Apostila do Curso Online Prof. Turi Collura Baião e Frevo ao piano - Prof. Turi Collura - www.terradamusica.com.br B
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Apostila do Curso Online
Prof. Turi Collura
Baião e Frevo ao piano - Prof. Turi Collura - www.terradamusica.com.br
Baião Original do sertão, interior do nordeste brasileiro, o baião tem algumas características rítmicas marcantes. Tradicionalmente, os principais instrumentos são o acordeon, a rabeca, a zabumba, o triângulo e a voz, podendo também ser somente instrumental. Alguns dos mais conhecidos expoentes da tradição são Luiz Gonzaga, João do Vale, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Os instrumentos tradicionais podem ceder o lugar a outros como baixo, bateria, violão, piano, etc. O baião pode, às vezes, ser associado a composições instrumentais mais ou menos influenciadas pela linguagem jazzística. Observamos isso, por exemplo nas músicas de Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, Sivuca, Tânia Maria entre outros. Vejamos a célula rítmica mais importante, característica do baião:
Observamos que os acentos, dentro de um compasso de 2/4, se organizam em 3 + 3 + 2:
3
>
3
>
2
>
Normalmente, esse desenho rítmico se contrapõe à pulsação regular de duas semínimas, veja a seguir:
Padrão Rítmico 1 > > > a) >
>
b)
>
>
> >
>
Nas duas figuras acima encontramos acentos postos na parte superior e na parte inferior. De forma parecida com a escrita pianística, a partir de agora, atribuímos os acentos superiores à mão direita e os acentos inferiores à mão esquerda. A figura rítmica a) pode ser realizada, por exemplo, da seguinte forma: Exercício 1
C7 A mão direita realiza os acentos em 3 + 3 + 2 enquanto a mão esquerda toca no tempo forte de cada pulsação.
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A figura rítmica b) do padrão rítmico 1 pode ser realizada da seguinte forma: Exercício 2
C7 A mão esquerda realiza os acentos em 3 + 3 + 2 enquanto a mão direita toca no tempo forte de cada pulsação. Esse é um padrão de acompanhamento bastante comum.
Na imagem acima, o baixo começa pela nota fundamental do acorde, toca o 5º grau e, em seguida, o 7º grau do acorde. Esse desenho de baixo (1-5-7) funciona muito bem com acordes de dominante. Já em outros tipos de acordes podemos utilizar as linhas de baixo a seguir: Exercício 3
C7 Nesse exemplo, a linha de baixo começa pela nota fundamental do acorde, toca o 5º grau e, em seguida, o 8º grau do acorde, isto é, a fundamental uma oitava acima.
Exercício 4
C7 Nesse exemplo, a linha de baixo começa pela nota fundamental do acorde, toca o 5º grau e, em seguida, o 5º grau uma oitava abaixo.
Essas três linhas de baixo são as mais comuns para os acompanhamentos na mão esquerda. De forma resumida, podemos escrever essas conduções de baixo dessa forma:
1 - 5 1 - 5 1 - 5 -
b7 8 5
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Baião da fortuna (melodia) Na melodia da música Baião da fortuna encontramos uma célula rítmica recorrente. Vamos conhecer a melodia: Turi Collura
C7
F
Dm
G7
C/E
C7
C7
C7
C7
C7
C7
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Baião da fortuna (acompanhamento) Vamos aprender a acompanhar a música Baião da fortuna utilizando o padrão rítmico 1. Na partitura a seguir, temos a melodia e o acompanhamento do piano.
>
>
> >
>
C7
C7
C7
C7
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F
Dm
G7
C/E
C7
C7
C7
C7
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C7
C7
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Baião da fortuna (piano solo) Turi Collura
C7
3
1 5
C7 2
5
4
3
1
2
C7
1
2
1
F 4
C/E
1
Dm 3
G7
C7
C7
1
8 Baião e Frevo ao piano - Prof. Turi Collura - www.terradamusica.com.br
1
3
5
C7 4
C7 4
C7 4
C7 4
3
2
3
2
3
1
2
3
3
5
4
2
4
2
4
2
2
4
2
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Dois exercícios Vamos praticar dois exercícios de coordenação motora para fixarmos o padrão rítmico 1.
Exercício 5 Hanon 1 com acompanhamento em baião C 1
2
3
4
5
4
3
G
Bº
Em
2
Dm
Em
Am
Am
F
Bº
G
Dm
C
F
C
Esse último exercício é uma adaptação do livro de técnica pianística de Charles Hanon. Caso você se interesse por essa atividade, experimente adaptar algum outro exercício daquele livro. Sugiro, por exemplo, os números 5 e 13.
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Exercício 6 harmonização da escala de Dó maior por tríades utilizando padrão rítmico 1 na versão indicada ao lado.
C
Dm
>
>
Em
> >
F
G
Am
Bº
C
Bº
Am
G
F
Em
Dm
>
C
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Vejamos, a seguir, um segundo padrão rítmico que podemos utilizar no acompanhamento ao piano. Observe os acentos que a mão direita realiza no contratempo. Padrão Rítmico 2
>
>
Exercício 7 Vejamos, ao lado direito, um exercício baseado no padrão rítmico 2. Na execução característica, as notas com os acentos são tocadas mais forte e em staccato.
Exercício 8 Realização do acompanhamento com a linha de baixo 1 - 5 - 5
>
>
C7 1
C7
>
>
>
>
>
>
5 3 2
>
Articulação da mão direita em duas partes Apresento, agora, um "truque" para você realizar seus "batuques" com suingue. Pense na mão direita dividida em duas partes. Imagine que você esteja batucando um pandeiro, produzindo um som com o polegar e outro com os outros dedos. Execute as realizações do padrão rítmico 2 apresentadas acima pensando dessa forma. Adote esse maneira de pensar enquanto estiver realizando os acompanhamentos ao piano.
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>
Um pequeno exercício que você pode realizar com a mão direita para treinar a sua articulação em duas partes: Exercício 9 >
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
O padrão rítmico a seguir propõe a realização, na mão direita, de um desenho de agogô. Vejamos: Padrão Rítmico 3
>
>
>
>
Exercício 10
C7
>
>
>
>
>
Exercício 11
C7
>
>
>
>
>
Vejamos, ao lado direito, um exercício baseado no padrão rítmico 3. Como dissemos anteriormente, na execução característica, as notas com os acentos são tocadas em staccato.
Realização do acompanhamento com a linha de baixo 1 - 5 - 5
Em seguida, aplicamos os padrões 2 e 3 ao acompanhamento da música Salve Pernambuco.
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Uma realização do padrão rítmico 3 pode ser a seguinte:
Exercício 12
Am7 D7 Am7 D7 > > >
G7M >
G6 >
G7M >
Desenhos rítmicos em semicolcheia: Exercício 13
Exercício 14
C7
C7
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G6
>
>
C7
Exercício 15
Desenho por intervalos de terça:
Exercício 16
C7,9 (#11)
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Salve Pernambuco (piano solo) C7 2
1
C7 2
4
2
4
3
G7/D 4
2
5
5
G7/D 5
G7/D 5
C7 4
Gsus4 1
2
5
G7/D 2
Turi Collura
C7
C/G 5
4
3
4
3
1
1
1
5
C7
3
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1
3
Gsus4 1
5
Fsus4 1
5
3
5
Fsus4 1
C/G
5
1
F 5
3
1
G7 5
3
1
3
3
C7 4
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Salve Pernambuco (acompanhamento) Turi Collura
C7
C7
G7/D
G7/D
5 3 2
1
G7/D 1
C7
5 2
G7/D
C7
C7
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Gsus4
C/G
C/G
Fsus4
Fsus4
G7/D
Gsus4
F
C7
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O ovo (piano solo) Hermeto Pascoal
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Além mar (piano solo) Turi Collura
Bb
1
3
5
4
3
5
4 1
1
Bb
C/Bb 5
)
1
C/Bb 2
(
5
2
5
Bb 1
(essa nota só na segunda vez)
C/Bb
1
5
F/A
5 1
2
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Ab 2
1
Bb/F 5
4
5
4
3
1
Eb/G Ebm/Gb
5
2
4
4
Eb 5 4
4
2
3
1
5
2
2
1
1
3
4
5
2
3
2
1
5
4
3
F7sus4 2
1
5
4
3
2
1
3
3 2
Bb
C/Bb 2
4
5
3 1
1
4 1
rallentando...
Bb
3
C/E 5
5
3
C/Bb
muito lentamente até o final
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4
2
3
1
1
Frevo Ritmo ligado à dança e ao carnaval pernambucano, o frevo se dá em andamentos bem rápidos. Por ter se desenvolvido como gênero de rua, o piano não participa de sua instrumentação típica, baseada em trombones, trompetes, clarinetes, saxofones e percussões, entre outros. Um exemplo de realização de frevo com o uso do piano se encontra na música de Edu Lobo chamada Frevodiabo. Os mesmos padrões rítmicos servem, também, para tocarmos a Marcha-rancho. A seguir, observamos três padrões rítmicos característicos que usamos no piano:
Padrão Rítmico 1 A partir do ritmo indicado, podemos treinar a rítmica com as duas mãos como mostrado logo em seguida:
>
>
> >
>
> >
> >
Um exemplo de realização do padrão rítmico 1:
Exercício 12
C7M
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Padrão Rítmico 2 A partir do ritmo indicado, podemos treinar a rítmica com as duas mãos como mostrado em seguida:
>
>
>
>
>
>
>
>
>
Um exemplo de realização do padrão rítmico 2: C7M
Exercício 13
Padrão Rítmico 3 A partir do ritmo indicado, podemos treinar a rítmica com as duas mãos como mostrado em seguida:
>
>
> >
>
> >
Um exemplo de realização do padrão rítmico 3: Exercício 14
C7M
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> >
O sol de Olinda (acompanhamento) Turi Collura
Gadd2
C
D7
Gadd2
Gadd2
C
C/D
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D7
G
C
Bm
Am7
Em
G
C/D
D7
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D7
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