Desenho Tec. de Roupa Feminina.pdf

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u corpo simetTia, volume e concavidades Proporçã0, P rincìpme a isd id a s /-\

u manequlm Medida s p a s saop a s s o 0 maneq u im Alturas Larguras Larguias dopescoço e doombto Alturas dopescoço e doombro doombro Marcação dalinhadecostura Altura dascavas | - .- ,,.Ldt9utd

,.1 - . - - ,,-o) ud) Ldv

Marcação daslinhasde 170do corpo nê(pnhn

dn nê

jeans Saia cinco bolsos godê Vestido

114 tt)

.116 117 117 118 119 120 121 121 123 123 124 124 125 tt) tLo tto

127 130 .131 134 138 140 144 144 145 147 152 153 t5J

155 155 t) l

quevaiser 0 cor-po humano comoo suporte proporçãq os conceitos de simetria ruupa.Abordaremos de alturae largura, !êmoscomotomaras medidas a realização do desenho técnico. Ì!àra

l : l : l a

de moda, a roupadeveserentendida itg.técnico comoumobjeto volume docorpo, obedecendo àssuas Íormas e articulaçÕes. precìsará quesuas o profissional lembrar nêâiode seutrabalho, de baseparaa confecção da roupae queesta,forado corpo, ana,masque ganhavolumequandovestida, tornando-se

precisa dealtura t $tm,alemdasmedidas e largura, o desenho : l

nciase os relevos do corpo.Vejaa seguiralgunsconceitos damentar o trabalho do desenho tecnico

l

ReÍere-se aoequilÍbrÌo que idealdetamanho entreaspaftes um todo. No caso do corpo humano, a cabeça esta-- r'- ' ::]i].tltat:- -r - -

umatelação deproporção como tronco e aspefnas li:i:::;rbelece t;;JJ;, acï;t. é usada que como unidade demedida ráasalturas e larçuras docorpo. Namulher brasileira, alturamédiaficaentre1,60m e 1,75m, o colpoé drvirdidoem aoroximadamente 8 cabecas.

à semelhança entreos ladosdireito e esquerdo. De :::i::Refete-se

ummodogelal, o corpo humano nãomantem exatamente as

t:a:::,4:: :i::::::::: i::::::i::: ii::ì::aii ,i::::,i:i i::ì:iiri

medidas de um ladoe do outio;há pequenas diÍe::;1:llimesmas

quando rencas, murtas vezes imperceptÍveis seolha,masperquando semedeNodesenho, i:lii,l,iteptíveis o eixodesimetria e '

pof umalinhavertical representado quevai da cabeça, pasç,:n .ln n o ln nari z ato n pqnarn pnl ro n< nó
-u

Retangular

l.i

È a

4a

Extra larça

6al ao

Pencese ÍecoÍtesda blusa dotecido coma função dediminuir a largura davestimenta Aspences sãodobras costuradas noveÍso paramodelar partem paraajustá-la osseios. Todas aspences de aocorpo. Nasblusas, sãorecursos quando Podem se transÍormar se emdireção ápice do busto. em recortes, umpontoe convergem ao e formam encontram umalinhacontínua. Pences

È

tr Ër 0

- --1dacava 3 - 0blíoua saindo

4 - Vertical saindo doombro

I I I I

6-EmV

7 - 0blíqua docentro aobusto

9 - Obl íqua sai ndo do decote

Combinações de pences

1 e 2 (Combinação daspences vertical clássica e horizontal clássica.)

1 e 4 (Combinação daspences veftical clássica e vertical saindodo ombro.)

1 e 3 (Combinaçõo daspences vertical clássica e oblíqua saindoda cava.)

1 e 5 (Combinação daspences vertical clássica e centralhorizontal.)

Recortes

I I -1 Ãì

I

1+2(Junção daspences vertical clássica e horizontal clássica.)

I I I 1+30unção daspences veftical clássica e oblíqua saindo dacava.)

a

52

I I

I

-f*

1+4 úunçõo daspences vertical clássica saindo e vertical doombro.)

1+9úunçãodaspences veftical clássica e oblíqua saindodo decote.)

6+50unção daspences emV e horizontal.)

daspences 2+5(lunção horizontal e central horizontal.) clássica

v.

da saindo. oblíqua daspentes 3+7(Junção pelobicodoseio.) cavae emV,passando

da saindo oblíqua daspences 3+7(Junção sem dobusto, docentro cavae oblÍqua pelobicodo seio.) passar

II . I

I

-f oblíqua daspences 3+6(Junção dacavae emV,passando saindo pelobicodoselo.)

emV e oblíqua o daspences ó+9(Junçã dod o r n te ) saindo

I I

II saindoda cava obìíqua daspences 3+6 (Junção pelobicodo seio.) e em V,sempassaÍ

Saias Assaias seapóiam nacintura e descem que,sendo emdireção aosquadris maislargos, determinam a utilização paraacomodar de recursos a largura dacintura à largura do quadril. Osrecursos mais utilizados pences, nesses casos pregueados, são:recoftes, Íranzidos e fiodotecido.

Simples

a

54

Tripla

lrradiadas

Inclinadas emângulo

0blíquas

Decotes Parte daroupa onde, eventualmente, sãoaplicadas asgolas. Odeiotepodesercortado emdiÍerenprofundidades tesfotmatos, e larguras. Édesenhado sobre a região docolo,ondesedefinem o seu formato e a suaaltura. Nalinhadoombro, define-se sualaroura.

Nolugar

Abotoadura

Ê a

56

Envelope

Ferradura

Recortado

Canoa

Quadrado

Umombro sóarredondado

Decote montado

Umombrosóreto

Fora doombro

Comeléstico

Traspassado

Comcadarço

N

./' ì/

Ê.i

Cavado em V

Colo amplo

ti (.n

58

Frente única

EmV aberto

Semalça

EmV aberto comalça

Ì

EmV p[onunciado

Assimétrico

Cruzado

Esportivo

Golas principais: sobrepostas ao decote. Podem serdividas em trêsgrupos Sãoas partesdasroupas quesãopafte postiça1 quesãocortadas e depois costuradas; inteiras, separadas dorestodaroupa que parteinteira único; e mistas, têm uma frente da blusa, sendo cortadas num molde integrante da - a lapela. e outrapartepostiça podendo serdeitadallevantadas ouempé. também deacordo comseucaimento, Asgolas variam gola parte que a emenda nodecote: da é a linhade basedoseumolde, 0 quedeÍineo caimento quanto fora suacurvatura, maispousada maispronunciada maisreta,maisempéé a golae quanto pelas quedesenham sãodeÍinidas linhas deborda, emsuasextremidaelaseapresenta. Asformas ourecortes. despontas, arredondados

Golassemcolarinho

a

ffiDe'Ïadaffi ) i \ ): \ Levantada

Empe

Golasaltas

e:á k-=::4 !---

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t,

li ìl li /\ ,/\ \lì

-,1,

Mandarim

Vitoriana

Golaslevantadas

rm p0nras

Redonda compontas (t)

Golasbaixas 62

Bèftha

B ãbadgoó d ê

Màrinheiro frentè

P ul i tana ou' H ol andesa

passoa passo Colarinho - o pédecolarinho - e uma possui A golacolarinho oucolarinho umapartequeserve comobase podemsermodeladas outrapaftequesedobrasobreela- a gola.Aspartes separadamente ou passo passo integladas emumsómolde. Veja, a seguir, o a dodesenho docolarinho.

1 - Desenhar a base. Traçal o eixo central ondeselocaliza o cluzamento dacamisa e o alinhamento dosbotÕes.

3 - Subir umalinha lígeiramente inclinada dospontos A e Ç achalA' e C'.Dos pontos perpendiculares, B e D puxar linhas nasalturas desejadas. Definir a largura da vistadoabotoamento.

5 - T r aç aufmaIi n h ai n c l i n a dsaa i n d o ligeiramente acimado pontoA' (porcausa da dobra)em direção ao ombro. 6 - Traçai a abeftura da Írentedo colarinho saindodo pontoE na direção desejada. Ligar os pontosA"e E' pol umacurva.

2 - Retraçal umpouco maisaltoe mais largo o decote dabase; subir ospontos B eDeosoontosAeC.

4 - Marcar ospontosB' e C'. I i^r.

^ ^ ^ +^ -r LU ) . ^Lr gdr u) PU r

7 - Apagar as linhasdebaixo da gola.

ïipos de colarinhot podem Mantendo a mesma estrutura, oscolarinhos serdesenhados dediferentes Íormas. comonos exemplos a seguir.

Êi

'.r

Americano

a

64

Arredondado

Compontas

Aredondado compesponto

quebrado Colarinho

Abotoamento de camisas querecebe A paÍtedacamisa osbotões chama-se tiradevista, ousimplesmente vista. Ëssa denomipatté,quesignifica naçãovemdo Írancês tira.Elapodereceber diÍerentes tratamentos, comonos desenhos a seguir. Nacamisa feminina, o abotoamento paraa esquerda. é Íeitodadireita

Embutido Comtiradevista

Semtiradevistae comdebrum

Semtirade vista

Pólo

lnvisÍvel

Lapela parao ladodeÍorae sejuntaà gola. Parte integrante docorpo depaletós e blusas, a lapela sedobra Vejaa seguir o passo a passo dodesenho.

i ct)

1-Traçar o eixocentnl,ondeselocalizam o cruzamento dopaletó, a dobra dalapela e o alinhamento dosbotÕes.

66

2 * Subir a altura dagolanascostas, a partir (À,C)e do dospontos doombro (B).Ligaiosnovos meiododecote pontos A', B',C'emculva.

I

3 - Ligar ospontos das (A',C')dagolaatéa extremidades altura definida oaracruzamento do paletó (D),íormando umtriângulo.

4 - Descer umadiagonal dbs pontosA', (' em direção ao omblo e desenhar a formada gola,assim comoa abertura da laoela.

5 - Traçar a lapela dopaletó, para curvando-a noníveldobotõ0, quecontinue retaatéo Íinaldaroupa.

6 - Traçaf os detalhes da gola o desenho. oarafinalizar j l

67

Cava a passagem são Chama-se cavao recorte Íeitono moldedaroupaparaliberar do braç0. Ascavas desenhadas maisencurvadas nafrente e maissuaves e longas nascostas, liberando o movimento dos emcaimentq amplitude e fortna. Veja, a seguir, o passo a passo dodesenho. braços. Variam

ct)

1 - Tracejar umalinha passando peloponto vertical, debaixo dacava.

o pontodequeda 2 - Determinar dacavanalinhadoombro, prolongando-a e ampliando-a, senecessáriq nalinhatracejada.

3 - Ligarospontos dando Íormaà cava

doombro. 4 - Subir linha 5 - lnseÍir ombreira. 6-Desenharaombreira sobreosombros, 7 -Íaçarumalinhasaindo dodecote acima dela.

dobrar ô ÍrìôÍìÇâ: Como passando peloponto 1 - Traçar umavertical (linha dedobra). maisaltodocotovelo sobre a linhadedobra, 2 - Ginra manga o desenho simetricamente. reproduzindo

Iipos de cavas

Noombro

0mbrocaído

Ca.ua americana / 0ilmptca

Estreita (usada emblusas semmanga)

N*, I lf

Ampla

Mangas do ombro, a partirdo prolongamento Podeserconstruída Éa parteda roupaquevesteo braç0. aoombropelacava. ouserligada o moldedaroupa, diretamente seguindo podem eÍTì: setclassificadôs Asmangas dacava; a Íotmae a amplitude noombro, como caimento mangas comcava- valiamdeacordo coma Íormae a amplitude; deacordo mangas semcava- variam - sãomangas cujas em meia-cava, ou mangas de cava,montadas semrecorte mistas mangas pertencem a umtipoe a Írentea outro. costas largura e ajustes recortes, Íiodotecido, comprimento, ocolrem n0cofpodamanga, variantes Outras que conÍormam modelos. pregas elásticos, também de e aplicação Íranzidos, tais como delargura,

Mangasmistas t',,t a

70

Ragra

Meiacavacomtecotte n0 corpo0a fouPa

Meiacava/ raglõ

Ragla / cufvana cabeçada cava

Meiacava/ canoa

Meiacava/ pala

Mangascomcavas

Quadrada

0blíqua

Mangassemcavas

Comtaco

I ) .,-, a

Curva

Outrosmodelos

t{

tr cl)

(t)

Borboleta

f2

\j Campgnqsa

AsaÍranzida

Comabaaplicada

7t

ãì

Drapeada a

71

-

Y Bufante comcadarço

\-

Bufante

B al ão

Tulipa

Dobrada

v

\.t

v \,

Punhos Fechamento feitonasextremidades naaltura damanga, Possibilita a passagem dopulso. damãoatravés queseprolonga pelocomprimento deumaabertura damanga. Pode variar nosmodos deÍechar.

a

76

linhasde bordas Aslinhas debordamarcam o limitedocomprimento daroupa. DeÍinem seudesenho noenconrro dascosturas dapartedaÍrentecoma partedascostas, podendo serarredondadas, angulosas etc.

t-

ComÍenda

Camisa noite

Poncho

EmV

EmV comprido

Fralda

l

a lg u m a sp e ç a s s ago r ac o m os e d e s e n h a m taiscomo femininoprêt-a-poíter, do vestuário quecada Valelembtar e vestidos. calças , saias, esttuturais, Íoupaguardasuasca[actetísticas ntandou m a s ilh u e t a0. u t r o sr e c u Í s o sc,o m o guarnições valor etc.,agregam ntos,babados, seuestilo. , definindo

Paletós 0 paletó é umaroupa deconstrução muito elaborada. Édesenhado sobre o tronco, variando emcompriquadris. pences para mento, daregião dacintura atéos Recursos derecortes e de sãoutilizados acompanharo desenho docorpo, tantonaÍrentecomonascostas. 0s modelos variam entrebemajustado ao corpo, solto, retoe maisalargado. 0 resultado depende dasilhueta enÍatizada nomomento. -, paÍa Nosombros, emgeral, recebe umaombreiraquevariadetamanho emfunção domodelo possibilitar pofbaixo. a entrada deumaroupa Asmangas sãomodeladas demaneira a possibilitar o movimento de dobrado cotovelo. Sãoutilizados recortes a curvatura eueacentuam do braco. propiciando caimento.

princesa Recorte

IJ

n

Comaplicação deabanacintura

a

€ .e '€

80

Spencer

Y

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Jaquetão

81

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€ .e .O€

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€€

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i

Cinturado

a

a2

Comgolachale

j: il ".-

a

4)

recuado comrecorte Semicinturado (1)

0riental

\-,

Y a

RetocomdoisbotÕes

Chanel

:

a

5afári

v

-.

k

Í

Mangasde paletós

a

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v

0versize

89

\

Saias Vestem asregioes dacintura e do quadril, daspernas. cobrindo a articulação Porisso, devemser desenhadas de modoa indicar a liberação do movimentq o quepodeserobtidopormeiode pfegas, diferentes fecursos, taiscomoÍendas, babados, franzidos, enviezamento dotecido e outros.

a

92

Cinturaalta

Pregueada

Compregas-macho

Compregalargano centlo

a

94

\

tj I

Franzida em camadas

Comtacoaplicado

Comelástico

Retacombabado na borda

Balão

a

\

5aia-calça

I

\-/'

Meiogodê

\*

i

Godêinteiro

Calcas parabaixo, cadaumadaspernas. quecobrem envolvendo o cofpodacintura Parte dasvestimentas queé desenhado nasentrepernas. pormeiodogancho, e cintura doquadril Ligam-se àsregiÕes palas pences, por franzidos, meio de solucionar, deve dascalças o desenho comonassaias, Assim têma mesma e knickers Shorts, bermudas e quadril. entrecintura de largura etc.,asdiÍerenças emcomprimento. apenas variando dascalças, estrutura

(t)

98

ttadicional Americana

v F-

Americana cintura baixa / capri

comÍecho|ateral Justa

(n

rì Í00

inglesa Clássica bainha

Retacomcadaiço

Bocalargacomcinturabaixa

cn

Cintura baixaboca-de-sino

102

Cintura baixa marinheiro

B aggy

Knicker

ú)

-i

Montalia

104

Bermuda

Vestidos pousado Nasuaformamaisprimitiva, quecobria o vestido eÍaapenas umtecido o cot-po. sobre os ombros e caindo emdireção por aospés,erausado pof tanto homens como mulheres. Osvesticos podem serestruturados inteiramente sobre o corDo ourecortados nacintura. divididos emsaiae blusa.

a

l m p e ri o ãi

boce

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T u b od e a lcas

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