Rel (15759 1 2)

Estufa de cultura ECB Modelos: ECB-0, ECB-1, ECB-2 e ECB-3 MANUAL DO USUÁRIO Estufa de cultura ECB Modelos: ECB-0, ECB

Views 71 Downloads 0 File size 1MB

Report DMCA / Copyright

DOWNLOAD FILE

Recommend stories

Citation preview

Estufa de cultura ECB Modelos: ECB-0, ECB-1, ECB-2 e ECB-3

MANUAL DO USUÁRIO

Estufa de cultura ECB Modelos: ECB-0, ECB-1, ECB-2 e ECB-3

MANUAL DO USUÁRIO

JUNHO 2006 Revisão - 02

Nenhuma parte deste manual poderá ser copiada ou transmitida por qualquer meio e para qualquer finalidade sem autorização por escrito da OLIDEF CZ. Este equipamento teve seu projeto desenvolvido e fabricado exclusivamente pela OLIDEF CZ - Indústria e Comércio de Aparelhos Hospitalares Ltda.

ÍNDICE

1 2 3

OLIDEF CZ Ind. e Com. de Aparelhos Hospitalares Ltda. Av. Patriarca, 2223 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil Cep: 14031-580

4

5 6

Tel: (16) 3637-3600 Fax: (16) 3637-1741

7

E-mail: [email protected] Site: www.olidefcz.com.br

8 9

Declarado isento de registro pelo Ministério da Saúde Responsável Técnico: Eduardo Gouveia Monteiro CREA: 153869 / SP

2

1.1 1.2 3.1 3.2 4.1 4.2 4.3 4.4 6.1 6.2 7.1 7.2 7.3 7.4

9.1 9.2 9.3 10 11 11.1 11.2 11.3 11.4 11.5 11.6 11.7 11.8 11.9 12 13

Capítulos Introdução...................................................................... Definições........................................................................ Precauções..................................................................... Simbologia..................................................................... Instruções importantes................................................. Desembalagem............................................................... Checagem preliminar...................................................... Informações sobre a utilização do equipamento....... Recomendações............................................................. Indicação do equipamento.............................................. Princípio físico................................................................. Informações gerais.......................................................... Instalação do equipamento.......................................... Partes da estufa ECB................................................... Descrição das partes...................................................... Opcionais........................................................................ Operação da estufa...................................................... Descrição do funcionamento.......................................... Indicadores luminosos................................................... Teclas............................................................................. Programação.................................................................. Limpeza ........................................................................ Manutenção................................................................... Manutenção preventiva.................................................. Manutenção corretiva..................................................... Substituição de peças..................................................... Soluções de problemas............................................... Especificações técnicas.............................................. Identificação.................................................................... Especificações elétricas................................................. Especificações mecânicas............................................. Classificação do equipamento........................................ Interferência eletromagnética......................................... Informações gerais......................................................... Substituição de peças.................................................... Condições ambientais para operação............................ Condições ideais para transporte e armazenamento..... Materiais que acompanham o equipamento.............. Garantia......................................................................... 3

Página 4 4 5 6 7 7 7 8 8 8 8 9 10 12 12 14 16 16 17 17 18 19 18 20 21 21 22 23 23 23 24 24 24 24 25 25 25 26 27

1- INTRODUÇÃO

1.2 – PRECAUÇÕES

1.1 – DEFINIÇÕES

Antes de utilizar a estufa ECB, leia atentamente as advertências contidas nesse manual. A estufa ECB é um produto de avançada tecnologia, projetado e fabricado para atender plenamente as expectativas de seus usuários, oferecendo confiabilidade e segurança. Nas páginas seguintes, você encontrará as instruções e os esclarecimentos necessários para a instalação, manuseio e operação da estufa. Por isso, recomendamos que ESTE MANUAL SEJA TOTALMENTE LIDO, ANTES DA UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO. A OLIDEF CZ não se responsabiliza pelo desempenho e segurança da estufa ECB caso o operador do equipamento não siga as instruções contidas nesse manual. Os procedimentos de manutenção preventiva e calibração devem ser executados por uma das assistências técnicas autorizadas OLIDEF CZ em intervalos de no máximo 6 meses. Entre em contato com a assistência técnica mais próxima e suspenda a utilização da estufa ECB quando o equipamento apresentar qualquer alteração no funcionamento, como por exemplo, falha na indicação da temperatura, tempo excessivo para aquecimento, descalibração da temperatura, falta de aquecimento, etc.

Antes de utilizar a estufa , leia e entenda estas definições: Nota de advertência: ADVERTÊNCIA - Mediante uma ADVERTÊNCIA, se avisa sobre a possibilidade de ocorrência de danos físicos ao paciente ou usuário, caso não seja seguido corretamente um procedimento. Nota de cuidado: CUIDADO: A informação descrita abaixo de CUIDADO, indica a possibilidade de se danificar o equipamento caso o procedimento descrito não seja corretamente executado. Nota: A informação descrita abaixo de NOTA tem o objetivo de esclarecer ou detalhar procedimentos ou instruções.

A estufa ECB é um equipamento que atende as normas internacionais de compatilibilidade eletromagnética e para evitar que o aparelho apresente alterações em seu funcionamento normal, verifique se os equipamentos utilizados no ambiente onde está instalada a estufa ECB também são eletricamente seguros.

4

5

2- SIMBOLOGIA

3- INSTRUÇÕES IMPORTANTES

Leia e entenda o significado desses símbolos antes de utilizar a Estufa de cultura ECB.

3.1- DESEMBALAGEM •

Atenção! Consultar documentos acompanhantes Ligado (sem alimentação) (DESLIGADO) Ligado (com alimentação) (LIGADO)

tensão

elétrica

Ao receber a sua estufa, tenha os seguintes cuidados:

de •

tensão

elétrica

de

Frágil

• • •

Proteger contra umidade

Face superior nesta direção

Empilhamento máximo de 4 caixas Limites de temperatura. Temperaturas máxima (50°C) e mínima (0°C) para transporte e armazenamento.

Verifique se a caixa que contém o equipamento apresenta sinais de impacto ou perfurações, caso em que a ocorrência deverá ser objeto de imediata reclamação junto à transportadora, convindo chamar um técnico credenciado pela indústria, para avaliação conjunta com o representante daquela, de eventuais danos causados ao equipamento. Todavia, independentemente da existência ou não de sinais externos (na embalagem), constatada alguma irregularidade ocorrida durante o transporte, o procedimento deverá ser o mesmo indicado no item anterior. Verifique se o seu equipamento está em perfeitas condições de uso. Antes de utilizar o equipamento, preencha o certificado de garantia, que o acompanha. Tornando-se necessário armazenar o equipamento, deve-se providenciar adequadas as condições ambientais do depósito ou outro local em que ele seja colocado, uma vez que a estufa contém componentes elétricos e peças sensíveis a umidade, ao calor em excesso, a poeira e a produtos químicos prejudiciais.

3.2- CHECAGEM PRELIMINAR Após desembalar sua Estufa ECB, proceda à seguinte verificação: • Estado mecânico geral do equipamento • Condições gerais da pintura • Conferência dos acessórios que acompanham o aparelho (1 jogo com 3 bandejas, 1 fusível reserva e os opcionais encomendados), relação das assistências técnicas e certificado de garantia .

Mantenha afastado da luz solar. A embalagem da estufa não deve ser exposta a luz solar.

6

7

4- INFORMAÇÕES SOBRE O EQUIPAMENTO

4.4- INFORMAÇÕES GERAIS

4.1- RECOMENDAÇÕES

Manual do usuário

Condições ambientais ideais para operação: Temperatura ambiente 18ºC a 25ºC Umidade relativa 40 a 80 % Nota: A temperatura no interior da estufa poderá apresentar oscilações maiores fora dos limites normais caso a temperatura da sala onde a estufa estiver instalada estiver fora da faixa recomendada.

4.2- INDICAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Este produto, construído com material e acabamento de alta qualidade, é destinado à utilização em laboratórios de saúde, pesquisa científica e diagnóstico, tendo com principal função a incubação de cultura de bactérias.

ADVERTÊNCIA Este manual do usuário deve ser totalmente lido e todas as informações, advertências e notas deverão ser compreendidas pelos usuários da estufa ECB. Alteração de funcionamento ADVERTÊNCIA Em caso de alteração do funcionamento da estufa ECB, interrompa sua utilização imediatamente e encaminhe o equipamento para a assistência técnica autorizada mais próxima. Cuidado: Antes de executar qualquer procedimento de limpeza ou manutenção leia atentamente os capítulos 8 e 9 desse manual de instruções.

4.3- PRINCÍPIO FÍSICO

A estufa de cultura ECB é construída em chapa de aço com pintura eletrostática à pó e possui com circulação de ar por gravidade (convecção natural) ou por circulação forçada (convecção forçada-opcional) e em ambos os casos garante a homogeneidade da temperatura na câmara interna da estufa. Possui termostato eletrônico microprocessado com leitura através de display digital até 70° C; timer para controle de tempo programável até 180 minutos, fecho mecânico para evitar abertura acidental, suspiro na parte superior com proteção contra fechamento, prateleiras removíveis com pintura eletrostática à pó, porta interna de acrílico com fecho magnético e puxador. A estufa possui isolação térmica com lã Roofing, que evita a transferência de calor para a parte externa.

O equipamento conta ainda com um suspiro para saída de ar com sistema que impede sua obstrução devido a utilização de termômetro externo para monitoração da temperatura.

8

9

5- INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO

• Escolha do local A estufa de cultura ECB possui revestimento térmico que diminui sensivelmente a transferência de calor para a parte externa. Mesmo assim, a estufa deverá ser instalada em local ventilado que permita a dissipação de calor. Recomenda-se também que a estufa seja a uma distância não inferior a 10 cm de qualquer parede ou objeto. Na parte superior da estufa existe um suspiro que tem a função permitir a saída de ar expandido pelo aquecimento. Este suspiro que tem um desenho que impede obstrução, mesmo que um termômetro seja utilizado para monitoração externa da temperatura da estufa. No entanto, recomenda-se que não sejam colocados desnecessariamente objetos que possam dificultar a saída de ar da câmara interna da estufa. Para maior comodidade no uso, as estufas ECB devem ser instaladas a aproximadamente 90 cm de altura, conforme a figura ao lado, permitindo uma posição de trabalho mais ergonômica e maior segurança para o manuseio de materiais a serem colocado no interior da estufa.

CUIDADO: Verifique se as instalações da rede são adequadas para a potência do equipamento (veja especificações técnicas- capítulo11)

ADVERTÊNCIA Não ligue a estufa em rede elétrica sem aterramento adequado. Não corte o pino de aterramento e não utilize adaptadores no plug de alimentação. Funcionando nessa condição a estufa perderá a proteção elétrica e o operador do equipamento estará sujeito a risco em caso de falha na isolação elétrica.

• Ligando a estufa à rede elétrica Verifique inicialmente a voltagem da rede. As estufas de cultura ECB – OLIDEF CZ saem de fábrica pré – ajustadas em 220 V. Ajuste a voltagem correta através da chave seletora localizada no painel traseiro. Para ligar a estufa a rede 127V, verifique o fusível adequado para sua estufa (veja pág. 5). O porta fusível da estufa está localizado no painel traseiro. Ligue o cabo de alimentação à rede elétrica.

10

11

6- PARTES DA ESTUFA DE CULTURA ECB 6.1- DESCRIÇÃO DAS PARTES DO EQUIPAMENTO

A estufa de cultura ECB está disponível em quatro modelos, conforme as seguintes especificações: Modelo

Dimensões internas * (cm)

ECB-0 ECB-1 ECB-2 ECB-3

30,7 x 30 x 27,5 35 x 40 x 30 45 x 45 x 40 60 x 50 x 50

Dimensões externas* (cm) 44,5 X 52 X 36 48,5 X 62 X 38 58,5 X 67 X 48 63 X 81,5 X 59

largura x altura x profundidade

Volume interno 25 L 42 L 81 L 150 L

Obs. Outros tamanhos de podem ser fabricados sob encomenda e após análise técnica pela Olidef cz.

PAINEL DE CONTROLE

01. PAINEL DE CONTROLE 02. CAIXA EXTERNA 03. PUXADOR 04. SUSPIRO 05. PORTA INTERNA 06. FECHO DA PORTA INTERNA 07. CÂMARA INTERNA 08. FECHO DA PORTA EXTERNA 09. BANDEJA

IIIIIIIVVVIVII-

12

CHAVE GERAL INDICADOR AQUECIMENTO INDICADOR DIGITAL SELETOR TECLA INÍCIO TECLA PROGRAMAÇÃO INDICADOR CONTAGEM TEMPO

13

2-Termostato independente de segurança Esse dispositivo monitora a temperatura da câmara interna e desliga automaticamente as resistências de aquecimento caso a temperatura interna ultrapasse o máximo valor programável.

PAINEL TRASEIRO

3- Controlador microprocessado PID Permite a programação do sistema de controle de aquecimento da estufa, adequando-o às necessidades do usuário da estufa. Outros recursos também estão incorporados à esse controlador: alarme programável para temperatura da câmara interna, temperatura de controle ajustável pelo operador até 120ºC, indicação da temperatura com resolução de ±0,1ºC. 4-Lâmpada para iluminação interna. Esse opcional facilita a visualização do câmara interna da estufa. O acionamento da lâmpada é feita através de tecla localizada no painel de controle.

7.2- OPCIONAIS

5- Termômetro / Termostato mecânico (opcional) Permite o controle e monitoração da temperatura da estufa de modo simples e preciso.

1-Câmara interna em Inox Esse opcional elimina eventuais riscos de oxidação da câmara interna da estufa, especialmente quando o equipamento estiver instalado em ambientes agressivos ou quando substâncias oxidantes são colocadas dentro da estufa.

14

6- Sistema de circulação forçada (opcional) Aumenta a circulação de ar dentro da câmara, reduzindo a oscilação da temperatura interna da estufa , aumentando a precisão do controle de temperatura do equipamento. 7- Porta de vidro temperado (opcional) Permite a visualização da câmara interna da estufa, sem perda de suas condições ambientais. 8- Fecho magnético (opcional) Utilizado para vedação da porta externa, garantindo a estabilidade da temperatura da câmara interna da estufa. 15

7- OPERAÇÃO DA ESTUFA

7.2- INDICADORES LUMINOSOS

7.1-DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO

• AQUECIMENTO (II): O led amarelo quando indica ao usuário que o aquecimento está ligado. • LED INDICADOR CONTAGEM DE TEMPO: O led verde indica o modo de operação em que a estufa se encontra: Led aceso: aparelho em funcionamento normal Led apagado: aparelho em aquecimento Led piscando: aparelho no modo de ajuste de tempo. • INDICADOR DIGITAL (III) – O indicador de três dígitos indica tempo e temperatura ajustadas pelo usuário no modo de programação. No modo de funcionamento, o display indica a temperatura real do ar no interior da estufa.

A estufa de cultura ECB permite que o usuário faça a programação de valores para controle de temperatura e de tempo. A temperatura dentro da câmara interna da estufa será mantida pelo termostato eletrônico, que controlará o nível de aquecimento das resistências automaticamente. O controle de tempo desligará automaticamente o aquecimento da estufa, assim que o aparelho atingir o tempo programado pelo usuário, mantendo apenas o display indicador aceso. A contagem do tempo iniciará somente após a estufa atingir a temperatura programada. Exemplo: Programando 37°C e 60 minutos, a estufa iniciará o aquecimento. Ao atingir o valor programado (37°C), o led verde (modo de operação) da estufa acenderá e o timer da estufa passará a contar o tempo. Ao completar os 60 minutos, o led verde apagará indicando o que o tempo programado foi atingido e a resistência de aquecimento será desligada. A estufa ECB poderá funcionar também em modo contínuo, sem desligamento pelo timer, bastando para isso que o operador ajuste o valor 000 ao fazer a programação do timer. PAINEL FRONTAL

7.3- TECLAS DE AJUSTE • TECLA DE PROGRAMAÇÃO Pressionando essa tecla o usuário altera o parâmetro a ser ajustado (tempo ou temperatura). Veja o item 7.4- PROGRAMAÇÃO. • TECLA DE AJUSTE DE TEMPO LIGA / DESLIGA Essa tecla permite ao usuário entrar no modo de programação ou e iniciar o funcionamento efetivo da estufa, além do ajuste de tempo (acrescendo 20 minutos a cada vez que é pressionada à programaçãO do timer).

I-CHAVE GERAL II-INDICADOR AQUECIMENTO III-INDICADOR DIGITAL IV-SELETOR V-TECLA AJUSTE TEMPO (LIGA/DESLIGA) VI-TECLA PROGRAMAÇÃO VII-INDICADOR CONTAGEM TEMPO

16

17

7.4- PROGRAMANDO O TEMPO E TEMPERATURA •

• • •



Ligue a estufa acionando a chave geral (I) localizada no painel frontal da estufa. Sempre que estiver o equipamento estiver ligado o indicador luminoso da chave estará aceso. O indicador digital (III) estará mostrando a temperatura do ar no interior da estufa. Os dois indicadores luminosos do painel do controle estarão apagados. O operador deverá então programar o tempo e a temperatura desejados. Para ajustar a temperatura, pressione a tecla programação (VI). O indicador digital (III) começará a piscar, indicando o valor de temperatura selecionado anteriormente. Para ajustar um novo valor, gire o seletor (IV) até que o valor desejado seja indicado e pressione novamente a tecla de programação (VI). O led contagem de tempo (VII) estará piscando. Para programar o tempo do timer, o operador deve pressionar a tecla ajuste do tempo(V). O indicador digital (III) passará a indicar o tempo selecionado anteriormente. Para alterar esse valor, pressione a tecla de ajuste de tempo (V) até que o valor desejado seja indicado no indicador digital. O tempo pode ser ajustado de 20 até 180 minutos. Para estufa funcionar de modo contínuo, sem a utilização do timer, deve se programar o valor 000. Uma vez ajustado o tempo, pressione a tecla programação (VI) e em seguida a tecla liga desliga (V). Imediatamente a estufa iniciará o seu processo normal de aquecimento.

Para alterar os valores pré ajustados, pressione a tecla LIGA / DESLIGA no painel de controle e repita todos os passos desse item. OBSERVAÇÃO: Ao ligar a estufa o display indicará a temperatura do ar no interior da câmara interna. Se o equipamento estiver desligado, o valor indicado será próximo da temperatura ambiente do local onde a estufa estiver instalada.

18

8- LIMPEZA

As estufas de cultura ECB - OLIDEF CZ devem ser limpas externa e internamente apenas com pano úmido e sabão neutro. Nunca utilize materiais abrasivos ou químicos, como querosene, thiner ou mesmo álcool. Para limpeza da porta de acrílico utilize apenas uma flanela umedecida. Em hipótese alguma utilize álcool, éter ou qualquer produto a base destes, pois o acrílico poderá perderá sua transparência com o contato a esses materiais.

9- MANUTENÇÃO A manutenção da estufa ECB é descrita nesse capítulo e para que o equipamento funcione adequadamente, mantendo a segurança e eficácia durante a utilização da estufa, todos os itens descritos a seguir deverão ser executados corretamente. A execução de alguns itens pode ser realizada pelo próprio usuário do equipamento, conforme indicado. Outros itens de manutenção deverão ser executados somente pela assistência técnica credenciada (para identificar essas empresas, consulte o site: www.olidefcz.com.br ou veja a relação das assistências técnicas autorizadas que vai junto com o equipamento). Qualquer intervenção técnica executada por pessoal não autorizado pelo fabricante pode alterar as características originais do equipamento, colocando em risco dos usuários do equipamento. Utilize sempre peças de reposição originais fornecidas pelas Assistências técnicas autorizadas OLIDEF CZ.

ADVERTÊNCIA - Mantenha o cabo de alimentação desligado da rede elétrica e deixe o equipamento esfriar por pelo menos 10 minutos antes de iniciar o processo de manutenção do equipamento.

19

9.1- MANUTENÇÃO PREVENTIVA

9.2- MANUTENÇÃO CORRETIVA

A estufa ECB deve ser submetida a seguinte rotina de manutenção preventiva:

Caso a estufa ECB apresente qualquer problema técnico que não possa ser solucionado pelas informações descritas no item 10 – Solução de problemas, entre em contato com a Assistência técnica autorizada mais próxima. Veja a relação das empresas credenciadas na relação fornecida junto com o equipamento, ou consulte pelo site www.olidefcz.com.br.

Operação Verificação da temperatura Limpeza Calibração do termômetro termostato Revisão geral

Freqüência Semanal Mensal e Semestral Anual

Execução Usuário Usuário Assistência Técnica Assistência Técnica

Descrição das operações: -Verificação da temperatura: o usuário da estufa deverá medir a temperatura dentro da câmara da estufa e comparar o valor obtido ao valor indicado pelo painel da estufa. Para facilitar esse processo, pode-se introduzir o termômetro calibrado através do suspiro localizado na parte superior da estufa. O sensor ou bulbo do termômetro deve-se posicionado próximo ao centro da câmara interna e a leitura da temperatura deverá ser feita somente após a estufa atingir a estabilização térmica (aguarde pelo menos 40 minutos após ligar a estufa para fazer a verificação).

9.3- SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS

CUIDADO: Utilizar somente peças originais fornecidas pela Olidef cz. - FUSÍVEL O fusível de proteção fica alojado na parte traseira da estufa e sua substituição é simples e pode ser realizada pelo próprio usuário da estufa. Utilize os fusíveis especificados no item especificações técnicas item xx para fazer a troca desse componente.

-Limpeza: limpeza do equipamento, conforme descrito no item 8- Limpeza. -Calibração do termômetro e termostato: a cada seis meses recomenda-se que o termostato e termômetro da estufa sejam calibrados. Esse processo deve ser executado por pessoal treinado pela fábrica. Que irá corrigir eventuais desvios encontrados ou falhas em componentes. -Revisão geral: anualmente recomenda-se que o equipamento seja enviado para assistência técnica autorizada, onde os componentes internos serão avaliados e testes de segurança elétricos serão executados, garantindo a segurança dos usuários do equipamento.

20

21

10- SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROBLEMA A estufa não está aquecendo / os indicadores do painel estão apagados. A estufa não está aquecendo o suficiente A estufa não está aquecendo o suficiente ou não mantém a temperatura programada.

11- ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

POSSÍVEL CAUSA Cabo de alimentação está desligado da rede elétrica ou o fusível de proteção queimado.

SOLUÇÃO Ligue o cabo de alimentação à rede elétrica ou verifique a possível causa para a queima do fusível e substitua-o. A estufa está Mude a chave reversora selecionada para 220 V para 127 V. em rede elétrica 127 V. O suspiro está obstruído Desobstrua o suspiro e e/ou a saída de ar pela feche a porta vedação da porta. corretamente.

Nota: A Olidef cz conta com uma política de melhoria contínua de seus produtos e se reserva ao direito de modificar as especificações técnicas sem aviso prévio.

11.1- IDENTIFICAÇÃO

Produto Modelos Registro ANVISA Responsável técnico

11.2- ESPECIFICAÇÕES ELÉTRICAS Alimentação

O aparelho está no modo de programação (led verde piscando ou A estufa está sem apagado). aquecimento. A temperatura ajustada está abaixo do valor indicado no display. As resistências estão queimadas.

Pressione a tecla LIGA / DESLIGA. Reprogramar termostato.

Termostato Termômetro

o Fusível de proteção

Enviar o equipamento para assistência técnica. Potência

22

Estufa de cultura ECB ECB-0 – ECB-1 – ECB-2 – ECB-3 Isento Eduardo Gouveia Monteiro CREA 153869/SP

127 Volts AC 10% 50 / 60 Hz 220 Volts AC 10% Cabo de alimentação com 3 pinos e Microprocessado com sensor eletrônico para controle da temperatura até 70°C Fusível de vidro miniatura 20x5mm Modelos 127 V 220 V ECB-0 5A 3A ECB-1 ECB-2

5A 5A

3A 3A

ECB-3 ECB-0 ECB-1 ECB-2 ECB-3

5A

3A 180 W 180 W 350 W 480 W

23

11.3 – ESPECIFICAÇÕES MECÂNICAS

A linha de estufas ECB possui quatro modelos com as seguintes dimensões: Modelo

Dimensões internas * (cm)

Volume interno

ECB 0 ECB 1 ECB 2 ECB 3

30,7 x 30 x 27,5 35 x 40 x 30 45 x 45 x 40 60 x 50 x 50

25 L 42 L 81 L 150 L

largura x altura x profundidade

Construção: Partes da estufa Painel de controle, caixa externa, câmara interna, bandejas, porta externa Porta interna Puxador, suspiro

Material Aço carbono, com tratamento anti corrosão e pintura epóxi ou aço inox (opcional) Acrílico cristal Plástico

11.4- CLA SSIFICAÇÕES DO EQUIPAMENTO

Equipamento comum – Sem proteção contra penetração de água Equipamento tipo B Modo de operação contínuo

11.7- SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS

Substituição de peças: Fusíveis Para substituir os fusíveis de proteção localizados na parte traseira do equipamento, retire a tampa do porta-fusível e faça a substituição, utilizando um fusível com as características indicadas no item Especificações Elétricas. Observação: Todos os procedimentos de manutenção e substituição de peças devem ser executados com o aparelho desligado da rede elétrica.

11.8- CONDIÇÕES AMBIENTAIS IDEAIS PARA OPERAÇÃO Temperatura ambiente Umidade relativa

18ºC a 25ºC 50 a 70 %

11.9- CONDIÇÕES IDEAIS PARA TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

Mantenha afastado da luz solar Conteúdo da embalagem é frágil Empilhamento máximo: 4 caixas Temperatura ambiente para transporte e armazenamento: 0°C a 50°C Mantenha a caixa no sentido indicado pelas setas Manter afastado da chuva

11.5- INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA

A estufa de cultura ECB cumpre na íntegra a norma: - NBR IEC 60601-1-2 (1997) – Compatibilidade eletromagnética e ensaios

11.6 – INFORMAÇÕES GERAIS

- Os fusíveis de proteção utilizados para reposição devem ser do tipo indicado neste manual, conforme item 11.2 - especificações elétricas. - Treinamento e cópias do manual técnico para a estufa ECB, incluindo lista de peças e esquemas eletro-eletrônicos podem ser obtidos junto ao departamento técnico da Olidef cz. 24

25

12- MATERIAIS QUE ACOMPANHAM O APARELHO

13- GARANTIA

- 3 Bandejas - 1 fusível reserva - Relação de assistências técnicas autorizadas - Manual do usuário - Certificado de garantia - Acessórios e opcionais encomendados - Embalagem de proteção

A OLIDEF CZ - Indústria e Comércio de Aparelhos Hospitalares Ltda. assegura, ao proprietário da estufa ECB garantia contra qualquer defeito de material ou de fabricação que nela se apresentar no prazo de 12 (doze) meses, contados da data de aquisição pelo primeiro adquirente. A responsabilidade da garantia é restrita ao conserto ou substituição de peças defeituosas e reparos de fabricação e ajustes que se façam necessários para que o aparelho opere dentro de suas especificações e uma vez que o aparelho for posto em sua sede, à Av. Patriarca, 2223 - Ribeirão Preto - São Paulo, ou em unidades de assistência técnica OLIDEF CZ, com despesas e riscos de transporte e embalagem por conta do proprietário. Estão excluídos desta garantia partes que apresentem defeitos por desgaste natural, como cabo de alimentação, fusíveis, vedações, etc. Esta garantia será nula se o aparelho, a critério da OLIDEF CZ, tiver sofrido dano por acidente, queda, ou ainda apresentar sinais de ajustes ou tentativa de reparação por pessoas não autorizadas. Qualquer alteração ou extensão da garantia, além das estritas condições deste termo, só serão válidas quando assumidas, por escrito, diretamente pela OLIDEF CZ.

26

27