c c c c c c c Teoria Musical c Aplicada à Banda de Músicac c §c c c c cc c c c Carlos Alb.
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Teoria Musical c Aplicada à Banda de Músicac c §c c c c cc c c
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Carlos Alb. Carretero
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Teoria Musical Aplicada à Banda de Música
2010c
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c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c Tel: (41) 9169-9641 xxx x
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c!"#$%c!c&c ' c Ñ a arte de combinar diversos sons ( ) uns após os outros ou ao mesmo tempo. Além de Tudo Música é uma Linguagem, um idioma musical que todo músico deveria compreender. A Música se divide em: Ôc ( c ·s sons são ouvidos uns após os outros formando um sentido musical. Muitas vezes é adicionado à melodia um poema ( ). Ôc ü c Ú rios sons são ouvidos ao mesmo tempo obedecendo certas ´A X. Ôc c Giversas melodias são ouvidas todas ao mesmo tempo dando a ideia de movimento de vozes. Ôc A Movimento dos sons obedecendo uma certa ordem de tempo e duração. Às vezes mais r pido, às vezes mais lento. Ôc )
São as diferentes ´ X dos sons de cada instrumentos ( ) ou vozes ( ) e que ao ouvir esses sons, sozinhos ou juntos, sabe-se distingui-los uns dos outros.
#*$+*c, c c - cc- c Ñ o conjunto de c ( c e . c onde são escritas as notas musicais (6 ) e todos os simbolos e sinais de uma partitura.
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Abaixo e acima da Pauta também se encontram linhas e espaços invisíveis que são conhecidos como: c c c ( c c c / 0c c c cc( c
c cc( c / c
c c Para que as notas tenham nomes (6 ) e sua altura definida na escala, coloca-se no inicio da pauta um sinal conhecido como CLAÚ. H três sinais de clave: Clave de Sol
>
A clave de
Clave de Fa
Clave de Gó
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· V ( é escrita na segunda linha.
A clave de " pode ser escrita na terceira ou quarta linha. A clave de ! pode ser escrita na primeira, segunda ou terceira linha. c 1 c, 2 c3 c c( 0c c
c c c
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A clave de Sol é usada para os instrumentos solistas e mais agudos, nos sons intermedi rios usamos a clave de Gó e nos sons médios para grave usamos a clave de F . As claves mais usadas são: Ôc Ôc Ôc
A clave de Sol A clave de F na quarta linha A clave de Gó na terceira linha (que é própria para a Úiola Cl ssica)
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( c c( scrita na segunda linha. Gessa forma a nota que se encontrar escrita nessa linha ter o nome da clave: * . A partir dai sabemos no nome das demais notas no pentagrama.
( c c" scrita na terceira e na quarta linha. Gessa forma a nota que estiver escrita nessa linha ter o nome da clave: ".
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A partir dai sabemos no nome das demais notas no pentagrama. Úejamos o exemplo mais comum que é a clave na quarta linha.
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( c c!4 A clave de Gó pode ser escrita na primeira, segunda, terceira ou quarta linha. Úeremos a seguir o caso mais usado que é na terceira linha. Portando a nota G estar escrita na terceira linha.
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c ( c c- 5c c
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A clave de Percussão é usada para instrumentos de percussão de notas não definidas (do, re, mi, etc).
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la é escrita como todas as outras no início da pauta. Geralmente a pauta de uma partitura de instrumento de percussão só possui uma única linha pois o que interessa não é a nota (do, re, mi, etc), visto que esses não tem nota definida, e sim o ritmo. Porém, muitas vezes, a clave de Percussão é escrita em uma pauta normal (com as 5 linhas e os quatro espaços). Úeja os exemplos abaixo:
c
c ·s instrumentos de percussão que se utilizam dessa clave em suas partituras são: B·MB·, CAIXA CLARA, PRAT·S, TAMB·RS, PANGIR·, BATRIA e v rios outros do mesmo gênero. Atualmente a escrita musical para esses instrumentos, além de se utilizar da Clave de Percussão , faz uso também de notas com a ´cabeçaX modificada mantendo sua duração e dando importância ao . Úeja o exemplo:
6 c c
c c c
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*Ac Carlos Alb. Carretero c c c
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Nem todas as notas tem a mesma duração. Para entendermos a duração dos sons musicais é necess rio que as notas apareçam sobre formas diferenciadas. stas diversas formas das notas se chamam Figuras ou Úalores. Temos então na seqüência abaixo as figuras mais usadas e que representam os sons, elas aparecem em sete formas diferentes:
c - As pausas são figuras que indicam duração de silêncio entre sons. Cada figura de som tem sua respectiva pausa que lhe corresponde o mesmo tempo de duração, ou seja, temos a . Úeja abaixo as figuras e suas pausas correspondentes:
Quando se escreve duas ou mais consecutivas os (
são substituídos por )c , ficando as notas unidas em grupos. c c c
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! 5c (cc( A é a figura que representa maior duração e é tomada como unidade da ! "
# , em resumo, todas as demais figuras são divisões da . ! 5c- (cc( c
Abaixo temos a comparação real dos valores de acordo com o que explicamos acima. Temos a semibreve e em seguida os valores das demais em relação a ) .
c c c
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Também assim:
c c c c c c c assim:
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c c c
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c m outras palavras:
*c c5cc/6 c cc/ c c7c
-*#*cc!cc,#*c c c c
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Ñ um ponto colocado à direita da figura (nota ou pausa) para aumentar a ! de seu valor de duração. Gois ou mais pontos podem ser colocados à direita da figura, tendo nesse caso, o primeiro ponto o valor j conhecido e os seguintes pontos cada um a metade do ponto anterior. xemplos:
6 6 c
!,Ac Ñ uma linha curva que se coloca acima ou abaixo das notas. xistem 2 tipos de ligaduras: dec # e de & . A que mais nos interessa por enquanto é a de # . c c(c Ñ uma linha curva que une duas ou mais notas da mesma altura, (notas iguais), e indica que os sons (notas) que estiverem ligados não devem ser separados. Somente o primeiro som é emitido e os demais serão apenas a prolongação do primeiro de acordo com seus valores.
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6 c c c c c
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c
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*-*c
c c c
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As figuras que representam o valor da notas têm duração INGTRMINAGA (não tem valor fixo). Para que as figuras tenham um determinado valor na duração do som, são utilizados espaços de duração à que se d o nome de: -*.
Tempo é um valor determinado na duração do som ou do silêncio (pausa).
·s são agrupados em ´ '(X(batidas) iguais, de 2 em 2, de 3 em 3 ou de 4 em 4, formando uma métrica. Contamos o tempo na música através da pulsação que é constante. A forma como contamos e dividimos o é chamada de .
ôompasso é a divisão da música em séries regulares de tempo.
ssas séries, ou seja, Compassos, podem ser de , ) , * + , -- etc., mas os mais usados são:
Ôc de c - Chamado de *-*c8#9A* Ôc de 0c - Chamado de *-*cA#9A* Ôc de îc - Chamado de *-*c:,A#9A*
· Compasso é identificado em uma determinada música pela pulsação dos tempos e . Úeja no quadro a seguir como é a pulsação nos principais compassos: c c c
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c8 ; c cc
c c ; c c0c
c c: ; c cîc
6 c c
8AAc!c*-*c ·s compassos são separados na pauta por uma linha vertical, chamada .
Usa-se uma para separar períodos ou trechos da música. c c c
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Para concluir a música usa-se a .
, para indicar repetição de um trecho, usam-se barras de repetição chamadas de A ·A·
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