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PR.OfESSOR.

j.\DEKUi'llE OGUi'IJ1N\1

DEFINICAO DO ORUNMILA IFA.

E a forma de adivinhag80 apresentada por Orunmila Ifa. Existem varias formas de jogo de Ifa, Orunmila Ifa e uma dessas formas. Orunmila Ifa e um dos nomes da divindade de Ifa; e certamente 0 sistema tradicional mais segura para a confirmag80 do orl§.8 do consulente, isto porque, Orunmila esta presente quando da criag80 do ser humano, e por este motivo e conhecido como Elerff Ipfn (testemunha a criag80). Ele e 0 segundo brago de Ol6dunmare (deus criador), e por isso que o babalawo quando joga interpreta as lendas indicadas pelo odu de Ifa, para dar respostas ao consulente, de acordo com a cafda do Opele-Ifa.

o Odu contem os varios caminhos determinados (ese) em Yoruba, desigualmente distribufdos, por exemplo: um Odu pode ter quatro caminhos, outre pode ter cinco, e assim par diante. A cada um deles corresponde uma hist6ria (itan) que auxilia 0 Sabalawo para orientar ao consulente e indicar 0 ebo (oferendas ao orl§.8) a ser feito em caso de necessidade.

o

Oriki ajuda confirmar 0 lugar de destaque de Orunmila Ifa entre os orl§.8. 0 primeiro dos oriki de Orunmila Ifa e ELERII IPIN ( ele e testemumha da criag80 do ser humano). Como ele e quem sa be 0 segredo dos poderes e habilidades de todos os Orl§.8,ele se chama A-JE-JU-OOGUN (aquele que tem 0 poder maior do que qualquer feitigo). ORUNMILA e conhecido por deuses e humanos como AMONI MorAN (sabio). AGIRI-ILE OGSON ORUNMILA e 0 instrufdo, organizador da sabedoria e do conhecimento. rambem e conhecido como AFEDEFEYO (comunica em nfveis universais e individuais) porque ele fala e entende todas as Ifnguas.

Como prova da indispensabilidade dele e importante mencionar que, quando Orunmila foi enfurecido por um de seus filhos deixou a terra e foi para 0 ceu. Com a ausencia de Orunmila na terra surgiram grandes problemas, a ordem natural de todas as coisas e atividades inverteram-se, quando entao, todas as pessoas reclamavam e buscavam alternativas para paz e normalidade .

a

Orunmila, finalmente, desceu do ceu terra deixou Ikin (carogo sagrado) para os filhos dele, para 0 representar, servindo tambem para encontrar solugoes para todos os problemas na terra. Assim, 0 ikin e mais que um simples carogo que as pessoas veem, ele possui extrema importancia na transmissao do conhecimento de Orunmila para homens e deuses. Ikin e tao importante que ninguem pode ver ele como carogo. 0 yoruba fala "eni 6 ba fi oju skur6 wo Orunmila Ifa a pa a (se alguem pensar que Orunmila nao e mais do que s6 carogo, Ifa matara aquela pessoa). A literatura de Ifa na caracterfstica ffsica, mostra Orunmila como um homem baixinho, por isso que se fala "Okunrin kukuru oke igbeti" (um homem baixinho da cidade de Igbeti).

A literatura do Ifa prova tambam na operag8o no sistema de adivinhag8o, a relag80 crucial e rntima na cooperag8o com a dignidade de ori que representa, passado, presente e futuro da pessoa. Ori a regra pessoal, pessoa.

o

dar

a importancia da adorag8o e culto do ori da

srmbolo de Orr a uma escultura escultura do pr6prio ori (cabega).

cbnica

pequena,

semelhante

a

No caso de problema na vida orr e 0 primeiro a ser analisado atravas do Ifa porque Orunmila a aquele que pode conserta-Io, por isso que 0 Yoruba fala "Orunmila tun orr tf k6 suan sa" (ele conserta 0 Orr) - ele a 0 unico que a capaz de salvar 0 emera I Abiku (nascido para morrer).

Ikin e um dos elementos principais no jogo do Orunmila Ifa , Ikin deixa de ser um caro90 insignificante, ele e um elemento sagrado, se tornou sfmbolo terrestre da onipotemcia de Orunmila. Ikin emerge como a chave de conhecimento infinito da sabedoria de Orunmila. A negritude de Ikin sfmboliza, provavelmente, a natureza muito profundamente. Ele e 0 principal fundamento no assentamento do Ifa.

OPON IFA Op6n e uma bandeja de madeira de lroko, trabalhada. Ela e retangular ou circular, a maioria delas e esculpida com decoragao significativas, frequentemente nas bordas, e 0 centro em baixo relevo, espa90 onde e colocado Iyerosun( p6 de arvore osun ) e nele que se registra 0 odu pertinente que aparecera como resposta a questao posta no op6n. Pode variar entre vinte e sete, e cinquenta centfmetros de largura. A escultura na parte lateral da borda do opon, lade mais estilizado, normal mente identificado como 0 lade de esu pelo Babalawo. A visao do op6n e comum na casa do Babalawo. A beleza escultural e a riqueza de simboliza9ao da natureza e poder de Orunmila.

IROKE IFA lroke tambem e um outro elemento usado no culto de Ifa. Ele e mais usado para invocar Orunmila durante a obrigagao e 0 fim dele apontado com suavidade contra 0 op6n . lroke e esculpido em marfim, bronze ou madeira de lroko. 0 tamanho dele pode variar de dez ate cinquenta centfmetros. lroke pode ser visto como uma combinagao de tres partes principais: a) A parte superior, tem uma imagem pontiaguda que serve tambem para marcar os odus, esta e a parte mais importante que pode ser usada sozinha. b) Sequencialmente, vem interligada a parte superior, uma imagem que tem as caracteristicas de uma cabe9a humana; c) Segue ainda, uma figura de uma mulher ajoelhada segurando seus peitos, esta segao e normal mente encontrada em combina9ao com a parte final. d) A parte inferior do lroke, e composta de apenas um suporte para a escultura, nao tem importancia fixa, sua utilidade consiste em que ha um espago interne onde e colocado um ferro que balan9a e faz rftimo para invocar Ifa. Existem lroke que nao tem esse buraco, e maci90. lroke, sem duvida nenhuma e um indicador do prestigio do Sacerdote de de Ifa (Babalawo) que 0 carrega, siginificando que ganhou sucesso espiritual, profissional e material em consequencia de seu uso.

AGERE IFA Agem§Ifa e um recipiente esculpido com uma tampa que segura 0 Ikin. Se apresentam em varios tamanhos, na sua maioria mostra trabalho artezanal, com figuras esculpidas. Apresentam homens e musicas de felicidade, mostra mulheres dangando, e tambem os sacriffcios na maneira tradicional. Agere e considerado como um temple de Orunmila, reflete a riqueza de signos e alta qualidade, criatividade, envolvida no artesanato. No caso de uma vit6ria, na luta, no sucesso e importante fazer sacriffcios rituais para expressar a gratidao para Orunmila Ifa no temple (Agere).

OpAORERE Cpa 6rere normal mente e uma bengala que 0 Sacerdote (Babalawo) leva na mao. Quanto a importancia do sacerdote, Cpa 6rere, mostra atraves de sua posse nas cerimonias e rituais. Ele e muito importante na implementac;ao das ordens de ORUNMILA. Normalmente a maioria deles tem um passaro em cima, destaque que representa um passaro sagrado em IFA Algumas pessoas, acredita que esse passaro e das iyami osoronga.

Apo IFA:

E uma

bolsa de Ifa que se usa para carregar objeto do jogo.

IRUKERE: Um rabo de cavalo que se usa para movimento rapido de (Babalawo) e para benzer as pessoas.

YEROSON:

E 0 p6

sagrado do Ifa.

EJfOGBE OVEKU MEJf fWORf MEJf oof MEJf

OKONRON MEJf fROSUN MEJI OWONRf MEJf OGUNoA MEJf osA MEJI. OTURUPON MEJI. IRETE MEJf OTuRA MEJf

o odun

e determinado pelas primeiras jogadas, porem se faz 0 segundo e terceiro jogo para complementar. Ex: OGBE-OSA-OGBE (tem que falar sobre as coisas boas de ogbe, mas alerta sobre os perigos trazidos por Osa). As vezes depois do primeiro Odu 0 sacerdote tem que parar de falar sobre 0 Oriki do Odu principal. A Segunda e terceira jogada sempre falam mais do Odu principal e 0 futuro do consulente.

Significado: como hoje estava, amanha nao sera 0 mesmo, por isso 0 jogo de ifa e feito pelo babalawo toda semana. Dentro do oriki se encontra as previsoes e sacriffcios para fazer 0 odu correspondente, para que se resolvam os problemas.

E

a combinaC;80 dos dois odu principais, por exemplo: OGBE ATE e a combinac;ao do Ogbe Irete.

SIGNIFICADO - Este odu fala sobre progresso, espiritualidade forte, tambem e odu de pessoas importantes para a comunidade e grupos sociais. Quando este odu cair duas vezes, significa que algo muito bom esta em seu caminho chegando, tem sucesso, promo