Bauhaus

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BAUHAUS QUANDO? 1919 – 1933

ONDE?

Weimar, Dessau, Berlim

QUEM?

Walter Gropius, Hannes Meyer, Mies van der Rohe

BAUHAUS

ALEMANHA ● A Primeira Guerra Mundial influenciou todo o processo do desenvolvimento industrial; ● A Alemanha saiu derrotada e destruída da Guerra, e viveu uma grande expectativa na reconstrução do seu parque industrial; ● A criação da nova república federal, com capital em Weimar, o governo provisório aceitou a proposta de Gropius para a criação da Bauhaus; ● 1919 - Integração: Escola de Artes e Ofícios + Escola de Belas-Artes; ● Tentativa de reformular a formação nas artes aplicadas.

Walter gropius Considerado um dos principais nomes da Arquitetura do século XX; ● Nasceu em 18 de maio de 1883 em Berlim, Alemanha; ● Estudou arquitetura de 1903 a 1907 no Technische Hochschule de Berlim e Munique; ● Em 1910 montou seu próprio escritório. ●

CARACTERÍSTICAS ● Rejeitava a simetria e hierarquia ● Foi Influenciado por Behrens (arquiteto prenunciador do modernismo) ● Usava muito vidro em suas obras

Fabrica fagus

Seu primeiro grande projeto, foi a Fábrica Fagus na Alemanha em 1911, que já apresentava elementos que caracterizariam sua obra: estrutura metálica e vidro.

Impington Village College

Pressionado pelo nazismo, abandona o país em 1934 e vai para a Inglaterra, onde projeta fábricas e prédios estatais; ● Como o Impington Village College, Cambridgeshire, Inglaterra, em 1936. ●

Pan Am Em 1937 é nomeado professor da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, país no qual se fixa e executa várias obras, algumas em colaboração com Marcel Breuer; ●

Nos Estados Unidos, começou a desenvolver arranha-céus, criando conceitos arquitetônicos que seriam exaustivamente copiados nas décadas seguintes ●

Uma das obras mais importantes do fim da sua carreira foi o Edifício da PAN AM, com 59 andares, prismático, em Nova Iorque (1958 – 1963) ●

Morre em 5 de julho de 1969 em Boston ●

O que? Crítica ao modo de ensino da época: a academia separava o artista do mundo da indústria e do artesanato; ● Educar uma geração de indivíduos de talentos adaptados para o trabalho na indústria e no artesanato; ● Uma escola para o estudo e pesquisa de melhor qualidade de produção industrial e da experiência com o novo; ● Através da união de arte aplicada e belas-artes, romper a barreira existente entre artista e artesão; ● Estava lançada a esperança da arte aplicada junto à época mecânica moderna de conceber um mundo melhor, mais igualitário, com mais conforto e humanismo. ●

“Formamos uma única comunidade de artífices, sem a distinção de classe que levanta uma arrogante barreira entre o artesão e o artista. Juntos conceberemos e criamos o novo edifício do futuro, que reunirá arquitetura, escultura e pintura numa única unidade, e que um dia será levantado contra o céu pelas mãos de milhares de trabalhadores como o símbolo de cristal de uma nova fé.” Walter Gropius

Como? Agregar pessoas e propostas das mais diversas tendências; ● Profissionais de diversas áreas (pintura, design, arquitetura, fotografia...) e de diversas nacionalidades passaram pela Bauhaus; ● Nova pedagogia que visava inserir aos poucos o artesanato na indústria, e com isso recuperar os valores da antiga tradição clássica e introduzi-los no ciclo vital da sociedade moderna; ● Mais importante que formar um profissional, a Bauhaus procurava formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. ●

“O mundo mecanizado está privado da vida, e só se adapta às máquinas inanimadas. Enquanto a economia mecanizada permanecer como um fim em si mesmo ao invés de um meio para a liberação do espírito do fardo do trabalho material, o indivíduo permanecerá escravizado e a sociedade em desordem.” Walter Gropius

AS FASES Do ponto de vista pedagógico, a escola passou por diversas mutações, com trocas frequentes de docentes, de cursos e de enfoques; ● Divide-se em 3 fases. ●

De acordo com a ascendência de professores individuais: - 1ª Fase: Walter Gropius (1919-1928) - 2ª Fase: Hannes Meyer (1928-1930) - 3ª Fase: Mies van der Rohe (1930-1933)



Walter Gropius

De acordo com as fases da escola: - Fase de fundação (Weimar, 1919-1923) - Fase de consolidação (Dessau, 1923-1928) Van der Rohe - Fase de desintegração (Dessau e Berlim, 1928-1933)





A escola sempre foi dominada por um ideário socialista.

Hannes Meyer

Weimar Fase de fundação – 1919 a 1923; ● Direção de Walter Gropius; ● “Inventar construindo e respirar descobrindo” ● Presença do professor Johannes Itten – libertar criatividade individual e permitir com que o aluno trabalhasse com sua especialidade específica; ● Cada oficina tinha dois líderes: mestre da forma e mestre artesão; ● Moholy-Nagy: Influencias do Construtivismo Russo e De Stijl. ●

Casa Sommerfeld, 1922

Casa Experimental Bauhaus, 1923

dessau Fase de consolidação – 1923 a 1928; ● Ameaçada de dissolução pela forte oposição dos conservadores às suas inovações, a escola mudou-se em 1925 para Dessau; ● Gropius recebe da administração de Dessau o encargo de projetar a nova sede do instituto, que por si só, já é um manifesto da arquitetura moderna; ● Produção industrial voltada para atender as necessidades sociais de uma camada mais ampla da população. Produtos acessíveis e funcionais. ● 1927: Formação do departamento de arquitetura por Hannes Meyer – formação sistemática e científica da arquitetura; ● 1928: Saída de Walter Gropius, direção ocupada por Hannes Meyer ●

“A Bauhaus, que criei há nove anos, está agora com bases sólidas, tal como demonstra a crescente consideração e o constante aumento do número dos estudantes. Por esta razão, é a minha convicção que chegou, para mim, o tempo de deixar a direção da Bauhaus para os colaboradores aos quais estou por sólidos laços pessoais e de interesses comuns.” Walter Gropius

MEYER Organizou a Bauhaus em quatro departamentos principais: arquitetura, publicidade, produção em madeira e metal, e têxteis; ● Defendeu o engajamento social dos arquitetos e designers; ● O objetivo da arquitetura devia de ser o bem-estar das pessoas; ● Tecnicismo e racionalismo evidenciado; ● Sua posição esquerdista não era bem vinda pelas autoridades, sendo então substituído, em 1930, por Mies van der Rohe; ● O fator social e humano era tão determinante para ele que, após deixar o cargo, transferiu-se para Moscou com propósito de contribuir para a consecução dos objetivos da revolução comunista. ●

As aulas de Meyer eram baseadas no seu profundo conhecimento da construção. Para ele, construir era um processo elementar que exigia considerar as necessidades humanas — biológicas, intelectuais, espirituais e físicas. Por isso, era necessário tomar em consideração a totalidade da existência humana.

Berlim Fase de desintegração, 1928 a 1933; ● Após a saída de Hannes Meyer, numa tentativa de manter a Bauhaus, o prefeito de Dessau nomeou a direção a Mies van der Rohe; ● Propunha uma integração entre arquitetura e design, projetando, dessa forma, o mobiliário como componente integrantes do espaço interior dos edifícios; ● Sob pressão dos Nazistas, a Bauhaus em Dessau foi fechada, mas um pequeno grupo de professores e alunos continuou ativo em Berlim a partir de 1932 até seu fechamento definitivo em 1933; ● Ao ter suas atividades encerradas pelo partido nazista em 1933, a Bauhaus já havia contribuído, com suas referências estéticas e culturais, para uma grande parte da produção industrial da era moderna. ●

“É nosso objetivo formar arquitetos que dominem todas as áreas de arquitetura, de pequenos apartamentos e planeamento urbano não inerente a construção em si, mas do “design” de interiores, até aos tecidos.” Mies van der Rohe

O edificio “A cidade de Dessau aprovou a construção de um edifício conjunto para alojar a já existente escola de artes e ofícios e a escola que agora seria dirigida pela Bauhaus; foi igualmente aprovada a construção de casas independentes e um bloco de apartamentos – estúdios para estudantes.”

O edificio O edifício da Bauhaus em Dessau, concebido por Gropius, é o símbolo mais representativo dos princípios da escola, constituindo um exemplo do funcionalismo preconizado por ele. Tanto estudantes como professores envolveram-se no projeto, podendo-se dizer que a sua construção foi uma obra de colaboração entre todos os departamentos, assumindo na íntegra os seus objetivos.

O edificio “A claridade rigorosa com a qual Gropius isolou as diferentes funções e tentou ilustrar a sua natureza, através de materiais e do “design”, torna o edifício Bauhaus, um dos mais importantes e com maior influência do século XX.” – Magclalena Droste.

O edificio

“É uma construção complexa, como complexa é a vida que dentro dela deve se desenrolar: abrange um corpo para a escola e um para os laboratórios, ligados por uma ponte suspensa onde estão localizados os escritórios administrativos; um corpo baixo com amplos ambientes para a vida comum e uma ala com cinco andares de salas-estúdios para os estudantes.”

p

BAUHAUS

Em 1945, o prédio da escola foi parcialmente destruído durante um bombardeio em Dessau. O prédio foi restaurado em 1976 e reaberto ao público. Parte escola, parte museu. ●