Sistema Hornbostel Sachs

SISTEMA DE DIVISÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS (HORNBOSTEL-SACHS) A CLASSIFICAÇÃO DE ERICH VON HORNBOSTEL E CURT SACHS A

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SISTEMA DE DIVISÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS (HORNBOSTEL-SACHS)

A CLASSIFICAÇÃO DE ERICH VON HORNBOSTEL E CURT SACHS A classificação dos instrumentos que hoje é universalmente aceite como a mais científica e lógica é a classificação de Erich von Hornsbostel (1877-1935) e Curt Sachs (1881-1959). Para Hornbostel, tudo aquilo em que possa ser produzido som intencionalmente deve contar como instrumento musical. Hornsbostel e Sachs basearam-se em princípios acústicos, no modo como os instrumentos produzem som. O seu sistema foi proposto em 1914 e é hoje aceite na generalidade.

IDIOFONES O som é produzido pelo próprio corpo do instrumento (idios = próprio), feito de materiais elásticos naturalmente sonoros, sem estarem submetidos a tensão. I.

Idiofones percutidos O som é obtido sujeitando o corpo vibrante a um choque I.1.

Idiofones indirectamente percutidos Quando a percussão se produz indirectamente sacudindo os corpos dentro do instrumento ou junto a ele: - sistros - guizos - maracas

I.2.

Idiofones directamente percutidos Sempre que se se utilizam pares ou partes dos instrumentos percutindo-os entre si - clavas, pratos, castanholas, estalo ou chicote, triângulo, gong, temple-blocks e todos os instrumenots com baqueta

II.

Idiofones beliscados O som é produzido pela flexão de uma lâmina - berimbau ou guimbarda, caixas de música, sansa (Zaire)

III. Idiofones assoprados - recipiente de vidro cujo fundo se põe em vibração soprando

IV. idiofones friccionados - reco-reco - violino de pregos - matracas - cegarrega - harmónica de vidro

AEROFONES São instrumentos aerofones todos aqueles em que o som é produzido pela vibração do ar. Na maior parte destes instrumentos o sopro é produzido pelo instrumentista, em oposição a outros cuja provisão mecânica do ar, nos orgãos e instrumentos da família das harmónicas, é estabelecida a partir de um teclado. Estes instrumentos estão agrupados segundo a forma de emissão do som. I.

Instrumentos de bocal I.1.

Trompas (Bocal de bacia cónica) - tuba wagneriana

I.2.

Trompetes (Bocal de bacia esférica) - trombone, cornetim, tuba

II.

Flautas II.1. Flautas rectas (de embocadura de apito ) - flautas de bisel II.2. Flautas travessas (de embocadura simples) - flauta transvessal, flauta de Pã

III. Instrumentos de palheta III.1. Oboés - fagote e contra-fagote III.2. Clarinetes - saxofone III.3. Gaitas Os tubos maiores têm uma palheta de cana no seu interior, produzindo em cada um dos tubos um som grave. No séc. XVII era muito popular, entre a aristocracia da corte francesa, uma pequena gaita-de-foles chamada musette

IV. Orgão e instrumentos parecidos (com embocadura de palheta e com embocadura de bisel) - regal - acordeão - harmónio - gaita de beiços MEMBRANOFONES O som é produzido por uma membrana esticada I.

Tambores de percussão I.1.

Tambores de percussão directa I.1.1

- timbales, algumas congas, bongos, tablas (Distinguem-se pelo seu corpo hemisférico e, regra geral, o som que produzem tem uma altura mais definida que o dos restantes tambores)

I.2.

I.1.2

- pandeiretas

I.1.3

- tambores cilíndricos

Tambores de percussão indirecta - tambores matracas

II.

Tambores friccionados São caracterizados pelo facto de a membrana ser posta em vibração através de um pau ou corda que a ela está presa - sarronca

III. Mirlitons Uma membrana vibra por simpatia, amplificando e distorcendo os sons produzidos pela voz, conferindo-lhes um timbre anasalado; assim não são propriamente geradores, mas apenas modificadores de sons - kazoos CORDOFONES O som é produzido por uma corda tensa I.

Cordofones simples Cítaras (são cordas esticadas em cima de um suporte. O feitio da base determina o 1º Grupo ou o 2º Grupo)

I.1.

Cítharas rectangulares I.1.

Com trastes (com diapasão) - cítharas de concerto (29 trastes e 5 cordas)

I.2.

Sem trastes (sem diapasão) - saltério

(é constituído por uma caixa de madeira com orifícios sonoros, estando as cordas esticadas paralelamente à caixa e fixas paralelamente em ambos os lados por cravelhas. Pode apresentar várias formas: trapezoidal, triangular ou com os lados encurvados. As cordas são beliscadas com os dedos ou com plectros)

- dulcimer (a partir do séc. XVI o saltério dá origem ao dulcimer, tocado com martelos). I.1.2.A.

Sem teclado

I.1.2.B.

Com teclado - clavicórdio - cravo (várias cordas por nota; também com pedais) - virginais (uma corda por nota; cordas paralelas ao teclado. Construiu se nos séc. XVI e XVII, especialmente nos Países Baixos e em Inglaterra) - espineta (uma corda por nota; trapezoidal, triangular ou pentagonal; foi difundido na Itália e na Alemanha)

I.2.

Cítharas sobrecompridas - bina

II.

Cordofones compostos II.1. - liras (o phorminx grego é o instrumento mais antigo da família das liras) II.2. - trombeta marina (só tem uma corda. O arco coloca-se entre o dedo e o cravelhame. Esteve em muito em voga na Europa do séc. XV ao séc. XVIII) II.3. - harpas II.4. Instrumentos com escala e ressonador II.4.1.

Instrumentos com cavalete e botão II.4.1.A

- rebeque (instrumento medieval)

II.4.1.B

- sanfona (as cordas são friccionadas por uma roda de madeira enresinada, posta em rotação por uma manivela que se situa na extremidade da caixa. As cordas passam por cima dessa roda, que ao friccioná-las as põe a vibrar)

II.4.1.C

- viola, violino (o braço distingue-se do resto do corpo)

II.4.1.D

- cistre (cordas beliscadas, em ordens de duas ou três. Distingue-se por uma caixa periforme, tendo as costas planas. Tem trastos e o seu cravelhame pode ser em forma de foice ou de pá. No tampo tem uma abertura central, tapada por uma roseta.

II.4.2.

Instrumentos com barra - violão - guitarra - alaúdes

ELECTROFONES O som é produzido a partir da variação de intensidade de um campo electromagnético