Prova Objetiva IBGE Agente de Pesquisa e Mapeamento

PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA SEM ABORTO. COM DOR André Petry – Veja, 27/09/2004 A decisão do Supremo Tribunal Federa

Views 17 Downloads 0 File size 284KB

Report DMCA / Copyright

DOWNLOAD FILE

Recommend stories

Citation preview

PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA SEM ABORTO. COM DOR André Petry – Veja, 27/09/2004 A decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a liminar que autorizava o aborto de fetos sem cérebro é a expressão de um retrocesso. É verdade que as pressões religiosas, principalmente dos católicos, chegaram a um ponto inédito, de tão abertas e escancaradas. Os igrejeiros atulharam os e-mails dos ministros do STF, entupiram os aparelhos de fax e houve quem tenha ido ao tribunal para distribuir pessoalmente panfletos e cartazes na campanha contra o aborto. Circularam comentários, com suspeita insistência, de que houve até ministro redigindo seu voto com o prestimoso auxílio de um arcebispo da Igreja Católica. No fim, por 7 votos a 4, os ministros derrubaram a liminar. Resta uma esperança. O STF terá de tomar uma decisão definitiva sobre o tema, autorizando ou proibindo o aborto, quando julgar o mérito da ação em data a ser marcada. Mas a cassação da liminar já emite um sinal desolador de que a maioria dos ministros tende a votar pela proibição do aborto. A decisão do STF é perfeitamente lógica e defensável do ponto de vista teológico, mas é um monstro do ponto de vista jurídico. No universo da fé, a vida é uma dádiva divina. Só Deus pode tirá-la. O aborto, qualquer um, mesmo o aborto terapêutico de fetos sem cérebro, cuja chance de sobreviver fora do útero é nula, mesmo nesses casos, é visto como pecado e, portanto, inadmissível. No mundo jurídico de um Estado laico, porém, as coisas não funcionam assim. Não somos guiados na vida civil pelos dogmas católicos, evangélicos, islâmicos, candomblecistas. E, neste mundo, a vida não é sagrada, nem mesmo absoluta. Tanto que a legislação brasileira não preserva a vida fetal sob qualquer hipótese. Ao contrário. Autoriza o aborto se a gestante correr risco de vida ou se a gravidez for resultado de estupro. Por que nesses casos pode, mas no caso de um feto sem cérebro não? Aparentemente apenas porque o STF, que deveria ater-se aos princípios legais como corte constitucional de um Estado laico, se deixou influenciar por utopias bíblicas. Um atraso e tanto.[....] 01 - O principal argumento do jornalista em defesa de seu ponto de vista é o de que: (A) (B) (C) (D) (E)

Estado e Religião não devem misturar-se; são ilegítimas as pressões sobre o Estado; a vida humana é mais importante que qualquer dogma; o poder teológico deve prevalecer sobre o jurídico; a opinião pública é mais sábia que as leis.

02 - Segundo o texto, a maior responsabilidade pela cassação da liminar deve-se: (A) (B) (C) (D) (E)

à pressão da Igreja Católica; à atuação dos ministros do STF; a um arcebispo da Igreja Católica; à falta de esclarecimento público; à falta de comunicação do STF.

03 - “...chegaram a um ponto inédito, de tão abertas e escancaradas”; esta frase equivale a: (A) (B) (C) (D) (E)

chegaram a um ponto inédito, apesar de abertas e escancaradas; chegaram a um ponto inédito, já que tão abertas e escancaradas; embora tão abertas e escancaradas, chegaram a um ponto inédito; chegaram a um ponto inédito, se tão abertas e escancaradas; chegaram a um ponto tão inédito, mas abertas e escancaradas.

04 - “...chegaram a um ponto tão INÉDITO,...”; nesse contexto, o vocábulo em maiúsculas equivale a algo: (A) (B) (C) (D) (E)

nunca publicado antes; nunca ocorrido antes; jamais discutido antes; nunca analisado antes; jamais acionado antes.

05 - No título do texto, a “dor” refere-se ao/à: (A) (B) (C) (D) (E)

sofrimento de quem deve fazer aborto; padecimento dos pais pela extinção de uma vida; desolação do autor pela decisão do STF; desilusão dos pais que não podem fazer aborto; angústia dos católicos na defesa da vida.

06 - Ao chamar os católicos de “igrejeiros”, o autor do texto revela intenção de: (A) (B) (C) (D) (E)

elogiar a ação da Igreja Católica; destacar a grande quantidade de católicos no país; enfatizar o poder político dos católicos; mostrar a devoção religiosa de um grupo; criticar o exagero de certas posições.

07 - “É verdade que as pressões religiosas, principalmente dos católicos, chegaram a um ponto inédito, de tão abertas e escancaradas”; só NÃO se pode inferir desse segmento do texto que: (A) (B) (C) (D) (E)

os católicos formaram o grupo de maior pressão sobre o STF; as pressões são normalmente realizadas de forma mais discreta; outros grupos religiosos pressionaram o STF; todas as pressões referidas possuíam igual teor; as pressões sobre o STF sempre alcançam seus objetivos.

08 - Os verbos “atulhar” e “entupir” servem para indicar: (A) (B) (C) (D) (E)

demasiado trabalho; ação desorganizada; quantidade exagerada; interferência ocasional; atividade política.

09 - “...mesmo nesses casos, é visto como pecado e, portanto, inadmissível. No mundo jurídico de um Estado laico, porém, as coisas não funcionam assim”; os termos que substituem, de forma adequada, respectivamente, os sublinhados no segmento dado, são: (A) (B) (C) (D) (E)

logo / entretanto; por isso / pois; assim / visto que; então / embora; logo que / todavia.

10 - “Só Deus pode tirá-la”; esse é um pensamento, que, segundo o autor do texto: (A) (B) (C) (D) (E)

pertence à Igreja e ao Estado; nem sempre é respeitado pela Igreja; é seguido fielmente pelo Estado; se localiza somente no espaço teológico; se justifica em todos os níveis da vida.

11 - “E, neste mundo, a vida não é sagrada, nem mesmo absoluta”; o mundo ao que esse segmento do texto se refere é o: (A) (B) (C) (D) (E)

da vida religiosa em geral; de algumas das religiões citadas; teológico e jurídico; da vida civil; dos candomblecistas.

12 - Entre os vocábulos abaixo, aquele que é formado por um processo distinto do que é exemplificado nos demais é: (A) (B) (C) (D) (E)

inadmissível; candomblecistas; cassação; islâmicos; gestante.

13 - O item cuja classe da palavra sublinhada é distinta das demais é: (A) (B) (C) (D) (E)

“...que autorizava o aborto de fetos...”; “...se a gestante correr risco de vida...”; “...se a gravidez for resultado de estupro.”; “...quando julgar o mérito da ação...”; “Não somos guiados na vida civil pelos dogmas...”.

2

PROVA OBJETIVA 14 - No segmento “a vida é uma dádiva divina” há a presença de um exemplo de linguagem figurada, denominado: (A) (B) (C) (D) (E)

antítese; metáfora; hipérbole; eufemismo; pleonasmo.

15 - “Por que nesses casos pode,...”; “por que”, nesse caso, é grafado em dois vocábulos porque é um interrogativo; o item abaixo em que a palavra sublinhada deveria ser grafada em um só vocábulo é: (A) (B) (C) (D) (E)

De repente, os católicos passaram a pressionar o STF; Os ministros do STF decidiram a cerca do aborto; A decisão foi apertada, por isso é passível de mudança; Nada de mais grave ocorreu após a decisão do STF; Se não ocorrerem mudanças, o aborto será proibido. RACIOCÍNIO LÓGICO

16 - Três de cada oito moradores de um edifício são do sexo feminino; se, nesse edifício, há doze moradores do sexo feminino, então o número de moradores do sexo masculino é igual a: (A) (B) (C) (D) (E)

12; 16; 20; 30; 36.

4; 8; 10; 16; 20.

18 - Um torneio de tênis será disputado por trinta e dois jogadores; cada partida é disputada por dois jogadores e o perdedor é eliminado do torneio. O número total de jogos desse torneio será de: (A) (B) (C) (D) (E)

16; 21; 27; 31; 64.

19 - Observe a seqüência: • •

• •

• •

(B)

• •

(C)

• •

(D)

• •

• •

• • (E)

• •

• •

, −4

o

,

6

, −8

O 33 termo dessa seqüência é: (A) (B) (C) (D) (E)

22 - Um pequeno circuito de “luzes de Natal” é composto por cinco lampadinhas que acendem e apagam a intervalos regulares. A primeira lâmpada permanece dez segundos acesa e dez apagada, reacendendo em seguida; a segunda fica vinte segundos acesa e depois vinte apagada; a terceira, trinta segundos acesa e trinta apagada; a quarta, quarenta segundos acesa e quarenta apagada; a quinta fica cinqüenta segundos acesa e cinqüenta apagada. Quando o circuito é ligado, todas as lâmpadas acendem e o ciclo se inicia: passados dez segundos, a primeira lâmpada apaga e as demais permanecem acesas, e assim por diante. Desse modo, entre o 50o e o 60o segundos estará acesa a seguinte quantidade de lâmpadas:

−36; −18; −2; 32; 66.

1; 2; 3; 4; 5.

23 - Um pesquisador deve fazer entrevistas com os moradores de todas as edificações de uma certa rua. A rua tem numeração ímpar do lado direito e par do lado esquerdo, sempre de dois em dois. Por exemplo, o primeiro prédio do lado esquerdo é o de número 2 e o seguinte é o 4. A rua tem quatro quadras e o pesquisador recebeu uma planilha com a seguinte numeração dos prédios de cada quadra: Quadra 1: Lado direito: prédios com numeração de 1 a 33 Lado esquerdo: prédios com numeração de 2 a 24 Quadra 2: Lado direito: prédios com numeração de 35 a 53 Lado esquerdo: prédios com numeração de 26 a 48 Quadra 3: Lado direito: prédios com numeração de 55 a 77 Lado esquerdo: prédios com numeração de 50 a 72 Quadra 4: Lado direito: prédios com numeração de 79 a 103 Lado esquerdo: prédios com numeração de 74 a 88

(A) (B) (C) (D) (E)

85; 88; 96; 99; 103.

24 - Um pesquisador fez entrevistas com todas as famílias de uma vila; os dados referentes ao número de filhos dos casais da vila pesquisados estão representados na tabela a seguir: no de filhos

20 - Observe a seqüência: 2

Abelardo; Bernardino; Constantino; Demétrio; Eleutério.

O número total da edificações dessa rua é então igual a:

A próxima figura é: (A)

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

17 - Em uma fábrica, quatro máquinas idênticas são capazes de produzir vinte peças em dez horas. Se apenas duas dessas máquinas forem utilizadas, dez peças serão produzidas na seguinte quantidade de horas: (A) (B) (C) (D) (E)

21 - Abelardo completará 31 anos de idade no dia 14 de junho de 2006; Bernardino fez 28 anos no dia 2 de janeiro de 2004; Constantino, Demétrio e Eleutério nasceram em 1975; Eleutério nasceu em julho, três meses antes de Demétrio e quatro meses depois de Constantino. Entre os cinco, o mais velho é:

, 10

, −12 , ...

no de casais

0 21 1 32 2 40 3 10 4 2 5 2 7 1 8 2 A tabela mostra por exemplo que, na vila, há dois casais que têm cinco filhos. Nenhuma pessoa foi contada duas vezes. O número total de pessoas pesquisadas na vila foi então de:

3

PROVA OBJETIVA (A) (B) (C) (D) (E)

464; 403; 366; 320; 268.

(A) (B) (C) (D) (E)

25 - Se, numa vila, todo torcedor do Arranca-toco é homem, mas nem todo homem é torcedor do Arranca-toco e todo torcedor do Tira-canela é mulher, mas nem toda mulher é torcedora do Tira-canela

igual a zero; igual a um; igual a dois; maior que três; menor que cinco.

28 - Usando apenas “cubinhos” idênticos, de aresta 1, Abigail está montando um cubo de aresta 5. No momento, Abigail já fez a seguinte montagem:

então, nessa vila: (A) (B) (C) (D) (E)

existem homens que torcem pelo Tira-canela; há mais de um homem que não torce pelo Arranca-toco; existe pelo menos uma mulher que torce pelo Arranca-toco; ninguém torce por outro time; há pelo menos duas pessoas que não torcem nem pelo Arrancatoco, nem pelo Tira-canela.

26 - Zé Canhota, artilheiro famoso, só não marcou gols em duas partidas, no último campeonato de futebol de sua cidade. O campeonato foi disputado por dezesseis times em turno e returno, de modo que cada time jogou duas vezes com cada adversário. Em cinco partidas, Zé Canhota marcou dois gols; em quatro, fez três gols. Em nenhuma partida Zé Canhota conseguiu fazer mais de três gols. O número de gols marcado por Zé Canhota nesse campeonato foi de: (A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

14 18 22 26 30

29 - Há seis modos distintos de guardar dois cadernos iguais em três gavetas:

29; 34; 38; 41; 48.

27 - A figura a seguir representa as quadras de um bairro planejado, composto por ruas paralelas e avenidas perpendiculares. Um pesquisador tem de ir do ponto A, localizado na esquina da Rua 3 com a Avenida 2, até o ponto B, que fica na esquina da Rua 8 com a Avenida 10.

Av. 2

Para completar o cubo, Abigail ainda precisa da seguinte quantidade de “cubinhos”:

Av. 10 Rua 11

1 – guardar os dois na primeira gaveta 2 – guardar os dois na segunda gaveta 3 – guardar os dois na terceira gaveta 4 – guardar um na primeira gaveta e o outro na segunda 5 – guardar um na primeira gaveta e o outro na terceira 6 – guardar um na segunda gaveta e o outro na terceira O número de modos distintos de se guardar três cadernos iguais em três gavetas é igual a: (A) (B) (C) (D) (E)

10; 12; 15; 21; 30.

30 - Em uma pesquisa realizada num conjunto habitacional, as porcentagens de respostas a duas perguntas estão apresentadas a seguir: Pergunta 1: Seu estado civil é: Solteiro: 36% Casado: 48% Viúvo: 3% Outro: 13%

B

Pergunta 2: Você tem filhos? Não: 42% Sim, um: 23% Sim, dois: 28% Sim, três: 7%

Todos os entrevistados responderam às perguntas. Nesse caso, podemos concluir que, entre os entrevistados:

A

Rua 3

Um dos caminhos possíveis está assinalado em destaque; para percorrê-lo, o pesquisador terá de caminhar Rua por 1treze quadras. O número de outros caminhos, também com treze quadras, que o pesquisador pode escolher é:

(A) (B) (C) (D) (E)

o número de casados é menor que o de solteiros; há pessoas que não são casadas e têm filhos; quem é casado tem filho; o número de casados é maior que o número de filhos; quem tem três filhos é viúvo. CONHECIMENTOS GERAIS

31 - “No ... tem Vatapá, oi, caruru, mungunzá, oi,

4

PROVA OBJETIVA Tem umbú, pra ioiô Se eu pedir você me dá? O seu coração, Seu amor de iaiá?” Esses versos, se corretamente completados, são os primeiros de uma famosa canção de Ari Barroso. Assinale o item a seguir que substitui as reticências do primeiro verso: (A) (B) (C) (D) (E)

espeto da gaúcha; pirão da paraibano; tabuleiro da baiana; refogado da goiana; mexido da mineira.

32 - A “turma do Saci Pererê” apresentava alguns dos mais fantásticos personagens das histórias em quadrinhos brasileiras. O Menino Maluquinho foi outro personagem célebre que nasceu da pena do seguinte cartunista brasileiro: (A) (B) (C) (D) (E)

A caminho do mar”. Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, uma das músicas mais tocadas no mundo, é um marco de um movimento de renovação da música popular brasileira denominado: (A) (B) (C) (D) (E)

tropicália; bossa-nova; música pop; jovem guarda; velha guarda.

38 - O Oriente Médio, um dos focos principais da atuação políticomilitar norte-americana, é considerado uma região estratégica porque contém as maiores reservas mundiais conhecidas de: (A) (B) (C) (D) (E)

petróleo; minérios de ferro; diamantes; trigo; água potável.

39 - Na década de 1990, o governo brasileiro pôs em prática um plano de estabilização, acompanhado de medidas do chamado “projeto neoliberal”, com o intuito de controlar a inflação e modernizar o Estado. Esse plano previa, entre outras, a seguinte medida:

Henfil; Nani; Chico; Jaguar; Ziraldo.

33 - As festas religiosas populares são uma tradição em nosso país: as festas juninas, a festa de Iemanjá, o Auto de Natal são alguns exemplos dessas manifestações da fé de nosso povo. Assinale o item que NÃO indica uma festa popular de cunho religioso brasileira:

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

40 - Um dos traços marcantes da história mundial, a partir de 1980, é a expansão da economia e a intensificação das atividades comerciais. O termo globalização expressa esse novo tempo. Nesse processo de expansão cresceu o papel:

Círio de Nazaré; Festa do Divino; Folia de Reis; Festa do Dia das Bruxas; Festa do Bonfim.

34 - “A matriz energética brasileira é limpa”. Essa afirmativa indica que a principal fonte geradora de energia no Brasil é: (A) (B) (C) (D) (E)

o petróleo; o carvão; a lenha; o vento; a água.

das empresas transnacionais; dos Estados nacionais; dos blocos políticos; dos sindicatos; das potências emergentes. GEOGRAFIA

35 - As inovações tecnológicas, ocorridas no século XX, mudaram o nosso cotidiano. Entre essas inovações temos, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

a maior intervenção do Estado na economia; a venda das empresas estatais ao setor privado; o aumento do controle sobre capitais externos; o aumento dos impostos de importação; a ampliação dos direitos trabalhistas e previdenciários.

a televisão; o computador; o telefone; o avião; o vídeo-cassete.

36 - Um dos efeitos da atividade industrial global é lançar na atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono originadas da queima de combustíveis fósseis. A presença desse gás tem um importante efeito sobre o clima: permite que o calor do Sol seja absorvido pela superfície terrestre e impede que seja irradiado de volta para o espaço. Adaptado de John Davy. A crise do meio ambiente. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

O fenômeno descrito no texto acima é denominado: (A) chuva ácida; (B) lixo urbano; (C) efeito estufa; (D) camada de ozônio; (E) poluição química. 37 - “Olha que coisa mais linda, Mais cheia de graça É ela menina Que vem e que passa Num doce balanço

41 - O mapa é uma forma de registrar elementos (ou fenômenos) selecionados na superfície da Terra. A identificação dos elementos mapeados é feita por símbolos que permitem fazer a leitura do mapa. Esses símbolos estão representados na: (A) (B) (C) (D) (E)

escala; latitude; legenda; longitude; projeção.

42 - O patrimômio ambiental de um país é constituído pela sua natureza. No Brasil, esse patrimônio tem sido bastante ameaçado, especialmente: (A) (B) (C) (D) (E)

pelo efeito estufa; pela expansão da agricultura familiar; pelas mudanças climáticas; pelos desmatamentos; pela poluição do ar das metrópoles.

43 - A floresta de Araucária é composta de pinheiros e constitui uma paisagem bastante peculiar no território brasileiro. Esse tipo de vegetação ocorre em condições climáticas que resultam da combinação da altitude e latitude, e é típica:

5

PROVA OBJETIVA (A) (B) (C) (D) (E)

do Planalto Meridional; da Bacia Amazônica; do Planalto Central; das Chapadas do Sertão Nordestino; do Pantanal Matogrossense.

44 - A maior área industrial do país, que produz mais empregos do que todos os outros complexos regionais e concentra os investimentos das grandes empresas, localiza-se: (A) (B) (C) (D) (E)

na Amazônia; no Centro Sul; na Zona da Mata; no Centro Oeste; no ABC paulista.

45 - Na Região Nordeste, área de forte concentração de pobreza no país, novas atividades têm sido importantes para a geração de emprego e de renda. Duas dessas atividades são: (A) (B) (C) (D) (E)

a fruticultura irrigada e o turismo; a pecuária extensiva e a pesca; as confecções e a indústria pesada; a indústria de calçados e a agricultura de sequeiro; a indústria açucareira e a produção do álcool.

46 - A Serra de Carajás é uma extraordinária reserva de minerais. Abriga um enorme complexo de beneficiamento e exportação de minérios que inclui ferrovia, rede elétrica, estrutura urbana e moderno porto de exportação. Assinale a opção que indica a localização da Serra de Carajás e a do porto de exportação dos seus minérios, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E)

Amazonas e Roraima; Pará e Amapá; Maranhão e Amapá; Roraima e Amapá; Pará e Maranhão.

(A) (B) (C) (D) (E)

50 - O federalismo é uma forma de organização das instituições políticas que tem por objetivo fundamental acomodar as tensões decorrentes da necessidade de uma união das diferenças para formar uma unidade, ambas organizadas territorialmente. Uma característica da federação brasileira, que a diferencia das outras, é a: (A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

nas áreas centrais das cidades; na Região Amazônica; nos municípios da periferia das Zonas Metropolitanas; nos estados da Região Centro-Oeste; nos pequenos municípios do Sudeste e do Sul.

48 - A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre: (A) (B) (C) (D) (E)

das imposições do FMI para atender às exigências das empresas multinacionais; da maior exigência dos empregadores, que procuram elitizar o mercado de trabalho; de recomendação dos sindicatos para aumentar a mobilização dos trabalhadores; da ampliação do número de empresas multinacionais no país; das mudanças tecnológicas, que requerem constantes atualizações da mão-de-obra.

49 - O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de:

pouca autonomia dos Estados brasileiros, frente à União e aos Municípios; existência de dois níveis federativos, a União e os Estados; autonomia financeira dos Estados e Municípios; existência de três níveis federativos: União, Estados e Municípios; concentração de poder de decisão no nível da União para todas as questões do país. NOÇÕES DE INFORMÁTICA

51 - Considere a utilização do Microsoft Outlook ou do Microsoft Outlook Express para enviar uma mensagem de correio eletrônico. Para enviar uma mesma mensagem simultaneamente para várias pessoas, você pode: (A) (B) (C) (D) (E)

47 - O Brasil nunca deixou de ter pobres, eles mudaram de lugar. Até a primeira metade do século XX, a população de menor renda do país estava localizada, em sua maioria, no campo. Na atualidade, a grande concentração de população de baixa renda encontra-se:

café e cacau; soja e carne bovina; frutas tropicais e milho; laticínios e frangos; açúcar e carne suína.

colocar o e-mail de um dos destinatários no campo Para e os demais no campo Cco separados por um ponto e vírgula [;] colocar todos os endereços de e-mail no campo Cc separados por dois pontos [:] colocar um endereço de e-mail no campo Cc e os demais no campo Cco separados uns dos outros pelo caracter “E comercial” [&] colocar todos os endereços de e-mail no campo Para separados uns dos outros por uma barra [/] não é possível enviar a mesma mensagem simultaneamente para vários destinatários.

52 - Se no Microsoft Outlook ou Microsoft Outlook Express, você usar a opção Responder a todos para responder a uma mensagem, a mensagem será enviada para: (A) (B) (C) (D) (E)

todos os usuários na sua rede local, excluindo você; todos os endereços visíveis para o destinatário da mensagem original, excluindo você; o autor da mensagem original, somente; todas as pessoas no seu catálogo de endereços; todos os usuários da Internet, incluindo você.

53 - Ao utilizar o Microsoft Outlook ou Microsoft Outlook Express para enviar uma mensagem de correio eletrônico, você sabe que um arquivo foi anexado com sucesso à mensagem quando: (A) (B) (C) (D) (E)

o ícone de um clipe para papel aparece ao lado do título da mensagem; o ícone de um arquivo anexado aparece na janela da mensagem; uma janela do tipo pop-up surge na tela do usuário, informando que o arquivo foi anexado com sucesso; o provedor do destinatário da mensagem acusa o recebimento da mensagem; o provedor do remetente reporta a correta distribuição da mensagem para os destinatários.

54 - Observe na figura a seguir a estrutura hierárquica das pastas Pasta1 e Pasta2. Se a pasta 1 for apagada, o efeito dessa operação será:

6

PROVA OBJETIVA 59 - Considere a figura a seguir, extraída da caixa de diálogo do MSWindows Explorer 2000 em português:

(A) (B) (C) (D) (E)

a Pasta2 sobe um nível na hierarquia, isto é, a Pasta2 assume o lugar antes ocupado pelo Pasta1; a Pasta2 é também apagada; a Pasta1 é movida para a lixeira e a Pasta2 assume o seu lugar na hierarquia de pastas; os arquivos em Pasta1 são apagados, mas não a pasta, uma vez que ela não está vazia; a Pasta1 não pode ser apagada, uma vez que o seu conteúdo não é vazio.

55 - Em um PC, sua impressora é normalmente conectada ao computador por uma interface paralela e um cabo. O tipo de interface normalmente usado para conectar o teclado e o mouse é: (A) (B) (C) (D) (E)

TWAIN QWERTY fibras óticas monomodo serial MP3

56 - Considere o botão mostrado na figura a seguir, extraído da barra de ferramentas do MS-Outlook 2000 em português: De acordo com a figura, pode-se dizer que: Esse botão tem por finalidade: (A) (B) (C) (D) (E)

contactar o destinatário para informar que uma mensagem importante será enviada; inserir um novo endereço eletrônico em Contatos; verificar e substituir os nomes digitados pelo endereço eletrônico correspondente; verificar se a caixa postal do destinatário possui capacidade suficiente para armazenar a mensagem; verificar se determinada pessoa está on-line.

57 - Considere a seguinte lista de dispositivos: i) impressora ii) scanner iii) câmera fotográfica

iv) v) vi)

mouse pen-drive interface wireless

A quantidade de dispositivos listados anteriormente que atualmente existem com opção para conexão através de interface USB em um computador do tipo PC é: (A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

o arquivo chama-se “desktop.ini”; o arquivo é apenas de leitura; o arquivo está corrompido porque apresenta tamanho e tamanho em disco diferentes; o arquivo está na pasta “desktop.ini”; o usuário não tem acesso ao arquivo por se tratar de um arquivo oculto.

60 - A figura a seguir representa um conjunto de conectores de uma placa-mãe de um conceituado fabricante de componentes para computadores do tipo PC. i ) conector de rede ii ) conector de som

iii ) iv )

conector para mouse e/ou teclado conector USB

2 3 4 5 6

58 - Um dos componentes do MS-Windows 2000 em português é o bloco de notas. Sobre esse aplicativo, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E)

permite a edição de múltiplos documentos em uma mesma janela; somente cria documentos com texto puro; pode ser utilizado para criar documentos com alguns recursos de formatação, como por exemplo tamanhos de fontes diferentes, negrito e sublinhado; tem função de agenda eletrônica, com calendário incorporado; permite a inserção de figuras no texto.

A alternativa que correlaciona de forma exata os números na figura e os itens na lista de tipos de conectores é:

7

PROVA OBJETIVA (A) (B) (C) (D) (E)

1-i; 2-ii; 3-iii; 4-iv; 1-ii; 2-iv; 3-iii; 4-iv; 1-ii; 2-iv; 3-iv; 4-iii; 1-iii; 2-iv; 3-i; 4-ii; 1-iv; 2-i; 3-ii; 4-iii.

8