duane Michals

UTFPR Duane Michals Lucas Miranda 2011 Duane Michals é um fotógrafo Americano, nascido na Pensivânia em 1932. Proven

Views 79 Downloads 2 File size 766KB

Report DMCA / Copyright

DOWNLOAD FILE

Recommend stories

Citation preview

UTFPR

Duane Michals Lucas Miranda

2011

Duane Michals é um fotógrafo Americano, nascido na Pensivânia em 1932. Proveniente de uma família de emigrantes eslovenos. Seu interesse pela arte começou aos seus 14 anos, quando frequentava aulas de pintura aquarela na Carnegie Institute em Pittsburgh. Em 1954 serviu o exército americano onde passou dois anos. Saindo de lá, ingressou na Parsons School of Design, com o objetivo de se tornar designer gráfico, mas parou o curso para trabalhar na area de publicação.

,duane

Michals

Em 1958 em uma viagem à Russia, Michals desenvolve sua paixão pela fotografia. Pegou uma câmera emprestada e fez vários retratos ao longo de sua viagem, o que resultou em sua primeira exposição pública, em Nova York, 1963. Durante anos Michals foi um fotógrafo comercial, e trabalhou para as revistas Esquire, Mademoiselle e Vogue. Como não tinha studio ele fazia os retratos em meio ao ambiente, o que gerava um enorme contraste com os outros fotógrafos da época , como Avedon e Irving Penn. Em 1968 foi contratado pelo governo mexicano para fazer a olímpiada de verão. Seus trabalhos foram expostos em 1970 no Museum of Modern Art de Nova York. E os retratos que ele havia tirado entre 1958 e 1988 vieram posteriormente a fazer parte do seu livro. Em 1983 Michals fez a arte do album Synchronicity da banda The Police e também do album Clouds Over Eden do Richard Barone em 1993.

INFLUÊNCIA Duane é reconhecido por duas inovações no contexto da fotografia. Primeiro por “contar histórias” através de sequências fotográficas, como em seu livro “sequences” de 1970. Segundo por escrever textos a mão nas proximidades da foto, o que transmitia conceitos e sentidos que a foto por sí só não era capaz de transmitir. Michals Duane se diz influenciado por inúmeros artistas, alguns deles, grandes nomes do surrealismo mundial, como, Balthus, William Blake, Lewis Carroll, Thomas Eakins, René Magritte e Walt Withman. As obras presentes no trabalhos desses artistas antes citados apresentam traços que percorrem todo o trabalho de Duane Michals. ALém de ser influenciado, Duane também deixou sua marca em trabalhos posteriores ao seu, como dos artistas David Levinthal e Francesca Woodman.

TEMÁTICA A obra de Duane Michals é repleta de misteriosidade e surrealismo. Muito por sua influência, a presensça do surreal em seus trabalhos é tão intensa que ele é conhecido como o fotógrafo que aproximou o real ao irreal. Também é possível notar em suas fotos a temática homossexual, como na série fotográfica “The Nature of Desire”, em que um modelo nu aparece em várias fotos, misturando o surrealismo, com o apelo erótico e ainda com textos escritos à mão pelo próprio michal.

SURREAL

As fotos de Duane Michals são fotos que chamam atenção pelo enquadramento e composição, isso se dá pelo pensamento que há por trás da foto. Nas fotos desse artista é nítida a preocupação com cada elemento. Nas fotos de Duane é fácil perceber alguns elementos que estão presentes na maioria, como espelhos que refletem com distorção, modelos masculinos e a foto preto e branco. É também bastante notável a utilização de um longo tempo de exposição para pode capturar borrões de movimento, como na série “The Boogeyman” onde em 6 quadros o casaco no cabide, como se ganhasse vida se levanta e carrega uma menina no colo.

TÉCNICA

Outra característica de seu trabalho, que também pode ser percebida no trabalho dos artistas influenciados, Francesca Woodman, é o alto contraste por luz e sombra. Devido ao fato de ser utilizado exclusivamente o preto e branco Michals utiliza dessa técnica para poder dar contornos nítidos e naturais as formas. Como mencionado anteriormente, a maioria dos trabalhos de duane utilizava a escrita nas margens da fotografia como parte da composição, e esse texto não era apenas para nomear a fotografia, as palavras expressavam sentindos que não era possível perceber apenas observando a imagem

ANÁLISE ANÁLISE DE OBRAS DE OBRAS

Na imagem abaixo temos um dos maiores exemplo do trabalho de Duane Michals onde a foto interage com o texto. Sendo esse um dos trabalhos de maior apelo erótico do autor, o texto sugere completa a imagem tornando tanto a imagem e o texto em um poema. O texto diz: “the most beautiful part o man’s body. I think it must be there, where the torso sits on, and into the hips, those twin delineating curves, feminine in grace, girdling the trunk, guiding the eyes downwards to their intersection, the point of pleasure”.

ANÁLISE ANÁLISE DE OBRAS DE OBRAS

A Obra a ser analisada agora é a série fotográfica “The Boogeyman”. Nela temos uma série de 6 quadros, onde um casaco preso a um cabide se move em direção a menina na cadeira. Com forte presença de surrealista essa é uma das séries mais famosas de Michals. Podemos perceber uma fotometria pouco subexposta e podemos supor que o movimento do casaco foi criado com base em uma queda do vestuário que foi capturada por uma alta velocidade de exposição, ou seja, pouco tempo.

ANÁLISE ANÁLISE DE OBRAS DE OBRAS

A foto “Dr. Duanus’ Famous Magic Act” de 1996, é outro exemplo de trabalho surrealista do Duane. Nessa foto ele trabalha a ilusão fotográfica e fotografa ele mesmo “puxando” uma cabeça para fora da cartola. Essa foto reflete a mente criativa e o porque de ser considerado um fotógrafo inusitado e extremamente criativo

ANÁLISE ANÁLISE DE OBRAS DE OBRAS

Mais uma sequeência fotográfica de Michals. Esse trabalho é um genial jogo de espelhos, onde do quadro “One” ao quadro “Six” pode-se perceber que a imagem anterior se encontra no espelho mostrado e tudo termina em um pequeno espelho segurado ou por um modelo ou pelo próprio Duane.

ANÁLISE ANÁLISE DE OBRAS DE OBRAS

A obra seguinte é, “The Unfortunate Man” 1978. Nesta obra o texto novamente é imporante, esse diz: “The unfortunate man could not touch the one he loved. It had been declared illegal by the law. Slowly his fingers became toes and his hands gradually became feet. He began to wear shoes on his hands to disguise his pain It never occurs to him to break the law.”. Essa obra reflete a opressão existente da sociedade perante ao homossexual, e os sapatos na mão fazem alusão ao texto, simbolisando a transformação em um animal de quatro patas, que está destinado a obedecer a lei, pois não teve coragem de quebrá-la

REFERÊNCIAS http://obviousmag.org/archives/2006/07/duane_michals_1.html http://www.fmopa.org/picpage_michals_magic-act.htm http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/photography--thetalking-picture-show-andrew-palmer-reviews-the-retrospective-of-thework-of-duane-michals-at-the-royal-photographic-society-in-bath1551621.html http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/photography--thetalking-picture-show-andrew-palmer-reviews-the-retrospective-of-thework-of-duane-michals-at-the-royal-photographic-society-in-bath1551621.html http://en.wikipedia.org/wiki/Duane_Michals