3-13

19

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito picador, rolos alimentadores, rolo tombador e primeiro e segundo rolos flutuantes Os rolos picadores são supridos com 62 GPM pela bomba hidráulica e são controlados por uma válvula piloto do bloco de comando. O motor do picador inferior fornece óleo para o rolo tombador, para o rolo alimentador e para os dois primeiros rolos flutuantes, que então retorna para o bloco de controle. O motor do picador superior fornece óleo para os quatro últimos rolos inferiores e para os três últimos rolos fixos que em seguida retorna ao bloco de controle. O fluxo pleno do bloco do picador retorna ao tanque via um trocador de calor de óleo. O sistema é protegido por uma válvula de alívio principal e alívios nos pontos de trabalho para frente e reversão montados no bloco do picador. Os circuitos do rolo alimentador, rolo tombador e do primeiro e segundo rolos flutuantes são protegidos pela válvula remota de alívio do cortador de base através de uma válvula de retenção localizada entre o motor do picador e o rolo alimentador.

alimentador desviando o óleo diretamente para o tanque. A pressão proporcional é compensada por pressão e desvia o mesmo fluxo independente de qualquer variação de pressão. A quantidade de óleo desviada varia a velocidade do rolo alimentador superior acelerando o fluxo de cana, o que altera o comprimento do pedaço de cana. A válvula é controlada eletricamente por um botão montado na cabine e desvia de 0 a 16 GPM. Uma válvula de alívio do tipo cartucho, montada no bloco com a válvula de controle de fluxo proporcional protege os rolos alimentadores de qualquer acúmulo excessivo de pressão no sistema de corte.

Conectado entre o motor do picador e o rolo alimentador superior existe uma válvula de controle de fluxo proporcional (PFCV) que varia a quantidade de óleo fornecida para o rolo

PFCV Válvula de Alívio

3-14

20

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Operação do bloco de controle do picador Em neutro: na posição neutra o óleo entra no bloco pelas aberturas P1 e P2 e volta para o tanque pela abertura T. Todos os elementos lógicos/ cartuchos 1.1, 1.2, 2.1, 2.2 e 3 abrem e permitem um fluxo livre para o tanque. A válvula de retenção 4 é fornecida para abrir a seção piloto do elemento lógico/cartucho 3 para o tanque para garantir que ele está aberto na posição neutra.

Direção de colheita: quando o circuito do picador está ativado na direção de colheira, a pressão piloto do circuito do cortador de base irá fechar os elementos lógicos 2.1 e 2.2. O fluxo de óleo irá abrir em seguida o elemento lógico 1.1 e irá fluir para fora do bloco via aberturas A para o motor do picador e para os rolos de alimentação e vias de retorna através das aberturas B1, B2 e B3 do bloco. O elemento lógico 1.2 está aberto e permite que o fluxo de óleo retorne para o tanque.

Em reversão: quando o circuito do picador está ativado em reversão, a pressão piloto do cortador de base irá fechar os elementos lógicos 1.1 e 1.2. O fluxo de óleo irá abrir o elemento lógico 2.2 e irá fluir para fora do bloco via aberturas B para os rolos alimentadores e para os motores do picador pelas aberturas A. O elemento lógico 2.1 está aberto e permite que o fluxo de óleo retorne para o tanque. O elemento lógico 3 fornece proteção para o circuito. A válvula de retenção 8 e a restrição de fluxo 5 são fornecidas para impedir a saturação da seção da válvula de alívio do elemento lógico 3.

21

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Picador

3-15

22

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Bloco do Picador

Cartucho 2.1 Cartucho 2.2

Válvula 1.2

Válvula 1.1

Válvula de alívio Válvula seletora

Bloco

Giclê Válvula de retenção

Ponto de teste

23

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Verificação das válvulas de alívio do picador e rolos alimentadores superiores NOTA: confirme se o controle de comprimento do tolete está fixado em pedaços longos durante a verificação da pressão. Conecte um manômetro de 5.000 psi no ponto de teste no bloco da válvula de controle de fluxo proporcional (valvistor). Suba a pressão de alívio (aproximadamente 1/2 volta).

3-17

principal

Trave os rolos picadores na reversão e ajuste a válvula de alívio do rolo alimentador superior (bloco Valvistor múltiplo) para 2200 psi.

Válvula de Alívio

Remova o manômetro do ponto de teste no bloco múltiplo Valvistor e encaixe-o no ponto de teste no comando do picador. Libere o rolo picador da reversão e trave os rolos picadores na direção de colheita.

Valvistor

Ajuste a abertura da válvula de alívio do comando do picador em 2750 psi. Libere o rolo do picador e remova o manômetro. Alívio do rolo alimentador superior (válvula Valvistor) - 2200 psi.

3-18

Os rolos inferiores são protegidos pela válvula de alívio BA66K montada no lado esquerdo da máquina, próxima ao bloco do retorno (consultar ilustração na página 19). NOTA: Existe um furo de 1mm localizado sob a válvula de retenção do bloco de válvulas do picador. Se este estiver faltando, os picadores irão girar (devagar) quando estiverem em neutro.

24

Válvula de alívio

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Extrator Primário O extrator primário é abastecido com 45 GPM pela bomba hidráulica. O óleo é fornecido para a válvula valvistor proporcional, que varia a quantidade de óleo fornecida para o motor do extrator primário (Conjunto com engrenagem de 2 1/4”), desviando o óleo diretamente para o tanque.

Uma válvula de solenóide está montada no bloco valvistor para ativar a ventilação do extrator. Existe também uma válvula de alívio tipo cartucho montada no bloco múltiplo valvistor para proteger o circuito.

A válvula Valvistor é eletricamente controlada por um botão montado na cabina. A variação do fluxo para o motor do extrator primário, varia a velocidade do extrator entre 600 a 1100 rpm.

45 GPM

Válvula de controle de fluxo

Válvula de alívio 3500 psi 3-19

Válvula de descarga

Engrenagem de 2 1/4” do motor do extrator

25

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Verificação da válvula de alívio do extrator primário Conecte um manômetro de 5.000 psi no ponto de teste no bloco valvistor múltiplo. Feche e tampe a mangueira de pressão no motor do extrator. Acione o ventilador do extrator e ajuste a válvula de alívio para 3500 psi. Reconecte a mangueira e remova o manômetro. Ajuste da válvula de alívio em 3500 psi. NOTA: a velocidade do extrator deverá ser fixada na máxima, durante o teste.

Válvula Prioritária

Valvistor 3-20

Válvula de alívio

Plugue e tampe a mangueira de pressâo do extrator

26

CAPÍTULO

Máquinas com motores DC9 e CASE IH 9L Para máquinas equipadas com o novo sistema de resfriamento, o processo de ajuste da pressão de alívio, deve ser o mesmo descrito para o bloco anterior. A pressão de alívio dever ser mantida a mesma especificação: 3500PSI.

3

Circuitos Hidráulicos

As figuras abaixo ilustram as válvulas do bloco: Válvula de alívio

Nestas máquinas, o novo bloco hidráulico está localizado no lado direito da estrutura do sistema de resfriamento, tal como mostra a figura abaixo. Localização do novo bloco do extrator 1º

Este bloco hidráulico também é responsável pelo envio de óleo hidráulico para o radiador, em substituição ao bloco do refrigerador de óleo das máquinas com motor Cummins M11.

Válvula piloto

Ponto de teste

27

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Resfriador de Óleo (Motores M11) O bloco do resfriador de óleo recebe 31 gpm da bomba hidráulica acionando um motor de engrenagem de 1 ¼" que é controlado por um interruptor de temperatura localizado no manifold de sucção da bomba, dentro da caixa do motor.

Verificação do alívio do ventilador do resfriador de óleo

Quando o óleo hidráulico atinge a temperatura de 80°C, este aciona o interruptor que está normalmente fechado para normalmente aberto, desenergizando o solenóide que está conectado no bloco do radiador do óleo hidráulico.

ponto, marque M1 no bloco da válvula do motor do ventilador.

O interruptor trabalha normalmente fechado com uma temperatura que varia de 80°C à 75°C sendo esta a temperatura adequada para funcionamento dos implementos hidráulicos da máquina. A solenóide de desvio e uma válvula de alívio para proteger o circuito estão montadas em um bloco de válvulas localizado no suporte do resfriador de óleo. Válvula de alívio do resfriador de óleo ajustada em 3500 psi.

3-33

28

1. Desconecte

os

tubos

sensores

do

termostato. 2. Feche e tampe a mangueira de pressão do

3. Conecte um manômetro de 5000 psi no

ponto de teste da válvula e ligue o motor em marcha lenta. 4. Ajuste a válvula de alívio no bloco da

válvula para 3500 psi. 5. Reconecte

a mangueira sensores do termostato.

e

os

tubos

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do elevador / Resfriador de Óleo (Motores M11)

29

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Elevador O bloco do elevador recebe 29 gpm da bomba hidráulica. Os motores de acionamento do elevador recebem 31 gpm da válvula do elevador. Para operar o elevador, o interruptor ativa a válvula solenóide (11), que pilota uma das válvulas direcionais (7), que por sua vez direciona o fluxo para os motores de acionamento do elevador e retorna ao tanque através da válvula (7). Para acionar o elevador na direção oposta, a válvula da extremidade oposta é ativada, o que pilota a válvula (7) na outra direção e direciona o fluxo para o lado de reversão dos motores.

Verificação da válvula alívio do elevador

de

Instale um manômetro de 5000 psi no ponto de teste no bloco da válvula do elevador. Feche e tampe uma mangueira nos dois motores de transmissão do elevador. Acione o elevador e ajuste a válvula de alívio (3) para 2000 psi. Reconecte as mangueiras e remova o medidor. NOTA: uma mangueira deve ser tampada nos dois motores. Se somente uma mangueira em um motor for tampada, o elevador ainda continuará a girar. Ajuste a válvula de alívio em 2000 psi.

30

Plugar uma mangueira nos dois motores

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Bloco de válvulas do circuito do elevador O bloco de válvulas do elevador recebe 31gpm da bomba hidráulica. O fluxo da bomba é dirigido ao circuito do resfriador de óleo e em seguida para o bloco de válvula do elevador. O bloco de válvula controla as funções de operação (cilindros e giro) de acionamento do elevador e do extrator secundário.

Em neutro: na posição neutra as válvulas solenóide (1, 2 e 7) estão na posição aberta. Isto permite o fluxo através das 3 válvulas e o retorno para o tanque.

Funções de operação: os

interruptores para as funções de operação estão localizados na cabina. Quando qualquer uma dessas funções é ativada (válvula de elevação do elevador - Nº 10; giro da capota do elevador Nº 9 ou válvula Nº 8 do giro do capuz do extrator secundário) a pressão de acionamento também é fornecida para fechar a válvula Nº 1. Com a válvula Nº 1 fechada o fluxo irá passar através da válvula sequenciadora Nº 5 que irá aumentar a pressão no canal de serviço para 1750 psi. Esse ajuste de pressão é controlado pela válvula Nº 5. Essa pressão será mantida no canal para as funções de operação e o excesso de fluxo continuará através da válvula Nº 5 retornando ao tanque ou para o extrator secundário ou para o elevador se eles estiverem acioandos. Se o elevador ou o extrator secundário estão operando, a válvula sequenciadora Nº 5 somente será ativada para elevar ou abaixar o elevador quando houver contra pressão suficiente criada por essas funções para operar o flap da caçamba e capuz secundário giratório. Válvula sequenciadora ajustada em 1750 psi.

31

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do bloco do elevador

3-36

32

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Relação de componentes do bloco de válvulas do elevador

1

Válvula solenóide sequenciadora

2

Válvula solenóide do extrator

3

Válvula de alívio do elevador

4

Válvula de alívio do extrator secundário

5

Válvula sequenciadora - ajuste de pressão

6

Válvula de retenção operada por piloto

7

Válvula do elevador - operada por piloto

8

Válvula Cetop - Giro do capuz secundário

9

Válvula Cetop - Flap da caçamba

10

Válvula Cetop - elevação do elevador

11

Válvula Cetop - óleo piloto para a válvula do elevador (7)

G1

Ponto do manômetro

1

2

G1

3

10

7

9

8

11 5

6 4

33

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Verificação do ajuste da válvula sequenciadora Instale um manômetro de 5000 psi no ponto de teste do bloco da válvula do elevador. Opere o cilindro do flap da caçamba até que ele alcance o fim do curso. Ajuste a válvula sequenciadora (5) em 1750 psi. Remova o medidor.

3-38

34

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito do Extrator Secundário O motor do extrator secundário recebe 31 gpm do bloco da válvula do elevador. Para operar o extrator secundário, o interruptor da cabine ativa a válvula do solenóide (2). A válvula 2 fecha e o fluxo total será desviado para o extrator secundário. O fluxo continua até a válvula do elevador (7) e segue para o elevador se estiver acionado ou para o tanque se o elevador não estiver acionado. O circuito é protegido através da válvula de alívio (4).

3-39

Válvula de alívio ajustada em 2500 psi. NOTA: a válvula de alívio do extrator secundário (4) está localizada no bloco da válvula do elevador. Se o ajuste desta válvula de alívio (4) estiver baixo, isto afetará o circuito do elevador.

Verificação da válvula de alívio do extrator secundário Instale um manômetro 5000 psi no ponto de teste no bloco da válvula do elevador. Trave o ventilador do extrator e ajuste a válvula de alívio (4) para 2500 psi. Libere o ventilador do extrator e remova o manômetro.

35

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito da Direção (A7000) O circuito da direção recebe 12 gpm de óleo de uma seção de 1” do divisor de fluxo.

Teste de pressão da válvula prioritária da direção

Esse fluxo é dirigido para uma válvula sensora de carga que proporciona um fluxo de carga na válvula orbital, que atua em dois cilindros conectados entre o chassi e os cilindros da suspensão dianteira. O excesso de fluxo da válvula prioritária é direcionado para a válvula de controle auxiliar.

3-22

Verificação da válvula de alívio e da válvula prioritária Encaixe um manômetro de 5000 psi no ponto de teste entre a bomba e a válvula prioritária. Feche e tampe uma das mangueiras do motor da direção a um dos bocais do cilindro. Vire a direção e confira a pressão. Regulagem da válvula de alívio: 2500 psi NOTA: a pressão da válvula de alívio e o fluxo da válvula prioritária não podem ser ajustados.

Divisor de Fluxo 12 GPM Motor da direção

Válvula de alívio 2500 psi Válvula Prioritária 3-21

Cilindro da direção

Cilindro da direção

36

Bloco Vickers (cilindros)

Tanque

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Circuito Auxiliar O circuito auxiliar de seis funções do bloco Vickers recebe 12 GPM da seção de 1” do divisor de fluxo. Em máquinas A7000 (Pneu), a válvula prioritária da direção está localizada entre o divisor de fluxo e o comando Vickers. O fluxo passa pela válvula prioritária e segue para o comando Vickers através da porta de excesso da válvula prioritária. Em máquinas A7700 (esteira), o fluxo vai diretamente do divisor de fluxo para o comando Vickers. Quando a máquina for instalada com opcionais (inclinação dos divisores de linha e do cortador de base e elevação e descida do corte lateral e do rolo tombador), o fluxo do óleo continuará do comando Vickers de 6 funções para um comando Vickers de 5 funções (dependendo do pacote de opções este comando pode operar 4, 5 ou 6 funções). A operação do comando Vickers de 6 funções está representda nos diagramas a seguir.

GPM quando os dois divisores de linha forem operados em conjunto. O giclê (9) está entre as linhas de pressão e do tanque, para remover qualquer pressão residual na linha de pressão em neutro, de forma que as válvulas de restrição pilotadas (3) instaladas no levantamento do cortador de base, cortador de pontas e divisores de linha direito e esquerdo funcionarão como válvulas de contra balanço. As mesmas válvulas de restrição pilotadas (3) estão instaladas na função do giro do elevador e funcionam como alívio das linhas cruzadas. O CETOP para o giro do elevador é de centro aberto, o que permite que funcionem como alívio das linhas cruzadas. NOTA: Parafuse a válvula de alívio (2) para DENTRO para aumentar a pressão. Parafuse a válvula pilot de verificação (válvulas de contra balanço e válvulas de alívio da linha cruzada do elevador) para FORA para aumentar a pressão.

A válvula de alívio (2) protege todas as funções. Quando nenhuma função do cilindro estiver em uso, a válvula com sensor de pressão (4) se abre e o fluxo de óleo retorna para o tanque. Quando qualquer função for operada, uma ou duas das válvulas piloto (1) é ativada. Isso cria uma queda de pressão em volta da válvula com sensor de pressão (4), que depois fecha a linha do reservatório e o fluxo é suprido através do trilho de pressão na válvula, para a função em uso. Para o cortador de base, o cortador de pontas e o giro do elevador, as duas válvulas piloto (1) são ativadas, o que fechará completamente a válvula com sensor de pressão (4) e o fluxo total de 12 GPM é suprido para estas funções. Quando a elevação dos divisores de linha ou o giro do capuz primário são utilizados, apenas uma válvula piloto é operada, suprindo 6 GPM. NOTA: Quando o divisor de linhas do lado direito é utilizado, umas das válvulas piloto é utilizada e quando o do lado esquerdo é utilizado, a outra é utilizada. Isto fornece 12

37

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Bloco Vickers (Cilindros)

Alívios da linha cruzada do elevador

3-24 Ajuste do alívio principal

Válvula de contra-balanço do divisor de linha LE Válvula de contra-balanço do divisor de linha LD Válvula de contra-balanço do cortador de pontas Válvula de contra-balanço da suspensão

Ponto de teste

38

Acumulador 1800 psi

Cilindros suspensão

7700 Contra-balanço

Acumulador 1200 psi

Somente 7700

Div linha

Div linha Ext prim. giro capuz

Cilindros Cilindros suspensão suspensão LE LD

Elevar cort. pontas

Cilindros Cilindros suspensão suspensão LE LD

Somente 7000

Elevador

Incl. div. linha LD

Opção de 5 cilindros

Incl. div. linha LD

Incl. div linha LE Aj. rolo tombador Corte lat LE Corte lat LD subir/descer subir/descer

3

Opção de 4 cilindros

Corte lat LE Corte lat LD subir/descer subir/descer

Incl. div linha LE

CAPÍTULO

Circuitos Hidráulicos

Circuito Bloco de Cilindros

3-25

39

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Verificação das válvulas do controle auxiliar Válvula de alívio principal Conecte um manômetro de 5000 psi no ponto de teste entre a bomba e o comando auxiliar. Opere qualquer função de cilindro, exceto o giro do elevador, até o cilindro alcançar o fim do seu curso. Ajuste o alívio principal em 2200 psi. Remova o manômetro.

4. Abaixe

completamente o cortador de pontas, remova a mangueira do ponto “A” da seção do cortador de pontas e tampe a mesma.

5. Remova a mangueira de giro do ponto “A”

e tampe a mesma. 6. Conecte uma mangueira pequena no ponto

“A” do cortador de pontas para o ponto “A” do elevador. 7. Instale um manômetro de 5000 psi no

ponto de teste do bloco auxilizar.

Válvula de alívio principal ajustada em 2.000 psi.

8. Opere a função para subir o cortador de

Ajuste da válvula de contra-balanço e válvula de alívio de cruzamento do elevador (tipo interno) localizada sob a plataforma direita

9. Para ajustar a segunda linha de alívio de

1. Posicione um bloco sob as pernas do corte

de base e abaixe a máquina até que a mesma se apoie sobre o bloco. 2. Eleve a válvula de alívio principal do bloco

principal uma volta. 3. Remova as duas mangueiras da seção da

giro do controle auxiliar e tampe as mangueiras.

pontas. Isto testa a válvula de alívio cruzado do giro do elevador lado direito, que é a válvula a direita no conjunto de duas válvulas localizadas no topo do bloco de controle. cruzamento do elevador (válvula LE), substitua a válvula do lado esquerdo pela válvula do lado direito e prossiga com o teste (item 6). 10. Para ajustar as válvulas de contra-balanço

do cortador de pontas, picador, seções dos lados esquerdo e direito dos divisores de linha, substitua a válvula de contra-balanço pela válvula de alívio da linha cruzado do elevador lado direito e prossiga com o teste (item 6).

3-26

40

CAPÍTULO

11. Remova a mangueira pequena que está

conectada no ponto “A” do corte de pontas até o ponto “A” do elevador e reconecte as mangueiras dos cilindros. 12. Reajuste a válvula de alívio principal do

bloco auxiliar em 2200 psi.

3

Circuitos Hidráulicos

NOTA IMPORTANTE: Para AUMENTAR a regulador para FORA.

pressão,

ajuste

o

Para DIMINUIR a pressão, ajuste o regulador para DENTRO.

13. Remova o manômetro da válvula.

Ajuste da válvula de alívio da linha cruzada: 2800psi Ajuste da válvula de contra balanço: 2100 psi Bloco de Válvulas Auxiliar

Válvulas de alívio da linha cruzada do elevador Giro do elevador

Giro do capuz Ext. Prim.

Divisores de linha LE

Divisores de linha LD

Corte de Pontas

Corte de base

Válvulas piloto

41

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Cilindro de Ajuste da Esteira (A7700) As esteiras são ajustadas automaticamente quando qualquer função de cilindro é usada. Uma válvula de retenção é montada na linha do divisor de fluxo para a válvula de controle do cilindro. A mangueira da válvula de retenção é conectada aos cilindros de ajuste das esteiras. A tensão da esteira de tração é ajustada variando-se a quantidade de graxa em uma extremidade dos cilindros. Uma válvula de alívio é montada entre o comando e o cilindro ajustador da esteira para proteger o circuito.

P365

1” Divisor de fluxo Válvula de retenção

3-28

42

Cilindro

Cilindro

Alívio 2500 psi

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Verificação da válvula de alívio de ajuste das esteiras

Regulagem Porca-Trava

Encaixe um manômetro de 5000 psi no ponto de teste entre a bomba e a válvula controle do cilindro. 1. Eleve o alívio principal de controle auxiliar

acima de 2500 psi. 2. Opere qualquer função de cilindro, exceto o

giro do elevador, até atingir o fim de curso do cilindro.

3-29

3. Continue operando a função do cilindro e

ajuste a válvula de alívio das esteiras, se necessário, a 2500 psi. 4. Reajuste a válvula de alívio principal do

controle auxiliar para 2200 psi.

3-30

43

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Contrabalanço (A7700) A válvula de contrabalanço conecta os cilindros de elevação do cortador de base ao controle auxiliar através de válvulas de retenção e uma válvula de alívio.

Ajuste da válvula de contrabalanço na estabilidade para tração da esteira

Durante a elevação, óleo flui livremente aos cilindros. Em solo irregular, o óleo de um cilindro de elevação tem que passar primeiro pela válvula de alívio antes de entrar no outro. Isto impede o rebaixamento da dianteira da máquina. Ao abaixar, a válvula piloto é aberta, o que permite um retorno livre do óleo dos cilindros ao tanque.

NOTA: A válvula de contrabalanço está localizada na garganta da máquina, acima do rolo levantador.

Válvula de Contra-balanço

1. Apóie a máquina no cortador de base ou

sob a frente do chassi. 2. Remova as mangueiras da válvula de

contrabalanço até a elevação do cortador de base e tampe as mangueiras dos cilindros. 3. Abaixe

o cortador de pontas completamente, remova as duas mangueiras do controle auxiliar e tampe as mangueiras.

3-31

4. Conecte uma mangueira pequena no ponto

"A" do cortador de pontas até a válvula de contrabalanço (ponto “C”). 5. Remova a mangueira do ponto “A” na

válvula de contra-balanço remota e conecte a válvula ao tanque. 6. Instale um manômetro de 5.000 psi no

ponto de teste. 7. Opere a função de elevação do cortador de

pontas para elevá-lo. Isto testará a válvula do contrabalanço. Ajuste a pressão para 1000 psi. 8. Reconecte as mangueiras do cortador de

3-32

pontas, do contrabalanço e na suspensão dianteira. NOTA IMPORTANTE: Para aumentar a pressão, ajuste o regulador para fora, soltando-o.

Regulagem

44

Para diminuir a pressão, ajuste o regulador para dentro, apertando-o.

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Freio Freio A-7000 Os freios em colhedoras A7000 (pneu) são do tipo rampa esférica, acionados por molas, liberando pressão hidráulica, pela pressão de carga da transmissão (340 - 270psi) Ao ligar o motor, a pressão de carga na bomba da transmissão fornece óleo aos cilindros no conjunto do freio, o que comprime as molas e libera o freio. A dupla seção de válvula de controle montada no assoalho da cabine, permite que operador acione o freio liberando pressão dos cilindros, permitindo que as molas acionem o freio. A máquinas é equipada com um freio de estacionamento que consiste de um interruptor que aciona uma válvula ativada por solenóide, a qual desvia óleo da bomba de carga das válvulas do freio, permitindo que as molas acionem, o freio.

Freio

Freio de estacionamento A7700 Os freio da colhedora A7700 (esteira) são freios totalmente “banhados a óleo”, acionados por molas, liberando pressão hidráulica, pela pressão de carga da transmissão (340 270psi). Os freios são liberados automaticamente ao ligar o motor. Para permitir que o freio seja acionado quando o motor está em funcionamento, existe um interruptor que aciona uma válvula ativada por solenóide, a qual desvia óleo da bomba de carga dos pistões do freio, permitindo que as molas acionem o freio.

Bomba de Carga

Freio

3-40

45

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Acumuladores A máquina A7700 é equipada com dois acumuladores, um no circuito de suspensão do corte de base e outro no circuito do corte de pontas, que atuam absorvendo choques nos circuitos hidráulicos. A máquina A700 é equipada somente com um acumulador no circuito do corte de base.

3-41

O procedimento a seguir apresenta os passos que devem ser realizados para verificar e ajustar o útilmo tipo de acumulador utilizado nas colhedoras CASE IH Austoft.

Circuito da suspensão do corte de base 1. Calce a máquina sob a perna do cortador

de base e abaixe a máquina até que esta se apoie sobre o calço. Isto irá aliviar qualquer pressão no circuito. 2. Retire

a tampa antiderrapante plataforma para acessar a área acumulador.

da do

3-42

3. Retire a tampa do conector do acumulador.

4. Destrave a válvula do conector levemente

permitindo conectar o aparelho. IMPORTANTE: apenas a livie o torque com 1/4 de volta.

3-43

46

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

5. Desconecte a mangueira de entrada do

acumulador a fim de aliviar totalmente qualquer pressão residual.

3-44

6. Solte o suporte do acumulador a fim de

facilitar a conexão com o manômetro. NOTA: se preferir remova o acumulador por completo e continuar o teste na bancada.

3-45

7. Com

o suporte solto, posicione o acumulador de maneira que fique fácil encaixar o manômetro na parte superior do acumulador. A chav Allen deve ser encaixada na válvula do acumulador (item 4) de maneira que o gás possa ser liberada girando o botão “A”. 3-46

47

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

8. Com o manômetro encaixado e o registro

“B” fechado, abra o registro “A” e verifique a pressão indicada no manômetro. 9. Após checar a pressão, ajuste a pressão

de acordo com a correta calibragem, adicionando ou removendo gás. 3-47

Para remover gás abra o registro “A” para obter uma leitura no manômetro, então abra o registro “B” lentamente para aliviar a pressão. Fechando o registro “B” o manômetro indicadará a pressão. Quando a pressão estiver correta, feche o registro “A” e remova o equipamento. Para adicionar gás conecte o cilindro de nitrogênio à ferramenta (por uma mangueira). Abra o registro “A” para obter a indicação da pressão do gás no acumulador. Abra o registro “B” para introduzir gás do cilindro ao acumulador, quando a pressão iundicada no manômetro for a correta, feche os registros “B” e “A”, disconecte o cilindro e remova a ferramenta. Recoloque a tampa do acumulador e recoloque o acumulador na máquina, seguindo o procedimento inverso ao de remoção.

48

A

B

3-48

C

D

A -

Botão para aliviar a válvula

B -

Botão para adicionar / remover gás

C -

Conector para o acumulador

D -

Adaptador para outros acumuladores

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Transmissão A transmissão é composta de duas bombas de deslocamento variável fornecendo óleo para dois motores de deslocamento fixo (uma combinação motor/bomba para cada roda de transmissão). Os dois circuitos em máquinas A7000 (Pneu) são conectados eletricamente por solenóides operadas em paralelo para dar uma capacidade diferenciada para a transmissão. Em condições de difícil tração, a transmissão positiva pode ser utilizada operando um interruptor na cabina.

Verificação da válvula alívio da transmissão

de

NOTA: todos os teste na transmissão deverão ser realizados com o óleo hidráulico a 40°C. Para motores de alto HP com carga máxima a 2100 RPM os testes devem ser feitos com o motor operando a 1500 RPM. Para motores de baixo HP com carga máxima a 2500 RPM, os testes devem ser realizados com o motor operando a 1800 RPM. Testes em máquinas A7000 (Pneu) devem ser feitos com o interruptor de acionamento positivo acionado, ou alternativamente desconecte e tampe as mangueiras das válvulas solenóide para separar os dois circuitos. Os valores de vácuo para a seção da bomba de carga devem ser verificados (um niple de teste de 9/16” jic é montado no tubo de sucção de entrada da bomba).

Válvula de alívio da bomba de carga (válvula de alívio de baixa pressão) Conecte um manômetro de 500 psi no ponto de pressão de carga da bomba de carga. Com o motor funcionando na rpm correta e a alavanca de tração em neutro, o manômetro deve indicar 340 +/- 25 psi. Um ajuste pode ser feito utilizando calços calibrados (shims) para ajustar a válvula de baixa pressão, localizada no topo da bomba de carga. Coloque calços para aumentar a pressão, e remova para diminuir. NOTA: a válvula de alívio de baixa pressão no bloco do motor também deve ser conferida neste momento.

3-49

Válvula de Alívio

Ponto de teste

O nível de vácuo deve ser menor que 7” Hg, se for maior, os filtros de sucção devem ser substituídos.

49

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Válvula de alívio de baixa pressão (bloco múltiplo do motor)

Bloco Válvulas

Com um manômetro de 500 psi conectado como descrito anteriormente, aplique os freios ou bloqueie as rodas ou as esteiras e gradualmente mova a alavanca de tração para a posição de acionamento.

3-50

A alta pressão gerada na malha, moverá a válvula seletora que abrirá a malha de baixa pressão (pressão de carga) para válvula de alívio de baixa pressão do conjunto do motor.

Válvula de alívio pressão baixa

Existe uma mola de mola seletora (P/N 408932) na parte trtaseira do bloco de válvulas do motor (motor montado na máquina), isto melhora a direção da máquina. NOTA: não é necessário mover a alavanca até o final do curso. O manômetro deve indicar 270 +/- 25 psi. O ajuste pode ser feito através de calços calibrados; ajuste a válvula de alívio localizada no bloco múltiplo no motor. Coloque calços para aumentar, e remova calços para diminuir. NOTA: é importante que este alívio esteja ajustado com um mínimo de 40 psi abaixo do ajuste da válvula de alívio da primeira bomba para manter um fluxo de óleo de resfriamento dentro da malha de alta pressão. Ao fazer os ajustes com calços em qualquer válvula de alívio da transmissão, remova o cartucho completamente do bloco da válvula do motor. Faça os ajustes em um torno de bancada ou morsa, em seguida monte novamente o cartucho completo.

Corpo do Cartucho

Pistão

3-51

50

Mola

Calços

Tampão

CAPÍTULO

Retorno da (Pressão Alta)

3

Circuitos Hidráulicos

transmissão

removidos depois do término do teste. Isto eleva a pressão IPOR acima do ajuste de alívio de alta pressão.

O retorno da transmissão é protegido por 2 válvulas de alívio de alta pressão localizadas no bloco de válvulas do motor.

NOTA: tome cuidado ao remover o tampão da IPOR para não permitir que o carretel e os pinos caiam do corpo do IPOR.

O bloco de válvulas é montado diretamente na extremidade do motor de acionamento da transmissão.

Bloqueie as rodas ou a esteira com o motor em funcionamento na rpm correta. Mova lentamente a alavanca de tração no sentido de deslocamento no qual o manômetro de teste foi instalado.

As válvulas de alívio de alta pressão são montadas de maneira oposta no bloco da válvula. Os pontos de teste estão localizados no bloco de válvula do lado oposto da válvula de alívio que eles testam. A válvula de alívio de alta pressão voltada para a dianteira da máquina protege o lado inverso do retorno, ao passo que a outra voltada para a traseira protege o avanço da máquina.

Teste das válvulas de alívio de alta pressão

O manômetro deve indicar 6500 psi (+250 -100 psi). Ajustes podem ser feitos através de calços calibrados na válvula de alívio de alta pressão correspondente. Coloque calços para aumentar a pressão, subtraia para diminuir. Mude o manômetro para a direção oposta, o manômetro deve indicar a mesma pressão que lida previamente para o outro lado. Ajuste se necessário. Remova os calços extras da válvula IPOR e repita o procedimento para o outro conjunto motor/bomba da outra transmissão.

Conecte um manômetro de 10000 psi em um dos pontos de teste de alta pressão no bloco da transmissão do motor. Coloque calços (aprox. 2,5 mm) na válvula de IPOR localizada na tampa da bomba de transmissão. Confirme se estes calços estão marcados, para serem

BLOCO DE VÁLVULAS ALTA PRESSÃO Válvula de alívio (1) ALTA PRESSÃO Ponto de teste (2) 3-52

ALTA PRESSÃO Ponto de teste (1) ALTA PRESSÃO Válvula de alívio (2)

51

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

IPOR (Controle da pressão interna)

NOTA: tome cuidado ao remover o tampão da IPOR para não permitir que o carretel e os pinos sensores caiam do corpo do IPOR.

O controle IPOR está montado na tampa da bomba de transmissão. Sua função é impedir que as válvulas de alívio de alta pressão operem continuamente. Isso é possível restringindo-se o fluxo para o controle de deslocamento, reduzindo assim o bombeamento da bomba.

3-53

Teste do ajuste do controle da IPOR

Válvula IPOR

Conecte um manômetro de 10000 psi em qualquer ponto de teste de alta pressão, localizado no bloco de válvula do motor da transmissão. Com o motor girando na rpm correta, mova lentamente a alavanca de tração até o fim de curso no sentido em que foi montado o manômetro de teste. A leitura do manômetro deve ser de 5300psi +/- 100psi. Ajustes podem ser feitos com calços calibrados na válvula IPOR. Os calços são colocados atrás da mola na capa da IPOR.

Pressão de carga interna Ponto de controle da válvula

Controle IPOR

Sistema de pressão

Calço 0,018 = 500psi (0,46 = 34 bar)

B

Pressão IPOR Calços de ajuste

Tampa

52

Mola

Carretel

A

T 3-54

Pinos sensores

P

Orifício tipo placa

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Ao testar as bomba de transmissão Eaton, a pressão de carga deve ser medida no ponto do lado da bomba de carga.

3-55

Ponto de pressão de carga (1) ao utilizar a IPOR

manômetro recomendado para verificar a pressão do sistema 10000 psi

manômetro recomendado para verificar a pressão da caixa 300 psi

Conexão “T” de drenagem da caixa fornecida pelo cliente Ponto (B) Ponto (A)

3-56

Vista Traseira Ponto de Teste Ponto de Teste para ponto (B) para ponto (A) Conexão de 1/4 com 4 Anéis “O”

53

CAPÍTULO

3

Circuitos Hidráulicos

Anotações _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

54

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________