OBI ÁGUA

APOSTILAS MON'A'XÍ OBÍ ÁGUA E OBÍ FRUTA RITUAL COMPLETO AO LEITOR Apostilas mon'a'xí mais uma vez trazendo informação

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APOSTILAS MON'A'XÍ OBÍ ÁGUA E OBÍ FRUTA RITUAL COMPLETO

AO LEITOR Apostilas mon'a'xí mais uma vez trazendo informação para você. de forma simples e prática, fazemos seu intendimento ser muito mais preciso e complexo. Em nosso material focamos sempre a informação de modo que incentive o estudo e aperfeiçoamento de conhecimento dentro da religião, procuramos utilizar uma linguagem ''informal'', ou seja, uma linguagem fora da gramática linguística culta. mas não para desmoralizar os dialetos, e sim, fazer que o entendimento seja satisfatório. Não adianta criar um documento totalmente dotado de palavras formais e até mesmo utilizar os verdadeiros dialetos, pois, muitas pessoas não teriam noção do que realmente está escrito ali. dentro deste conceito que desenvolvemos então nosso material, simples, mas preciso. Ao decorrer da leitura, você observará todos os registros sobre o assunto referido e ter a certeza de como fazer e proceder com o mesmo. É importante lembrar sempre que, ninguém faz nada igual a ninguém e logo, pode acontecer de algumas informações serem adversas de outras que você já possui conhecimento. porém sempre deve ser visado que conhecimento nunca é demais, e tudo o que aprendemos na vida há ela deve ser agregado. Nosso material é produzido a partir de depoimentos de pessoas antigas da religião, não com o intuito de banalizar a mesma, mas sim, de propagar o conhecimento para evitar que ela se perda e que seja praticada de forma errada. Sugiro que para tornar sua assimilação mais precisa agregue o conteúdo de uma apostila com o de outra, pois existem informações que estão divididas em outros exemplares.

BOA LEITURA.

OBÍ Obí não é apenas uma semente, mas sim uma divindade. É conhecido dentro do culto religioso como a DIVINDADE DA BOA SORTE, e de certo este realmente faz jus a seu nome. Obí é uma divindade que proporciona sorte para a vida de uma pessoa, traz caminhos, saúde, livra do mau e traz o bem-estar em qualquer circunstância. É o fruto que tem o poder de substituir o sacrifício animal em determinadas situações. Obí é extremamente necessário dentro do culto para que a espiritualidade agregue-se ao mesmo. Obí é quem leva para os Deuses nossas súplicas e traz para nós a resposta dos mesmos. É o sistema oracular mais completo e complexo que temos. É certo afirmar que quando oferecemos Obí para uma pessoa, estamos oferecendo na verdade vida a mesma. Sugiro que para entender mais e sobre obí, adquiram a apostila JOGO DE OBÍ COMPLETO – CURSO Nesta apostila encontrará todas as histórias e segredos de Obí.

O SIGNIFICADO DE OFERECER OBÍ PARA ORÍ A cabeça de uma pessoa ao longo da vida recebe diversas informações, presencia diversos acontecimentos e vai guardando isso consigo por muito tempo. Chegando em um determinado momento da vida, esta mesma cabeça já passou por tantas situações que acaba se tornando fraca, cansada e sem ação. Isso pode acontecer também quando uma pessoa é vítima de muitas feitiçarias, perturbações familiares, perturbações espirituais de diversos tipos, etc. Dentro do culto temos a consciência que quando a cabeça deixa de agir na vida

de uma pessoa nada mais acontece. Está pessoa passa a ter uma cabeça adormecida, não vê mais sentido em nada em sua vida, não tem mais ânimo para seguir em frente. Seus caminhos passam a ser trancados, pois a mesma não vê a realização para si mesma. Logo, quando a cabeça está fraca a alma também fica, nos deixando vulneráveis a doenças, magias e qualquer fatalidade da vida. Orí é a essência de cada pessoa, nada acontece sem orí. Por este exato motivo que antes de iniciar uma pessoa dentro do culto a orixá, primeiramente se prepara a cabeça da mesma no rito de Ebori, para depois sim, dar seguimento as demais iniciações. Quando oferecemos obí para a cabeça de uma pessoa estamos exatamente tentando confrontar todos estes problemas com uma das formas mais simples. Sabendo que obí da vida a quem é oferecido, sua função quando aplicado para a cabeça é exatamente revivê lá, fazer que toda a negatividade se afaste e que a mesma se desperte. Obí em muitos casos salva uma pessoa de doenças graves, de suicídios, vícios, etc. Obí é o alimento dos Deuses da criação, o fruto sagrado, senhor da vida e da felicidade, a divindade da boa sorte. Mesmo obí tendo uma função tão importante dentro do culto e principalmente para a cabeça de uma pessoa, muitos dentro da religião veem está pratica como um simples e singelo ritual. Na maior parte das vezes o obí é aplicado apenas em abiãs, ou seja, pessoas que não são iniciados e não tem ao menos um ebori feito. Isso de fato é errado, pois Obí é de um poder tão grande que é muito usado por sacerdotes de ifá, religião tradicional africana e outros cultos para fortalecer a cabeça frequentemente. Obí se aplicado de forma correta e mesmo sem ejé ou comida alguma se torna um Ebori, pois este é um alimento, logo, alimenta a cabeça.

Devemos ainda lembrar que Obí substitui sacrifício animal, e que sim, é possível, aplicar este em um ritual de ebori para uma pessoa que esteja sem condições ou em uma situação muito turbulenta. De todas as formar que obí for empregado ao ritual, sempre terá a função de trazer vida, felicidade, força e definição. Obí pode ainda sem aplicado para dar sentido a vida de uma pessoa, ajudar que a mesma encontre seu caminho dentro de si, consiga tomar decisões e faça seu caminho ser restabelecido. Atualmente empregamos duas formas mais conhecidas de oferecer obí, ambas são com o mesmo ritual, nada muda, apenas acrescenta-se algo. Estas formas são, OBÍ ÁGUA e OBÍ FRUTA. O obí água, como o nome já diz, é quando o obí é aplicado em um ritual que é oferecido apenas com água. Este terá a finalidade de acalmar os ânimos, dar clareza, purificação e força na cabeça da pessoa. Por mais simples que seja, é muito poderoso, pois define melhor a essência da cabeça e faz que a mesma tome rumo próprio. Muito usado para as pessoas que tomarão rum de orixá, por sacerdotes quando vão iniciar ou dar ebori em alguém, etc. Geralmente é como um forro para receber uma outra energia. Ainda pode ser aplicado para confirmar o santo de uma pessoa depois do Jogo de búzios. O obí fruta, é oferecido sempre para a cabeça da pessoa servido de água e algumas frutas, este sempre terá como função alimentar, limpar, dar vida, mas acima de tudo, trazer felicidade e prosperidade para a cabeça da pessoa. O Obí fruta é muito bem-aceito quando uma pessoa necessita de algo amais em sua vida, ou seja, nem sempre é usado para salvar de nada, mas sim, para agregar ainda mais conquistas. Podemos também confirmar o orixá de uma pessoa com o obí fruta, pois o mesmo levará o essencial que é o Obí. Todas as outras classificações que as pessoas inventaram ser o ritual de Obí

como, OBÍ EJÉ que leva sangue animal, OBÍ AJEUM que leva comidas secas, etc. Não são obí, mas sim ebori. Os significados de oferecer obí para uma cabeça são diversos, o mais importante é sempre fazer o rito de corpo e mente limpos. Fica claro que não se oferece Obí para pessoas de Xangô em ritual nenhum. Sempre substituir por Orogbo. As rezas e ritual sempre serão os mesmos, o que mudará é o nome, ou seja, sempre onde houver Obí, troca-se por Orogbo. Vejamos como proceder com o ritual de Obí. O RITUAL O ritual de Oferecer Obí água e Obí fruta é o mesmo, a única diferença será que no caso do obí fruta antes de abir o Obí deve-se apresentar as frutas para a cabeça da pessoa e desejar tudo de bom, depois que o ritual terminar pega-se tudo que sobrar do obí coloque com as frutas e despacha-se junto. O Obí não é um ritual que necessita tomar um ebó antes, se o sacerdote for leviano e decidir aplicar, não posso criticar, mas necessário não é. Para preparar a pessoa basta pedir que a mesma tome um banho com sabão da costa e depois jogue na mesma um banho com Obí e Alecrim ralados, se for Xangô, substitua com Orogbo. Pedir que a pessoa coloque vestes todas brancas, mulheres devem usar ao menos pano da costa da mesma cor. Obí não precisa ser feito em um terreiro ou local sagrado, basta ter um cantinho silencioso, calmo e sem muita movimentação e circulação de pessoas. Estenda uma esteira no chão e de início ao ritual.

* Coloque a pessoa sentada de frente para o sacerdote. * Pega-se um Obí e embebe-se este com água e com ele na mão direita vá tocando ele na cabeça da pessoa e no chão. Para isso deve-se rezar o Ofó Omim:

OMI OLÓFIN LAJÍKÍ OMI OLÓFIN LAJIGÉ OMI LABÚ MU OMI LABÚ WÉ KÓ SI ENÍ TÓ UMBÁ OMI SÓ OMI LABÚ MU OMI LABÚ WÉ, PÉLÉ O ÉNIKAN KI BOMISÓTÁ KO MÁ RIJÁ FUN ÓMÓ ARAIYÉ ÉNYIN ÉBÓRA INÚ LOMI KÍI TÉ É O NI KÍI É O O IYE KÍI UMLÁRA ÉYÉ O OMI ONÍ UMLÁRA OYIN O AXÓ KÍI UMLÁRA EGUNGUN OMI ONÍ UMLÁRA YI O ÓBA OKE ONÍ GBAGBÉ YI O GBA LOMI ATI XE O AXE, AXE, AXE * Com o obí ainda fechado, apresenta-se o mesmo nos cinco cantos da cabeça da pessoa, ou seja, no centro, nuca, frente, direita e esquerda. Faça isso rezando Orikí para Orí: ORI LO NDA ENI ESI ONDAYE ORISA LO NPA ENI DA O NPA ORISA DA ORISA LO PA NIDA BI ISU WON SUN AYE MA PA TEMI DA KI ORI MI MA SE ORI KI ORI MI MA GBA ABODI * Joga-se um pouco de água em um prato branco com a seguinte reza:

OMI TÚTU OMI LÓNA TÚTU OMI NILÉ TÚTU OMI TÚTU EXU * Pede-se que a pessoa assopre o obí, pegue-o de volta e abra-o. Sacrifique o obí tirando o broto, para isso use a seguinte frase: OBÍ MO FU A NÍ * Coloca-se o obí na mão esquerda, aberto e com a mão direita vai pegando parte por parte e molhando, segure as partes juntas conforme vai molhando, para isso use a seguinte reza: OBI LÓ UMBI IKÚ OBI LÓ UMBI ARUN OBI LÓ UMBI ÓFÓ OBI LÓ UMBI LOXÍ OBI LÓ UMBI ÉJÉ OBI LÓ UMBI IDÍNA * Após recitar está reza, segure o obí firmemente e diga: OBI XÉ O OBÍ ORI RÉ O * Feito isso, jogue o obí no prato. - Se cair aláfia, ou seja, as quatro partes abertas, uma parte deverá ser dada para a pessoa que está tomando obí comer, mas não deverá devolver nada. Deve engolir tudo. - Uma parte deve ser mascada pelo sacerdote e sem baba, colocar este obí mascado no centro alta da cabeça da pessoa que está tomando o obí. - As outras partes que sobrarem devem ser oferecidas as pessoas presentes, ou colocar no assentamento de alguma divindade ou jogar na rua para a natureza.

- Se cair Ejifé, ou seja, Apenas duas partes abertas. Uma parte aberta deve ser comida pela pessoa que está passando pelo rito e a outra deve ser mascada pelo sacerdote e colocada na cabeça da pessoa, as partes que caíram fechadas devem continuar no prato. * Após colocar o obí mascado na cabeça da pessoa, deve-se espargir um pouco de água sobre a mesma, soprar um pouco de gim ou vodka, um pouco de banha de ori, azeite de dendê e mel. Lembrando que: (não usase dendê para pessoas de Oxalá, e não usa-se mel para pessoas de Logum Edé e Oxossí). * Colocar um pano de cabeça na pessoa bem firme, e cantar algumas cantigas para Orí: ORI KAFEJA ORIO ORI KAFEJA ORI KAFEJA ORIO ORI KAFEJA AXÉ GUEREGUÊ AXÉ GUEREGUÊ ORI KAFEJA ORIO ORI ENI AGO ALA ORI ENI AGO ALA ORI A ORI E AGO ALA ALA PERE E ORIO ALA PERE E ORIO ALA PERE E ORIO ALA PERE

A OJU LAIE A OJU PABE E ORIO ALA PERE LORIGENÁ TANIUÁ IJO ORIO LORIGENÁ LESSE ORIXÁ APERE ORI O O IYA LORIGENÁ MIXOTA NHE NHE O IYA LORIGENÁ MIXOTA RE O IYA LORIGENÁ AXÉ LODO ORI BOBO COBÉ MIBO ORI BOBO UM BALA IZO ORI BOBO MASSACOJÉ ORI BOBO MASORIXÁ ORI BOBO MASSACOJÉ BABA ORI BOBO MASORIXÁ * Depois de cantar para orí, peça que a pessoa deite-se na esteira e durma ali por aquela noite. * No dia seguinte, tire o que estiver na cabeça da pessoa, junte com as frutas se foi o caso de um obí fruta e leve para despachar. * A pessoa deve tomar um banho e pode ir para sua casa, sabendo que: - Deverá evitar tomar sol. - Deverá ficar sem usar preto, vermelho e roxo por três dias.

- Não deverá fazer sexo por três dias. - Não deverá comer e beber, coca-cola, pimenta, carne de porco e algo que o sacerdote determinar. - Não deverá lavar a cabeça por três dias.

Como poderão observar, o ritual é muito simples e eficaz, trás respostas inacreditáveis. Mais uma vez indico que adquiram a apostila JOGO DE OBÍ COMPLETO – CURSO. Está será de grande auxílio para entender mais sobre obí.

APOSTILAS MON'A'XÍ