REVISAO GERALFISICA1 EEAR

CURSO Profº Emilson Moreira REVISÃO GERAL DE FÍSICA 1. Um atleta arremessa um dardo sob um ângulo de 45° com a horizonta

Views 106 Downloads 15 File size 199KB

Report DMCA / Copyright

DOWNLOAD FILE

Recommend stories

Citation preview

CURSO Profº Emilson Moreira REVISÃO GERAL DE FÍSICA 1. Um atleta arremessa um dardo sob um ângulo de 45° com a horizontal e, após um intervalo de tempo t, o dardo bate no solo 16 m à frente do ponto de lançamento. Desprezando a resistência do ar e a altura do atleta, o intervalo de tempo t, em segundos, é um valor mais próximo de: Dados: g = 10 m/s£ e sen 45° = cos 45° ¸ 0,7 a) 3,2

b) 1,8

c) 1,2

d) 0,8

e) 0,4

2. Um móvel percorre um trajeto AB em 3 etapas, conforme figura:

Sendo: AX=XX‚=X‚B No primeiro trecho o velocímetro marca v•, no segundo trecho o velocímetro acusa v‚ e, na última X‚B, acusa vƒ. Sendo v, v‚ e vƒ constantes, podemos concluir que a velocidade média no trajeto AB pode ser dada por: a) (v + v‚ + vƒ) / 3 b) (v v‚ vƒ) / (vv‚ + vvƒ + v‚vƒ) c) (3v v‚ vƒ) / (vv‚ + vƒv + v‚vƒ)

e) (vv‚ + vvƒ + v‚vƒ) / (v v‚ vƒ) 3. Em qual das alternativas a seguir o movimento é regressivo acelerado? a) v > 0 e at > 0 b) v < 0 e at > 0 c) v < 0 e at < 0 d) v > 0 e at < 0 e) v > 0 e at = 0 4. Um veículo com velocidade constante de V km/h percorre S km em um intervalo de tempo de T horas, sendo T diferente de 1. Considere que T, V e S estejam em progressão geométrica, nessa ordem. A alternativa que indica a relação entre o espaço percorrido S e a velocidade V é: b) ËS = V£

Nome da Matéria

c) ËS = V

6. Uma automóvel realiza uma curva de raio 20m com velocidade constante de 72km/h. Qual é a sua aceleração durante a curva? a) 0 m/s£ b) 5 m/s£ c) 10 m/s£ d) 20 m/s£ e) 3,6 m/s£ 7. A velocidade máxima permitida em uma auto-estrada é de 110 km/h (aproximadamente 30 m/s) e um carro, nessa velocidade, leva 6s para parar completamente. Diante de um posto rodoviário, os veículos devem trafegar no máximo a 36 km/h (10 m/s). Assim, para que carros em velocidade máxima consigam obedecer o limite permitido, ao passar em frente do posto, a placa referente à redução de velocidade deverá ser colocada antes do posto, a uma distância, pelo menos, de a) 40 m

d) (vv‚ + vvƒ + v‚vƒ) / (3v v‚ vƒ)

a) S = V¤

5. Em relação ao movimento de uma partícula, é CORRETO afirmar que: a) sua aceleração nunca pode mudar de sentido, sem haver necessariamente mudança no sentido da velocidade. b) sua aceleração nunca pode mudar de direção sem a mudança simultânea de direção da velocidade. c) quando sua velocidade é nula em um determinado instante, a sua aceleração será necessariamente nula neste mesmo instante. d) um aumento no módulo da sua aceleração acarreta o aumento do módulo de sua velocidade. e) quando sua velocidade é constante, a sua aceleração também é constante e não nula.

d) ¤ËS = ËV

b) 60 m

c) 80 m

d) 90 m

e) 100 m

8. Numa operação de salvamento marítimo, foi lançado um foguete sinalizador que permaneceu aceso durante toda sua trajetória. Considere que a altura h, em metros, alcançada por este foguete, em relação ao nível do mar, é descrita por h = 10 + 5t - t£, em que t é o tempo, em segundos, após seu lançamento. A luz emitida pelo foguete é útil apenas a partir de 14 m acima do nível do mar. O intervalo de tempo, em segundos, no qual o foguete emite luz útil é igual a: a) 3 b) 4

c) 5

d) 6

9. A roda de um carro tem diâmetro de 60 cm e efetua 150 rotações por minuto (150rpm). A distância percorrida pelo carro em 10s será, em centímetros, de: a) 2000™ b) 3000™ c) 1800™

d) 1500™

1

10. Os relógios analógicos indicam as horas por ponteiros que giram com velocidade angular constante. Pode-se afirmar que a velocidade angular do ponteiro dos minutos é a) 60™ rad/h b) 1800™ rad/s c) (1/1800)™ rad/h d) ™/30 rad/min e) 60™ rad/min 13. Considere as seguintes grandezas físicas mecânicas: TEMPO, MASSA, FORÇA, VELOCIDADE e TRABALHO. Dentre elas, têm caráter vetorial apenas a) força e velocidade. b) massa e força. c) tempo e massa. d) velocidade e trabalho. e) tempo e trabalho. 14. Analise as seguintes afirmações.

17. Em um laboratório de Física, Agostinho realiza o experimento representado, esquematicamente, na figura a seguir. Agostinho segura o bloco K sobre uma mesa sem atrito. Esse bloco está ligado por um fio a um outro bloco, L, que está sustentado por esse fio. Em um certo momento, Agostinho solta o bloco K e os blocos começam a se movimentar. O bloco L atinge o solo antes que o bloco K chegue à extremidade da mesa. Despreze as forças de atrito. Assinale a alternativa cujo gráfico MELHOR descreve a velocidade do bloco K em função do tempo, desde o instante em que é solto até chegar próximo à extremidade da mesa.

I - Duas pessoas sentadas em um mesmo automóvel podem estar se deslocando em relação à estrada com diferentes velocidades lineares. II - Um corpo é deixado cair livremente de uma altura h acima do solo horizontal e outro é lançado horizontalmente, no mesmo instante e a partir da mesma altura h acima do solo, com grande velocidade. Desprezando-se o efeito das forças que o ar exerce sobre eles, atingirão o solo ao mesmo tempo. III - Quando o módulo da velocidade de um móvel for constante, este móvel não possui aceleração. Quais afirmações estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III.

18. O gráfico a seguir representa a posição em função do tempo de um automóvel e de um ônibus que se movem por uma via plana e reta.

16. A função que descreve a dependência temporal da posição S de um ponto material é representada pelo gráfico a seguir.

Um observador faz as seguintes afirmações relativas ao trajeto apresentado: (RAMALHO JÚNIOR, Francisco et alii. "Os fundamentos da física. São Paulo: Moderna, 1993.) Sabendo que a equação geral do movimento é do tipo S = A + B.t + C.t£, os valores numéricos das constantes A, B e C são, respectivamente:

I - O automóvel move-se com velocidade constante. II - Acontecem duas ultrapassagens. III - O ônibus apresenta aceleração.

a) 0, 12, 4 b) 0, 12, -4 c) 12, 4, 0 d) 12, -4, 0

Podemos afirmar que: a) apenas as afirmações I e II estão corretas. b) todas as afirmações estão corretas. c) apenas as afirmações I e III estão corretas. d) apenas as afirmações II e III estão corretas. e) apenas a afirmação I está correta.

FÍSICA

2/2

19. Responder à questão com base nos quatro gráficos a seguir, relacionados ao movimento de um corpo. A força indicada nos gráficos 3 e 4 é a resultante no sentido do movimento.

As áreas hachuradas nos gráficos são numericamente iguais, respectivamente, à a) variação da velocidade, variação da aceleração, trabalho e impulso. b) variação da energia cinética, variação da energia potencial, impulso e variação da quantidade de movimento. c) variação da energia cinética, variação da energia potencial, trabalho e potência. d) variação da velocidade, variação da aceleração, variação da força e potência. e) distância percorrida, variação da velocidade, variação da energia cinética e variação da quantidade de movimento linear. 20. De acordo com a terceira lei de Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é: a) elas agem em objetos diferentes. b) elas não estão sempre na mesma direção. c) elas atuam por um longo período de tempo. d) elas não estão sempre em sentidos opostos. 21. É freqüente observarmos, em espetáculos ao ar livre, pessoas sentarem nos ombros de outras para tentar ver melhor o palco. Suponha que Maria esteja sentada nos ombros de João que, por sua vez, está em pé sobre um banquinho colocado no chão. Com relação à terceira lei de Newton, a reação ao peso de Maria está localizada no: a) chão b) banquinho c) centro da Terra d) ombro de João

FÍSICA

22. Quanto à figura a seguir, podemos afirmar que:

a) não existe atrito b) a aceleração do corpo B é o dobro da aceleração do corpo A c) a força normal do corpo A é o dobro da força normal em B d) a força que o fio exerce no corpo A é o dobro da força que o fio exerce no corpo B e) a aceleração do corpo B é a metade da aceleração do corpo A 23. Da base de um plano inclinado de ângulo š com a horizontal, um corpo é lançado para cima escorregando sobre o plano. A aceleração local da gravidade é g. Despreze o atrito e considere que o movimento se dá segundo a reta de maior declive do plano. A aceleração do movimento retardado do corpo tem módulo a) g

b) g/cosš

c) g/senš

d) g cosš

e) g senš

24. A figura representa um corpo de massa 10 kg apoiado em uma superfície horizontal. O coeficiente de atrito entre as superfícies em contato é 0,4. Em determinado instante, é aplicado ao corpo uma força horizontal de 10 N.

Considere g = 10 m/s£ e marque a alternativa correta: a) A força de atrito atuante sobre o corpo é 40 N. b) A velocidade do corpo decorridos 5 s é 10 m/s. c) A aceleração do corpo é 5 m/s£. d) A aceleração do corpo é 2 m/s£ e sua velocidade decorridos 2 s é 5 m/s. e) O corpo não se movimenta e a força de atrito é 10 N.

3/2

25. Em uma situação real atuam sobre um corpo em queda o seu peso e a força de atrito com o ar. Essa última força se opõe ao movimento do corpo e tem o módulo proporcional ao módulo da velocidade do corpo. Com base nestas informações, é CORRETO afirmar que:

28. Um sistema mecânico é formado por duas polias ideais que suportam três corpos A, B e C de mesma massa m, suspensos por fios ideais como representado na figura. O corpo B está suspenso simultaneamente por dois fios, um ligado a A e outro a C.

a) a energia mecânica do corpo em queda é conservada. b) a aceleração do corpo em queda é constante. c) para uma queda suficientemente longa, a força de atrito atuando no corpo torna-se maior do que o peso do corpo. d) para uma queda suficientemente longa, a resultante das forças sobre o corpo tende a zero. e) a aceleração do corpo em queda cresce continuamente. 26. Certa mola, presa a um suporte, sofre alongamento de 8,0cm quando se prende à sua extremidade um corpo de peso 12N, como na figura 1. A mesma mola, tendo agora em sua extremidade o peso de 10N, é fixa ao topo de um plano inclinado de 37°, sem atrito, como na figura 2.

Podemos afirmar que a aceleração do corpo B será: a) zero b) g/3 para baixo c) g/3 para cima d) 2g/3 para baixo e) 2g/3 para cima 29. Você segura um lápis verticalmente como indica a figura a seguir. Sobre as três forças FÛ, F½ e FÝ que atuam sobre o lápis, assinale a alternativa INCORRETA:

Neste caso, o alongamento da mola é, em cm; a) 4,0 b) 5,0 c) 6,0 d) 7,0 e) 8,0 27. Uma partícula executa um movimento circular uniforme. É correto afirmar que a força resultante que age na partícula a) não realiza trabalho. b) tem intensidade nula. c) é a força-peso da partícula. d) é tangente à trajetória, em cada ponto. e) é diretamente proporcional à velocidade da partícula.

a) O valor máximo de FÝ não depende do módulo de FÛ. b) FÝ pode ser identificada como uma força de atrito estático. c) Uma das condições de equilíbrio estático do lápis é FÝ=F½ / 2. d) Caso o coeficiente de atrito estático entre os dedos e o lápis fosse nulo, este não poderia permanecer em equilíbrio, qualquer que fosse o módulo de FÛ. e) F½ pode ser identificada com a força-peso do lápis. 30. Se você levar em conta a rotação da Terra, em que pontos da superfície do planeta a força normal entre uma pessoa e a superfície horizontal tem módulo igual ao peso da pessoa? a) Nos pólos. b) Nos pontos a 45° de latitude norte e sul c) Nos pontos sobre o equador. d) Em todos os pontos. .

FÍSICA

4/2

31. Conta-se que Newton teria descoberto a lei da gravitação ao lhe cair uma maça na cabeça. Suponha que Newton tivesse 1,70m de altura e se encontrasse em pé e que a maça, de maça 0,20kg, tivesse se soltado, a partir do repouso, de uma altura de 3,00m do solo. Admitindo g=10m/s£ e desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar que a energia cinética da maça, ao atingir a cabeça de Newton, seria, em joules, de a) 0,60.

b) 2,00.

c) 2,60. d) 6,00.

e) 9,40.

32. A figura a seguir representa um motor elétrico M que eleva um bloco de massa 20kg com velocidade constante de 2m/s. A resistência do ar é desprezível e o fio que sustenta o bloco é ideal. Nessa operação, o motor apresenta um rendimento de 80%. Considerando o módulo da aceleração da gravidade como sendo g=10m/s£, a potência dissipada por este motor tem valor:

35. O comandante de um jumbo decide elevar a altitude de vôo do avião de 9000m para 11000m. Com relação a anterior, nesta 2• altitude: a) a distância do vôo será menor. b) o empuxo que o ar exerce sobre o avião será maior. c) a densidade do ar será menor. d) a temperatura externa será maior. e) a pressão atmosférica será maior. 36. Uma mangueira de plástico transparente, contendo um pouco d'água, é suspensa por duas extremidades, junto a uma parede vertical, ficando sua parte central apoiada em um prego (P). As figuras mostram três situações para a mangueira, com diferentes configurações para a água em seu interior.

Das situações apresentadas, é (são) possível (eis): a) apenas a I. b) apenas a II. c) apenas a I e a II. d) apenas a I e a III. e) a I, a II e a III.

a) 500 W b) 400 W

c) 300 W

d) 200 W e) 100 W

33. No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se: "Valor energético: 1.509kJ por 100g (361kcal)". Se toda energia armazenada em uma lata contendo 400g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de 10kg, a altura atingida seria de aproximadamente: Dado: g=10m/s£ a) 25cm. b) 15m. c) 400m. d) 2km. e) 60km.

37. A figura a seguir representa uma garrafa emborcada, parcialmente cheia de água, com a boca inicialmente vedada por uma placa S. Removida a placa, observa-se que a altura h da coluna de água aumenta. Sendo P‹ e PŒ as pressões na parte superior da garrafa com e sem vedação, e P a pressão atmosférica, podemos afirmar que a) P = P‹ - PŒ b) P‹ > P c) P = (P‹ + PŒ)/2 d) PŒ < P‹ e) P > PŒ

34. Uma bola de borracha de 1kg é abandonada da altura de 10m. A energia perdida por essa bola ao se chocar com o solo é 28J. Supondo g=10m/s£, a altura atingida pela bola após o choque com o solo será de: a) 2,8 m b) 4,2 m c) 5,6 m d) 6,8 m

FÍSICA

e) 7,2 m

5/2

38. O recipiente representado pela figura contém um líquido homogêneo, incompreenssível e em equilíbrio, com densidade de 0,75g/cm¤. A diferença de pressão hidrostática entre um ponto no fundo do recipiente (M) e outro na superfície (N) vale 3,0.10¤N/m£. Adotando g=10m/s£, a profundidade do líquido (h), em cm, vale a) 10 b) 20 c) 30 d) 35 e) 40

43. "Com um forte chute, um jogador desperdiça um pênalti: a bola bate na trave e retorna no sentido oposto. A torcida chegou a ouvir o som do impacto da bola contra a trave."

39. Próximo aos pólos da Terra, podemos observar a presença de icebergs nos oceanos, dificultando a navegação, uma vez que grande parte deles está submersa e não pode ser vista pelo navegador.

44. Um fio, cujo limite de resistência é de 25N, é utilizado para manter em equilíbrio, na posição horizontal, uma haste de metal, homogênea, de comprimento AB=80cm e peso=15N. A barra é fixa em A, numa parede, através de uma articulação, conforme indica a figura a seguir.

Com base no texto anterior, podemos afirmar que, no choque da bola contra a trave: a) a quantidade de movimento da bola se conservou. b) a quantidade de movimento da bola aumentou. c) a energia mecânica da bola se conservou. d) parte da energia mecânica da bola foi dissipada. e) a soma da quantidade de movimento com a energia mecânica da bola permaneceu constante.

Dados: densidade aproximada da água do mar: 1,0 g/cm¤ densidade aproximada do gelo: 0,9 g/cm¤ A fração do iceberg que pode ser observada pelo navegador é a) 0,9.

b) 0,1.

c) 0,2.

d) 0,8.

40. Se os módulos das quantidades de movimento de dois corpos são iguais, necessariamente eles possuem a) mesma energia cinética. b) velocidade de mesmo módulo. c) módulos das velocidades proporcionais às suas massas. d) mesma massa e velocidades de mesmo módulo. e) módulos das velocidades inversamente proporcionais às suas massas. 41. Um corpo de massa 2,0kg move-se com velocidade constante de 10m/s quando recebe um impulso, em sentido oposto, de intensidade 40N.s. Após a ação do impulso o corpo passa a se mover com velocidade de a) 0,5 m/s, no sentido oposto do inicial. b) 0,5 m/s, no mesmo sentido inicial. c) 5,0 m/s, no sentido oposto do inicial. d) 10 m/s, no mesmo sentido inicial. e) 10 m/s, no sentido oposto do inicial. 42. Dois patinadores de mesma massa deslocam-se numa mesma trajetória retilínea, com velocidades respectivamente iguais a 1,5m/s e 3,5m/s. O patinador mais rápido persegue o outro. Ao alcançá-lo, salta verticalmente e agarra-se às suas costas, passando os dois a deslocar-se com velocidade v. Desprezando o atrito, calcule o valor de v. a) 1,5m/s. b) 2,0m/s. c) 2,5m/s. d) 3,5m/s. e) 5,0m/s.

FÍSICA

A menor distância x, para a qual o fio manterá a haste em equilíbrio, é: a) 16cm b) 24cm

c) 30cm

d) 36cm

e) 40cm

45. Um bloco de peso P é suspenso por dois fios de massa desprezível, presos a paredes em A e B, como mostra a figura adiante. Pode-se afirmar que o módulo da força que tenciona o fio preso em B, vale: a) P/2. b) P/Ë2. c) P. d) Ë2 P. e) 2 P.

6/2

46. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim, a razão entre os períodos de revolução, T e T‚, de Marte e de Mercúrio, respectivamente, vale aproximadamente: a) T/T‚ = 1/4 b) T/T‚ = 1/2 c) T/T‚ = 2 d) T/T‚ = 4 e) T/T‚ = 8 47. Considere um satélite artificial em orbita circular. Duplicando a massa do satélite sem alterar o seu período de revolução, o raio da órbita será: a) duplicado. b) quadruplicado. c) reduzido à metade. d) reduzido à quarta parte. e) o mesmo. 48. A figura a seguir representa a órbita elíptica de um cometa em trono do sol. Com relação aos módulos das velocidades desse cometa nos pontos I e J, v‹ e vŒ, e aos módulos das acelerações nesses mesmos pontos, a‹ e aŒ, pode-se afirmar que a) v‹ < vŒ e a‹ < aŒ b) v‹ < vŒe a‹ > aŒ c) v‹ = vŒ e a‹ = aŒ d) v‹ > vŒ e a‹ < aŒ e) v‹ > vŒ e a‹ > aŒ

49. Sendo Mt a massa da Terra, G a constante universal da gravitação e r a distância do centro da Terra ao corpo, pode-se afirmar que o módulo da aceleração da gravidade é dada por: a) g = GMt/r b) g = GMt/r£ d) g = Gr/Mt e) g = r/GMt

c) g = GMt/r¤

50. Um próton em repouso tem uma massa igual a 1,67×10-£¨kg e uma carga elétrica igual a 1,60×10-¢ªC. O elétron, por sua vez, tem massa igual a 9,11×10-¤¢kg. Colocados a uma distância d, um do outro, verifica-se que há uma interação gravitacional e uma interação eletromagnética entre as duas partículas. Se a constante de gravitação universal vale 6,67×10-¢¢Nm£/kg£, pode-se afirmar que a relação entre a atração gravitacional e elétrica, entre o próton e o elétron, vale aproximadamente: a) 4,4 × 10-¢¦ c) 4,4 × 10-¥¦

FÍSICA

b) 4,4 × 10-¤¡ d) 4,4 × 10-¥¡

15. Recentemente, o PAM (Programa Alimentar Mundial) efetuou lançamentos aéreos de 87 t de alimentos (sem uso de pára-quedas) na localidade de Luvemba, em Angola. Os produtos foram ensacados e amarrados sobre placas de madeira para resistirem ao impacto da queda. www.angola.org. A figura ilustra o instante em que um desses pacotes é abandonado do avião. Para um observador em repouso na Terra, o diagrama que melhor representa a trajetória do pacote depois de abandonado, é : a) I b) II c) III d) IV e) V

11. A figura a seguir mostra a trajetória da bola lançada pelo goleiro Dida, no tiro de meta. Desprezando o efeito do ar, um estudante afirmou:

I. A aceleração vetorial da bola é constante. II. A componente horizontal da velocidade da bola é constante. III. A velocidade da bola no ponto mais alto de sua trajetória é nula. Destas afirmativas, é(são) correta(s) somente: a) I b) II c) I e II d) II e III

e) zero

7/2

GABARITO

32. [E] 33. [E]

1. [B] 2. [C] 3. [C] 4. [D] 5. [B] 6. [D] 7. [C] 8. [A] 9. [D] 10. [D] 11. [C] 12. [A] 13. [A] 14. [D] 15. [E] 16. [D] 17. [A]

34. [E] 35. [C] 36. [A] 37. [E] 38. [E] 39. [B] 40. [E] 41. [E] 42. [C] 43. [D] 44. [B] 45. [D] 46. [E] 47. [E] 48. [E] 49. [B] 50. [D]

18. [B] 19. [E] 20. [A] 21. [C] 22. [E] 23. [E] 24. [E] 25. [D] 26. [A] 27. [A]

Estude sempre e muito.

28. [C]

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” (Jeremias 29.13-14)

29. [A] 30. [A] 31. [C]

FÍSICA

8/2