Projeto Na Engenharia - Pahl, Beitz - 2005

89 Fluxo do trabalho no desenvolvimento Etapa de trabalho anterior Repetir etapa de trabalho em nível de informação m

Views 45 Downloads 0 File size 86MB

Report DMCA / Copyright

DOWNLOAD FILE

Recommend stories

Citation preview

89

Fluxo do trabalho no desenvolvimento

Etapa de trabalho anterior

Repetir etapa de trabalho em nível de informação mais elevado

Resultados satisfátórios com relação aos objetivos?

Sim A repetição da etapa de trabalho com um gasto aceitável é promissora?

Não

Sim Próxima etapa do fluxograma

Não Suspender o desenvolvimento

Figura 4.2 — Processo geral de decisão.

Decisões levam a asserções fundamentais, conforme apresentado na Fig. 4.2. •

Até aqui, os atuais resultados com relação ao objetivo foram satisfatórios de modo que a etapa subseqüente de trabalho pode ser liberada sem apreensão (decisão: sim, liberação da etapa de trabalho subseqüente, de acordo com o plano).



Face ao resultado atual, o objetivo não será alcançado (decisão: não, não iniciar etapa de trabalho subseqüente de acordo com o plano).



Caso uma repetição de uma etapa de trabalho (às vezes mais de uma) requeira um esforço aceitável e prometa um resultado satisfatório, esta etapa deverá ser repetida num nível de informação mais completo (decisão: sim, repetir etapa de trabalho).



Diante de uma negativa à questão anterior, o desenvolvimento deverá ser suspenso.

No caso onde os resultados alcançados numa etapa de trabalho não atingirem os objetivos da atual tarefa, é concebível que esses resultados possam ser interessantes para objetivos diferentes ou ligeiramente modificados. Num caso concreto, deve-se perguntar se é possível modificar a atual tarefa, ou se o resultado pode ser utilizado em outras aplicações. O seqüenciamento completo, que se inicia com a confrontação passando pela criação até a decisão, se repete em diferentes etapas do processo de projeto e ocorre nos diferentes níveis de concretização da solução a ser desenvolvida.

beitz 04 89

4.2 ■ Fluxo do trabalho no desenvolvimento As atuais condições para desenvolvimento e projeto de um produto demandam o planejamento de três aspectos de produto: • • •

O planejamento do teor do processo de desenvolvimento e de projeto; O estabelecimento de cronograma das etapas de trabalho do processo de desenvolvimento e de projeto e O planejamento dos custos do produto, visando não ultrapassar um limite prefixado (target costing).

O conteúdo e o alcance do planejamento são fortemente dependentes da formulação da tarefa conforme se trata de um projeto original, adaptativo ou alternativo.

4.2.1 Planejamento do conteúdo Na diretriz VDI 2221 e 2222 [24, 25] (veja Fig. 1.9) foi elaborado de forma geral o fluxo de trabalho no planejamento e no projeto, tanto em função da área de especialização como do produto. De acordo com esta diretriz, segue uma exposição mais detalhada do fluxo de trabalho no desenvolvimento, voltada especificamente à engenharia mecânica. Os principais teores dessa exposição são os fundamentos da engenharia de sistema (cf. 2.1), os fundamentos do procedimento sistemático (cf. 2.2) e o processo geral de solução (cf. 4.1). Trata-se de sintonizar as asserções mais genéricas com os requisitos do processo de projeto na engenharia mecânica e harmonizá-las com as etapas de trabalho e decisão, concretas e necessárias. Em princípio, o processo de planejamento e de projeto parte do planejamento da tarefa e do esclarecimento da formulação da tarefa, passa pela identificação das funções necessárias, elaboração das soluções preliminares, constituição de estruturas modulares com subconjuntos, seguindo até a documentação do produto completo [18]. Além do planejamento do conteúdo e da funcionalidade do processo, conforme descrito nas diretrizes acima citadas, é conveniente e também usual, desdobrar o processo de desenvolvimento e de projeto nas seguintes fases principais: Planejar e esclarecer a tarefa Conceber Projetar Detalhar

definição informativa definição preliminar definição da configuração definição da tecnologia de produção

Conforme se perceberá mais adiante, em alguns casos não será possível uma separação muito precisa entre as fases principais, pois, p. ex., estudos sobre a forma são necessários previamente à etapa de concepção; ou decisões bastante detalhadas com relação à tecnologia de produção têm de ser tomadas já na fase de projeto. Nem sempre será evitável um retorno, quando no projeto, p. ex., para as subfunções somen-

13.06.05 20:09:14